AGORA ESTOU AQUI

terça-feira, abril 08, 2008

Três decisões correctas

A Lei 11 (Fora-de-jogo) diz que a posição de fora-de-jogo só deve ser sancionada se, no momento em que a bola é tocada por um colega ou é jogada por um deles, o jogador toma, na opinião do árbitro, parte activa do jogo, nomeadamente tirando vantagem dessa posição, intervindo no jogo ou influenciando um adversário. E o que é tirar vantagem da posição? Significa jogar a bola que ressalta na sua direcção, após bater na barra ou no poste, estando já em posição de fora-de-jogo, ou jogar a bola vinda do adversário - guarda-redes incluído - quando já se encontrava em posição de fora-de-jogo. Foi isso que o árbitro assistente Celso Pereira, em linha com a defesa do Amadora, constatou no lance em que anulou um golo a Tarik, pois o portista já estava em posição irregular quando a bola chegou aos seus pés.

O lançamento de linha lateral é uma forma de repor a bola em jogo. Em todas as reposições, os adversários devem estar à distância regulamentar, que no caso do lançamento de linha lateral é de pelo menos dois metros do local onde é executado. No Boavista-Benfica, Zé Kalanga, ao impedir que Léo efectuasse o lançamento, foi correctamente punido com o amarelo por comportamento antidesportivo.

Por último, ainda no Bessa, Lucílio Baptista deu um exemplo de coragem e rigor no cumprimento das Leis do Jogo ao expulsar Rissut. A forma como o boavisteiro entrou em tacle frontal sobre Rui Costa, atingindo-o sem jogar a bola, colocou a integridade física do adversário em perigo e foi punida com o vermelho por brutalidade.

5 comentários:

nandao disse...

Leir´s, fale dos dois penaltis seguidos feito pelo Mateus, Não tem coragem de assumir, não é?

Como também não tem coragem de assumir que Mangualde fez mão e que o Nélson não faz penalti no jogo SLB - Paços.

Mas não lhe pagam para isso, nós sabemos!

Mas a falar assim, ninguém lhe dará crédito nenhum.

Anónimo disse...

Parece k o LVF tinha razão, caso contrario o Lucilio Calheiros ñ teria ficado de fora da próxima jornada!

ToJo980 disse...

amigo, gostaria de partilhar o meu novo video:

http://www.youtube.com/watch?v=czkk-QwJ9JA

Anónimo disse...

E os lances importantes do Bessa nã lhe merecem uma opinião?
Bandalhos....

Quinhentinhos disse...

"Por último, ainda no Bessa, Lucílio Baptista deu um exemplo de coragem e rigor no cumprimento das Leis do Jogo..."
Realmente esta foi uma arbitragem muito corajosa de Lucílio Calheiros, um exemplo de como se pode roubar e ainda ter boa nota no relatório.