Três decisões correctas

A Lei 11 (Fora-de-jogo) diz que a posição de fora-de-jogo só deve ser sancionada se, no momento em que a bola é tocada por um colega ou é jogada por um deles, o jogador toma, na opinião do árbitro, parte activa do jogo, nomeadamente tirando vantagem dessa posição, intervindo no jogo ou influenciando um adversário. E o que é tirar vantagem da posição? Significa jogar a bola que ressalta na sua direcção, após bater na barra ou no poste, estando já em posição de fora-de-jogo, ou jogar a bola vinda do adversário - guarda-redes incluído - quando já se encontrava em posição de fora-de-jogo. Foi isso que o árbitro assistente Celso Pereira, em linha com a defesa do Amadora, constatou no lance em que anulou um golo a Tarik, pois o portista já estava em posição irregular quando a bola chegou aos seus pés.

O lançamento de linha lateral é uma forma de repor a bola em jogo. Em todas as reposições, os adversários devem estar à distância regulamentar, que no caso do lançamento de linha lateral é de pelo menos dois metros do local onde é executado. No Boavista-Benfica, Zé Kalanga, ao impedir que Léo efectuasse o lançamento, foi correctamente punido com o amarelo por comportamento antidesportivo.

Por último, ainda no Bessa, Lucílio Baptista deu um exemplo de coragem e rigor no cumprimento das Leis do Jogo ao expulsar Rissut. A forma como o boavisteiro entrou em tacle frontal sobre Rui Costa, atingindo-o sem jogar a bola, colocou a integridade física do adversário em perigo e foi punida com o vermelho por brutalidade.