SOCO NA SIC

"Tendo tomado conhecimento de que a Direcção da SIC apresentou queixa, na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), contra o Sport Lisboa e Benfica (SLB), devido à expulsão de um repórter [Nuno Pereira]de instalações deste clube, impedindo-o de cobrir uma conferência de imprensa, e estando a iniciar-se uma nova época de competições, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ): 1. Expressa viva solidariedade para com o jornalista Nuno Pereira e louva a sua atitude de persistência no cumprimento do seu dever de informar, bem como saúda a iniciativa da SIC de apresentar queixa no órgão competente e de manifestar disposição de recorrer a todas as vias legais. Trata-se de uma atitude que as empresas jornalísticas devem seguir, em defesa dos profissionais ao seu serviço e da liberdade de informação. 2. Apela aos clubes de Futebol para que respeitem escrupulosamente as regras legais em matéria do acesso dos jornalistas à informação; recorda que nenhum jornalista pode ser impedido de aceder aos acontecimentos abertos à generalidade da comunicação social; e sublinha que as conferências de imprensa são, por definição, realizações especificamente destinadas a jornalistas, pelo que qualquer discriminação se torna ainda mais aberrante. 3. Apela especialmente aos jornalistas em geral, para que resistam colectivamente a quaisquer acções de discriminação, intimidação ou agressão, assim como para que não deixem de actuar, imediata e solidariamente, em defesa dos seus camaradas de profissão vítimas de tais acções, designadamente: a) Abandonando as conferências de imprensa, quando jornalistas ou órgãos de informação forem impedidos de entrar ou de fazer perguntas; b) Auxiliando os jornalistas em quaisquer dificuldades, inclusivamente procurando protecção policial nos casos de intimidação ou agressão; c) Participando às autoridades policiais e à ERC quaisquer actos de que tenham sido vítimas e disponibilizando-se para apoiar os jornalistas que o tenham sido, especialmente através do seu testemunho. 4. Exorta todos os actores do fenómeno desportivo – dirigentes, técnicos e atletas – a manterem elevados padrões de respeito pela liberdade de informação e pela liberdade de opinião, abstendo-se de quaisquer atitudes que as ponham em risco. Tal responsabilidade cabe especialmente à Federação Portuguesa de Futebol e à Liga Portuguesa de Futebol Profissional."

Comunicado do Sindicato dos Jornalistas a propósito de mais uma actuação prepotente de clubes portugueses. Mais uma apenas. O mais interessante do comunicado acaba por ser o apelo à resistência colectiva. Deixem-me rir um bocadinho...


PS - Esta azia do Benfica em relação à SIC terá alguma coisa a ver com o facto de esta estação, e também as publicações do Grupo Balsemão, ser a preferida de JNPC?