Mudanças na A.F. Porto



Ao Dr. José Lourenço Pinto, ninguém coloca em causa o seu enorme valor como jurista.
Todos aqueles que foram árbitros, no seu mandato como presidente da arbitragem nacional, também têm a noção, de que estamos perante alguém que se interessou pelo sector, estudou, integrou, conheceu e visitou outras realidades a nível internacional e nacional.
A sua dificuldade na presidência do Conselho Nacional de Arbitragem, foi idêntica à do Dr. Fernando Gomes e do Dr. Luís Filipe Meneses, quando os seus partidos políticos quiseram colocar alguém do Norte na politica nacional.
Agora, como presidente da Associação de Futebol do Porto, a maior do país, despachou mudanças que o sector necessitava.
Aproveitando o jantar do aniversário do Núcleo de Árbitros Francisco Guerra – Porto, anunciou as novas medidas, dentro de portas e para todos os interessados, seguidas duma prolongada aclamação de palmas.
Assim, a partir da passada sexta feira, as nomeações dos árbitros e observadores do Campeonato Distrital serão publicadas, nos jornais e no sítio da AFP. (http://www.afporto.com) podem consultar.
Termina para os árbitros, a angústia dominical da espera, um pouco antes da hora do jogo, para saber que jogo arbitram, tendo agora mais tempo para preparem o seu jogo e a sua deslocação. Não só, todos os árbitros saberão com antecedência os jogos que vão arbitrar, como termina o enorme poder, que alguns pelo intermédio exerciam. A segunda grande medida anunciada, é que a partir de agora, os árbitros distritais passam a poder ter na sua posse, dias depois, o relatório técnico do seu jogo, sendo dois grandes passos na credibilidade da arbitragem portuense. Disponibilizou-se ainda, para junto com a direcção do Núcleo, solicitar à autarquia do Porto e/ou de Gaia para conseguir uma nova sede, pois o preço actual do espaço cria dificuldades de tesouraria.
Mais medidas virão, que serão comunicadas aos interessados, porque as instituições e o associativismo são a única forma de sobrevivência e de eternidade.
Não somos nós.