À ESCUTA

Ora bem, a pedido de várias famílias que pensam que a minha vida se resume ao folclore do futebol, cá vai...

As escutas que caíram no Youtube, carregadas num centro comercial de Lisboa, através da rede de wirless, não surpreendem quem acompanhou o processo Apito Dourado, como penso ter sido o meu caso. O realmente deixou ESTUPEFACTO o país foi a possibilidade de as seguir de viva voz. É um registo impressivo, com uma linguagem codificada que penso ser fácil de descodificar.
A verdade é que Pinto da Costa, e o FC Porto por tabela, só foi penalizado pela justiça desportiva. Os processos "a sério" começaram por morrer no MP do Porto, foram reabertos por Maria José Morgada e depois uns morreram na instrução e um deles numa sala de audiências (o caso do envelope).
Não vou discutir se os tribunais fizeram ou não um bom trabalho. Está feito.
Esta "jogada" cheira realmente a esturro. Não é mais que o aproveitamento de uma situação. O impacto foi violento. O protagonista das cenas mais uma vez atirou os foguetes e apanhou com as canas na cabeça. Do outro lado, está visto, ninguém quer desarmar.

A guerra é total.

Vale tudo.

O aproveitamento, por ambas as partes, dos canais abertos na Comunicação Social.

O atropelamento de qualquer comportamento ético.

É fácil perceber como é que as gravações das transcrições foram para à net. Mas continua a ser muito difícil de provar. Ora aí está: acontece aqui o que aconteceu com os processos em si.

Lamentavelmente, o descrédito do futebol é agora total. E dos seus protagonistas. Os ânimos dos adeptos, esses, estão exarcebados. Ou me engano muito ou quem vai pagar esta factura será apenas alguém que nada tem a ver com este filme.

O mundo está perigoso com tanto graveto a rolar.