A FABULOSA HISTÓRIA DE BARBOSÁ

Há muito tempo que não estava com Manuel Barbosa, o empresário que dominou o nosso, e não só, futebol na década de 80. Ei-lo a levar Quinito, em 1985, para o Kuweit. Quinito, o treinador que mais admirei pelo seu espírito libertinoe libertário, também ele uma Personalidade. Mas é do Manuel "Barbosá" que vos quero falar, do empresário que agora reapareceu como detentor dos direitos desportivos do surpreendente Atlético de Valdevez. De um homem extravagante, sem papas na língua e que não se deixou derrotar por alguns azares da vida. Aos 65 anos, cá está ele de novo pronto para a acção...
Ao jantar, na companhia de bons amigos (entre os quais outra personalidade, como é o Vítor Queirós...), deu para recordar com pormenores deliciosos algumas das cenas da vida deste homem que começou como modesto empresário da agência de viagen Mercury, em Paris, e culminou com o seu protagonismo nas vendas de craques como Mozer, Ricardo Gomes, Valdo e Rui Costa, entre outros. Só este último à sua conta foi ganhar para a Fiorentina 2 milhões de dólares por ano e já lá vão uns anitos...
Só para aguçar o apetite, apenas sublinho dois momentos da fabulosa vida deste homem, ambos durante audiências em tribunal.
O primeiro em França, durante um daqueles casos do Marselha, a propósito de dinheiros de transferências. Quando Barbosa pediu a palavra e disse na cara do juiz que ele não era ninguém para pôr em questão a sua pessoa proque ganhava 300 mil francos por ano enquanto ele, Barbosá, ganhava milhões...e ainda ninguém sabe hoje como é que o juiz não lhe deu voz de prisão.
O segundo em Portugal, quando foi acusado por Vale e Azevedo de difamação. Barbosa disse que Vale e Azevedo era um vigarista, o que presumo ser uma grande ofensa. Já com o ex-presidente do Benfica detido, e presente no tribunal "protegido" por dois guardas prisionais, Barbosa prescindiu de testemunhas, mandou o seu advogado calar-se e disse nada ter a alegar em sua defesa, que esta estava ali presente em carne, osso e algemas virtuais. Foi condenado a pagar 75 mil euros!
Há mais histórias para contar e vou insistir com ele para que as ponha no papel. É um manancial impressionante este que possui o empresário a quem Bernard Tapie deu dois carros topo de gama e que ainda hoje mantém contactos com alguns dos mais poderosos do futebol francês e do resto, como é o caso de Sarkozy, sobre o qual também tem histórias para contar.
Um manancial, como se vê.