BANDEIRA AZUL...E BRANCA


FC Porto de novo na liderança.

O Benfica continua com o carburador entupido.

O Sporting oscilou entre a vitória e a derrota - e empatou.

O Sp. Braga hipotecou, em definitivo, as suas possibilidades de lutar esta época pelo título. Fez 20 minutos sensacionais, de domínio absoluto sobre o FC Porto, com o mestre da táctica a mostrar que é mesmo especialista. Depois, Hulk virou João Pereira de pernas para o ar, ainda por ali ficou (em fora-de-jogo, é certo) e conseguiu servir, na terceira tabela, Rodriguez (uma bela virada). Mais dez minutos, passe longo de ruptura de Raul Meireles (algo que me pareceu premeditado), Moisés hesita e deixa a bola passar, está lá Lisandro e o argentino não faz como Suazo e atira para a baliza quando Eduardo tenta tapá-la. Perfeito.

No detalhe se faz a diferença entre um campeão e um pretendente.

Mas o que distingue a vitória do FC Porto e o empate do Benfica não é apenas o pormenor que Lisandro resolveu e Suazo não.

Em Braga, o tricampeão só sofreu 20 minutos.

No Restelo, o Benfica sofreu 90.

Enquanto na Choupana, o Sporting sofreu 45 (até empatar, depois de Patrício ter evitado o 0-2).

Confesso que gostava de ver o Sp. Braga esta época a complicar a luta pelo título. Era uma oportunidade de ouro mas a verdade é que a equipa de Jesus tem baqueado nos jogos grandes. E ontem sofreu tantos golos como nos sete jogos em casa para o campeonato anteriores...

Para os dragões, é altamente moralizador virar em primeiro lugar. O próximo desafio pode marcar em definitivo a diferença entre a equipa de Jesualdo e as outras. Não será fácil, porém. O Belenenses de Pacheco está a crescer, a crescer...

Destaque ainda para o Estrela da Amadora, que continua a subir no horizonte, apesar da penúria. E para a Naval da Ulisses (outro mestre da táctica). O Paços de Paulo Sérgio quebrou a grande série de Tulipa. Também lá por baixo as coisas estão animadas.

Podemos não ter um grande campeonato mas que segue vivo, sem dúvida que sim.