Felizmente erros sem espinhas...


No intervalo do jogo da Figueira da Foz e porque está frio é melhor dar ao dedo, aproveitei para recordar o jogo de Pualo Batista na semana passada.
O Leixões SC, clube centenário de Matosinhos, venceu no Estádio do Dragão o FC Porto, precisamente 36 anos depois da última vitória alcançada no Estádio das Antas.
De Portalegre, veio o árbitro e errou como quase todos os intervenientes, mas sem que tenha chegado ao fim do jogo com influência directa e negativa no resultado.
Conclui-se, que um dos seus árbitros assistentes errou ao invalidar um golo limpo a Zé Manel, por fora de jogo que não deveria ter sido assinalado, dois defesas e Nuno colocavam o leixonense em jogo.
Discutiu-se no momento e nos dias seguintes, a grande penalidade assinalada a favor do FC Porto.
No futebol não há penalty grande ou pequeno, isso só acontece na tradicional bebida, que se pode escolher o tamanho.
Nas leis do jogo, a grande penalidade não é medida pela intensidade ou pelo tamanho. Não é assim, que é aplicada a formação inicial, nas escolas de árbitros espalhadas pelos vários distritos do país.
Dentro da área de penalidade, sempre que um jogador atacante seja impedido de prosseguir, agarrado, empurrado, rasteirado ou derrubado deve o árbitro punir a equipa defensora com o pontapé da marca de grande penalidade.
No estádio do Dragão, Hulk em corrida travou, quando chegou o momento de parar, dominando a bola e fez a rotação que deveria ter feito.
Junto a si Joel acompanhava o avançado do FC Porto e no momento em que Hulk dominou a bola e fez a rotação o leixonense não parou, levantando a perna do relvado e impedindo com o seu joelho e coxa que Hulk prosseguisse, atingindo-o na sua perna. Aliás, em outra jogada mais tarde dentro da área, o mesmo Joel, no lance do golo de Lisandro, evitou o contacto, permitindo que o avançado portista rematasse e marcasse golo.
Discutir, se Paulo Batista assinalaria a mesma grande penalidade se fosse favorável ao Leixões, é discussão que não se deve colocar, até porque não seria a primeira vez, que ele o faria, em casa do FC Porto.