Fora de Jogo é arte



A Lei do Fora de Jogo, muitos que gostam de facilitismo preferem que seja abolida, é das leis mais belas do futebol.

Um dos melhores árbitros do Mundo (Francês) na decada de oitenta, dizia que o fiscal de linha é o unico animal do mundo que tem duas pernas, tem que correr de frente e de lado e que só tinha dois olhos.

Vitor Carvalho, oficial do exército português e árbitro assitente da Liga Profissional, teve ontem uma decisão acertada e das mais raras na lei 11 do fora de jogo.

Recordo-me que em 1994/95 no estádio da Luz, outro árbitro assistente de Matosinhos, Aníbal Martins, anulou um golo ao Benfica, num lance muito discutido por Gaspar Ramos, mas com total razão para a equipa de arbitragem, pois o guarda-redes do Gil Vicente, também não se encontrava a colocar em jogo Isaias.

Não se devem esquecer que um jogador encontra-se em fora de jogo quando estiver mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penultimo adversário.

Conforme podem ver na foto em cima, o árbitro assistente está excelentemente colocado, o guarda-redes Eduardo é o penultimo adversário e Tomas Costa está em linha com o ultimo defensor do Braga, ou seja em posição de fora de jogo.

Para verificarem a dificuldade de quem analisa e decide este lance em velocidade real, aqui fica os comentarios de cinco ex-árbitros sobre este lance:

Tomás Costa está em posição irregular? É bem anulado o golo ao FC Porto? pergunta do Jornal O Jogo:


Jorge Coroado: Quando a bola embateu no poste, ressalta para Hulk. Este passa para Tomás Costa, que neste exacto momento tinha mais do que dois adversários a colocá-lo em posição regular.

Rosa Santos: Não há qualquer fora-de-jogo. No momento do passe, Tomás Costa está em linha com o penúltimo defesa, que neste caso até era o guarda-redes Eduardo. Como tal, o assistente errou mais uma vez.


António Rola:
Vi inúmeras vezes as imagens deste lance. Quando o vídeo está com a imagem parada, nota-se que Tomás Costa, quando recebe a bola, está ligeiramente em fora-de-jogo. Benefício da dúvida ao assistente.

Jornal de Noticias: - José Leirós - 41 Minutos de Jogo – Golo bem anulado pois Vitor Carvalho viu bem apenas um adversário e Eduardo (guarda-redes) adiantado não colocou Tomas Costa em jogo. A Lei diz que tem que ter 2 adversários.


Paulo Paraty - Jornal Record (agradeço que o Eugénio Queirós as publique aqui)

Quanto aos outros 5 lances polémicos, ainda podem ler no Jornal de Noticias de hoje.