O PENÁLTI DE PROENÇA (e não só)


Muito se vai escrever sobre o penálti assinalado por Pedro Proença.
Faço notar que Pedro Proença é o tal que, como foi ventilado e nunca desmentido, é sócio do Benfica, tem lugar cativo na Luz e até vai às assembleias gerais do clube.
Independentemente de tudo o que possam dizer, acho o PP um excelente árbitro e um homem esclarecido (como poucos neste mundo do futebol). É evidente que errou. Mas quantos de nós não teriam errado. Obviamente, na repetição do lance todos vimos que não foi penálti...
Quanto ao jogo, do pouco que vi, pois estava de regresso de Guimarães, pareceu-me que o Benfica mostrou a sua raça e que o FC Porto defendeu bem o título. Está tudo em aberto, a 14 jornadas do fim do campeonato, e até o Sp. Braga, depois deste grande jogo em Alvalade, está em retoma no que concerne à luta pelo título.
Numa pequena sondagem por amigos meus portistas (hellas!) que viram o jogo todo, reparo que estão um bocado envergonhados por sentirem que o Benfica podia ter dado um banho ao FCP. E alguns deles estranhamente até nem gostaram de ter empatado com um penálti daqueles. Não sei se repararam no gesto de Lucho depois de marcar o penálti, passando a mão pela cara. Não sei se quis dizer que o Moreira foi um anjinho ou se foi o árbitro que estava ceguinho quando apontou para a marca dos 11 metros.
Quanto ao "outro" penálti, de Reyes sobre Lucho, sinceramente: há um toque do benfiquista em Lucho mas não é suficiente para o derrubar, logo, não há falta. O futebol é um jogo de contacto também, não queiram fazer dele uma mariquice tipo basquetebol!
Concluída a jornada, temos aí não apenas o Nacional da Madeira e o Sp. Braga - duas das três melhores equipas do campeonato - ainda com possibilidade de lutar pelo título e o Leixões - a outra equipa das três referidas - ainda melhor, tendo pela frente três jogos que vão definir se é candidato ou não: Sp. Braga (fora), Belenensese(casa), Benfica (fora) e FC Porto (casa). Se conseguir resistir a esta sério, parece que vamos ter de novo o nome do Leixões num cantinho das primeiras páginas dos jornais desportivos...
Lá por baixo, grande granel. Carlos Brito conseguiu a sua primeira (e importante) vitória com um golo de um ex-jogador do Varzim que fez ponte em Braga e a agonia do V. Setúbal continua.