NÃO SABEM O QUE PERDERAM

Não foram muitos os amigos de Rui Santos que estiveram 6.ª feira no magnífico Corte Inglês de Gaia - compreendo que quem escreve no seu "Estádio de Choque" que há jornalistas "que em nome da ritualização dos cânones desportivos estão, primeiro, ao serviço dos basbaques e só depois ao serviço da profissão" não gere consensos na tribo - mas só perdeu quem lá não foi. Júlio Magalhães fez uma longa mas bem estrutura análise sobre jornalismo e futebol, num tom bastante crítico, dizendo a dada altura "ainda me deixam estar aqui". Rui Santos aproveitou o mote e, da forma desassombrada que é sua imagem de marca, até contou algumas histórias, como, por exemplo, a do treinador que um dia lhe disse que tinha falado com o seu presidente sobre a necessidade de apostar na formação, recebendo o seguinte como resposta: "Não se preocupe, já temos os árbitros comprados!" Como quem foi lá não tem medo de dar o peito às balas, aqui deixo o registo de algumas presenças: Manuel Queiroz, José Manuel Ramos (que também deixa o seu contributo no "Estádio de Choque" que já vai na 2.ª edição), Luís Marçal, Pedro Fonseca, Pedro Ferrari, Simão Freitas e Joaquim Salgado. Seguiu-se um jantar em Espinho. O Rui bem queria uma coisa discreta para fechar em beleza o dia mas acabámos todos numa mesa ao lado de Castro Neves, um dos pronunciados no processo originário do Apito Dourado, e do Vítor, o motorista de Valentim Loureiro. Também lá estava um ex-presidente do Rio Ave. Mas correu tudo civilizadamente, como a conversa na nossa mesa, com muitas revelações e outras tantas estórias. Para que conste, o Rui pagou a conta.
PS - Surpreendente a popularidade e sobretudo a aceitação e admiração pelo seu papel de comentador televisivo. Não foi por acaso, aliás, que há um ano, a seguir a um dérbi, o Rui e o Marçal estiveram uma hora e dez minutos a conversar com 500 mil espectadores de audiência média na SIC/Notícias (audiência auditada!)
Ps 1 - Bem, o Marçal sabe o que perdeu pois não registou a chave do euromilhões que tinha na cabeça, como ficou a saber já a caminho da Ribeira. Não consta que se tenha despistado.