BENFICA MAL NA FOTOGRAFIA


'A última vez que estive dentro de uma mulher foi quando visitei a estátua da Liberdade'

Woody Allen


Obviamente não dá para acreditar no Woody. O homem vive em Manhattan, conhece grosas de boas actrizes e de actrizes boas, apaixona-se por filhas adoptivas e não é julgado em Gondomar, toca clarinete no Casino do Estoril e é judeu. Este pensamento, que me chegou hoje no turbilhão tekno, não sei se por e-mail se através do twitter, se por SMS ou via rodapé televisivo, não vem a propósito apenas de sexo, embora ele seja, segundo outra célebre frase, a coisa mais importante do mundo, sendo que é sempre difícil lembrarmo-nos da segunda. Da segunda coisa, claro.
Esta frase adapta-se perfeitamente à última tentativa do Benfica para afastar o FC Porto da Champions. O Benfica, note-se, é aquela equipa que para ganhar duas Taças dos Campeões Europeus teve de perder cinco. O FC Porto não precisou de perder nenhuma para ganhar duas. Pode parecer um pormenor mas um país pobreta como o nosso deve aprender a valorizar este tipo de proezas. Esta certeza cirúrgica do FC Porto merece ser apreciada.
Mas não. O que importa realmente é afastar a única equipa portuguesa de facto produtiva nas competições europeias desse clube selecto. E porquê? Porque se suspeitou que o FC Porto pagou uma noite de farra a uma equipa de arbitragem num processo que foi arquivado e porque ainda se está para saber, em sede de julgamento, o que foi fazer o árbitro Augusto Duarte a casa de Pinto da Costa dois dias antes de um Beira-Mar-FC Porto que a equipa portista nem sequer ganhou.
O Benfica não abraça esta causa por amor à justiça e à verdade desportiva. Faz isto porque é invejoso e reconhece que dificilmente conseguirá chegar onde o seu adversário está se não for correndo por fora.
Imaginem a Corticeira Amorim a fazer queixa da Sonae, reclamando o bloqueio das suas exportações, porque suspeitou que nos hipermercados de Belmiro de Azevedo a secção da fruta está cheia de bicho. Lembram-se daquele colega de escola que um dia se aproximou da professora para lhe dizer que nos viu, durante o recreio, a mexer nas maminhas da Catarina? Sim, é o mesmo que hoje é administrador de banco que não consegue devolver o dinheiro dos seus depositantes...
Os portugueses são assim. Aliaram-se a Al-Mansur para destruir Compostela e ganhar um saque de guerra, aliaram-se aos castelhanos, deram vivas a França quando as tropas de Napoleão cá estiveram e muitos deles ainda hoje lamentam o facto de não pertencerem a uma província de Espanha. Ou seja, não somos de confiança quando toca a defender o que é nosso.
Por isso, o que o Benfica está a fazer não espanta ninguém.
O Benfica está apenas a confirmar que tem feito o seu caminho na sombra da glória do FC Porto. Até pode ser que ganhe esta batalha. Mas aí será para verificar que, afinal, dentro da estátua da liberdade o melhor que se consegue é um saco de pipocas ou um postal ilustrado. Os grandes vencedores não precisam de estátuas para ter prazer - este é para eles tão natural como a sede de triunfos. Como disse também um dia Drew Care: 'O sexo sem amor é sem dúvida uma experiência vazia , mas como experiência vazia é das melhores'. A questão também é essa. É que, para além de tudo, o Benfica é aquela portuguesa cujos adeptos se contentam com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Quem escreveu isto tinha por apelido Lisboa.