AGORA ESTOU AQUI

sábado, junho 16, 2007

NÃO SABEM O QUE PERDERAM

Não foram muitos os amigos de Rui Santos que estiveram 6.ª feira no magnífico Corte Inglês de Gaia - compreendo que quem escreve no seu "Estádio de Choque" que há jornalistas "que em nome da ritualização dos cânones desportivos estão, primeiro, ao serviço dos basbaques e só depois ao serviço da profissão" não gere consensos na tribo - mas só perdeu quem lá não foi. Júlio Magalhães fez uma longa mas bem estrutura análise sobre jornalismo e futebol, num tom bastante crítico, dizendo a dada altura "ainda me deixam estar aqui". Rui Santos aproveitou o mote e, da forma desassombrada que é sua imagem de marca, até contou algumas histórias, como, por exemplo, a do treinador que um dia lhe disse que tinha falado com o seu presidente sobre a necessidade de apostar na formação, recebendo o seguinte como resposta: "Não se preocupe, já temos os árbitros comprados!" Como quem foi lá não tem medo de dar o peito às balas, aqui deixo o registo de algumas presenças: Manuel Queiroz, José Manuel Ramos (que também deixa o seu contributo no "Estádio de Choque" que já vai na 2.ª edição), Luís Marçal, Pedro Fonseca, Pedro Ferrari, Simão Freitas e Joaquim Salgado. Seguiu-se um jantar em Espinho. O Rui bem queria uma coisa discreta para fechar em beleza o dia mas acabámos todos numa mesa ao lado de Castro Neves, um dos pronunciados no processo originário do Apito Dourado, e do Vítor, o motorista de Valentim Loureiro. Também lá estava um ex-presidente do Rio Ave. Mas correu tudo civilizadamente, como a conversa na nossa mesa, com muitas revelações e outras tantas estórias. Para que conste, o Rui pagou a conta.
PS - Surpreendente a popularidade e sobretudo a aceitação e admiração pelo seu papel de comentador televisivo. Não foi por acaso, aliás, que há um ano, a seguir a um dérbi, o Rui e o Marçal estiveram uma hora e dez minutos a conversar com 500 mil espectadores de audiência média na SIC/Notícias (audiência auditada!)
Ps 1 - Bem, o Marçal sabe o que perdeu pois não registou a chave do euromilhões que tinha na cabeça, como ficou a saber já a caminho da Ribeira. Não consta que se tenha despistado.

11 comentários:

borealis disse...

o garnier no cabelinho tava no sitio? ai marco paulo 80´s..

"eu tenho dois neurónios, que em nada são iguais..."

Trinco disse...

Eugénio, será que é possivel divulgares mais alguma coisinha sobre essa apresentação? Infelizmente não pude ir...mas gostava bastante!

Anónimo disse...

Eh, o Rui pagou a conta, grande benfeitor, mas olha que não me avisou, se não me quis convidar.

Depois, ó Eugénio, quer dizer que o Rui contou a sério essa do treinador a aconselhar o presidente para apostar mais na 'formação' e ele, "Não se preocupe, já temos os árbitros comprados!", sem se rir...

Ay, perdon, que ou Rui é ingénio ou taba a brincar, porque quem assim preside é que está a antecipar-se às manhas do 'esquema', o Rui bem o sabe e nós...

Sabe, o Rui sabe que o 'esquema' há muito traz essa atravessada de um dia ainda 'matar' o tal presidente, lhe dar uma trepa, uma lição, de raiva e de despeito contumaz, acabando com ele de vez.

E o Rui quis foi brincar?
Dizer o que nós sabemos, que, indirectamente, o presidente respondia a quem não deve não deve medo nem desculpas nem tostão?!

Que o Rui é inteligente e todos, lá. E, sem deixar de ser certo que devia investir-se mais, talvez, por outra, oh, como na Economia, tamém os usos e práticas vão e vêm .

Penso eu... de que...

amélie

anti jornaleiros disse...

Um grande louvor para o jornalista Manuel Queiróz, director adjunto do Correio da Manhã.

É de homens como ele que precisa o nosso jornalismo, e não de serventuários do SISTEMA que esperam ansiosamente pelo fim do mês.

Anónimo disse...

Essa do Queiroz é de rir. Ele que sempre foi um dos maiores lobistas do nosso jornalismo!E a propósito de jornalistas, foi pena que ninguém tenha também revelado aqueles que têm recebido mordomias de dirigentes e empresários para escreverem de acordo... E sobre o Ruizinho já me deixei de aqui comentar: o geninho é tão imparcial na sua amizade que nem vale a pena.

Curioso disse...

Caro anónimo,

Ora diga lá quem são os jornalistas que têm recebido mordomias de dirigentes e empresários para escreverem de acordo!

Anónimo disse...

Para o amigo curioso, deixo-lhe já um: João Marcelino. E também a maioria dos editores de O Jogo, de A Bola e do Record. Para além do que já lhe disse, veja as promoções que a maioria deles tem feito aos seus amigos do meio( incluindo o Eugénio), de treinadores, a jogadores e dirigentes. Não é por acaso que todos eles fogem do Apito Dourado como o Diabo da Cruz. Se você não sabe ou não vê, de curioso tem muito pouco.
PS: Se por acaso esta resposta não for publicada já sabe que foi a censura do Geninho e não o meu medo.

Curioso disse...

Caro amigo,

Por que é que só pôs o nome do João Marcelino e não o dos editores de O Jogo, A Bola e Rocord?
Já agora diga quem são eles!
E pode dar exemplos de "serviços" que eles têm feito a quem lhes dá mordomias?

Anónimo disse...

E pa, mas isto ,cheira a alho, ao longe .... mau mau, então !!! fretes..por baixo da mesa?? e anda uma mãe a lutar de sol a sol por um pais melhor....

Anónimo disse...

Caro curioso, você é pobre e mal agradecido. Para além de não saber ponta de um corno, agora quer saber tudo de uma vez. E de borla. Já levou um belo cheirinho, mas se quiser pode continuar a acreditar no Céu... que o Purgatório e o Inferno é obra da imaginação delirante dos livros aos quadradinhos. Trabalhe um pouco e abra os olhinhos que isso nunca fez mal a ninguém. E um grande bem haja. Amém.

Curioso disse...

Pois é, falam, falam e não dizem nada...