WWW.BOLANAAREA.PT

terça-feira, agosto 29, 2006

a saga continua

Assim vai o nosso futebol, pronto, segundo Valentim, para dar origem a mais um 'caso Bosman', eu chamar-lhe-ia Maria da Fonte II". Vivemos num Estado dito de direito onde até é permitido que aqueles que destilam vaidade por todos os poros apareçam na TV a acusar de vaidade alguns dirigentes do nosso futebol, reclamando a sua substituição provavelmente por tecnocratas que nem sabem como é que a bola pincha. Enfim, a treta do costume... Valentim mostrou-se em forma na conferência de imprensa que deu hoje durante quase uma hora, com direito a directo da SIC Notícias. O major tocou alguns pontos interessantes, sobretudo quando colocou o "anjo Leal" no centro deste triste episódio. Assim ficamos todos a saber que Cunha Leal foi o primeiro a reconhecer o artíficio gilista de recorrer aos tribunais mas que nada fez, ignorando, inclusive, um aviso do departamento jurídico da FPF. Lamentável, no mínimo. Antes de Bosman, os clubes podiam fazer gato sapato de algo que dá pelo nome de Direito Comunitário. É o que pode estar a fazer a FIFA quando não permite que os clubes recorram aos tribunais devido a simples actos administativos, como reconhecidamente é o registo de um contrato. Está certo? Na perspectiva do Belenenses, está. Do Belenenses e de todos aqueles que o querem ver continuar na I Liga, nem que seja a martelo, inventando ridículos processos mesmo para quem poucas culpas tem neste cartório. A questão que se põe hoje não é, para mim"deve o Gil desistir desta guerra?" mas sim "não seria melhor o Belenenses meter a viola no saco e procurar ganhar no campo o que perdeu no mesmo local?" E alguém me sabe dizer, por acaso, onde pára Laurentino Dias? Ou quem é que foi testemunha de Rui Alves na providência cautelar que impede a tomada de posse da NOVA LIGA?

11 comentários:

Anónimo disse...

Geninho, pareces as putas, muda o vento , muda a vontade, agora até discretamente criticas o teu clube ????????
A questão que se põe hoje não é, para mim"deve o Gil desistir desta guerra?" mas sim "não seria melhor o Belenenses meter a viola no saco e procurar ganhar no campo o que perdeu no mesmo local?"

será que te aconteceu o mesmo que ao Major, também foste pressionado, para escreveres o que escreveste, ou já soprou o vento que o Leixões fica onde está????

hahahahaha

Anonimo disse...

hahahahaha
Isto agora é tipo inquisição, em parte estou de acordo, pois há muita gente que tem o intestino grosso ligado a cabeça

Anónimo disse...

Os clubes que se sentem lesados pelos pedidos de árbitros para os jogos do Gondomar pagos com a joalharia de Gondomar, também deviam recorrer aos tribunais civis para punir esses actos administrativos de andar a distribuir prendas em ouro aos árbitros? A FIFA não devia permitir isso?
Quem é que passou a procuração ao advogado da Liga para tratar do caso Mateus? Quem é que votou contra na Liga para que não fosse aceite inscrição de clubes com salários em atraso até fins de Maio? Por essa altura que clubes é que ainda não tinham a situação regularizada? Quem é jornalista certamente que sabe estas e muitas outras.

raskolnikov disse...

A testemunha de Rui Alves é...Cunha Leal, ladies and gentleman! Esse sarraceno filho de um fenício não tem vergonha na cara.

Anónimo disse...

lá tás tu a arengar para a grunharia paroquial.

lá porque o senhorzinho voltou a
gritar, já é mentira o que o cunha
leal tinha dito na véspera?

alguém com um átomo de cérebro con-
cebe que cl, um advogado experiente, iria cair num erro grosseiro como o invocado pelo
mandarim de gondocília?

tem juizo e abre a persiana. a
inscrição do mateus foi o pretexto
encontrado desde o início pela
mafia de que és sequaz para con-
tornar a descida de 4 equipas.

a somar a isto há a falta de con-
vocação de eleições para a liga, em
tempo útil e a factura que a tutela
tem de pagar pela eleiçao do D. Vito na gondocília.

numa coisa tens razão: o belem não
pode conquistar na secretaria o que
perdeu no campo.

este baldio à beira-mar plantado
bateu definitivamente no fundo, só
assim se justifica o silêncio
cúmplice das entidades oficiais e
a impunidade dos mentores deste
autentico crime de lesa-indústria.

o exemplo italiano é coisa de tótós
aqui na corruptolandia tal nunca
poderia acontecer.

somos um quintal de valenpintos.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Meu caro, você é jornalista, ou diz que é, mas, mesmo assim consegue não perceber patavina disto. Ou então faz que não percebe.

«É o que pode estar a fazer a FIFA, quando não permite que os clubes recorram aos tribunais devido a simples actos administativos, como reconhecidamente é o registo de um contrato.»

«Reconhecidamente»??, por quem??!!

O Tribunal Administrativo de Braga, como o do Porto, decidiram precisamente o contrário. Ou seja, que esta é uma questão do âmbito desportivo e que, por isso, não podiam decidir nem a favor, nem contra o Gil Vicente (e o Mateus, por acréscimo).

E se o caso se arrastar, é exactamente por isso: o Tribunal Administrativo de Lisboa, como tem dúvidas sobre a situação, pode pedir um parecer ao Tribunal Europeu que, caso seja favorável à pretensão do Gil, significará o prolongar, sine die, do "Caso".

Para perceber isto, basta ouvir o Marcelo Rebelo de Sousa cinco minutos (porque mais é fastidioso), como no domingo passado.

Acrescento mais: esta "excepção justiceira" está consagrada na "famosa" (outro trinta-e-um) Lei de Bases do Desporto, o que significa que, se, porventura o Gil tem razão, o granel será ainda maior.

E não só no futebol: assim de cabeça recordo-me que no automobilismo a regra é exactamente igual. Recurso para Tribunais Civis no âmbito desportivo, expulsão automática da FIA.

Mais areia para esta camião porque, volto a dizer, se o Gil tem razão, todas as Federações vão ser obrigadas a mexer nas suas regulamentações.

(Finalizo dizendo que não sou adepto nem do Belenenses, nem do Gil, nem do Valentim - uma vergonha de homem -, nem do Cunha Leal, nem do Gilberto Madaíl; também não tenho opinião formada sobre a situação, reconhecendo, porém, que o Gil tem uma tarefa (quase) hercúlea pela frente)

Anónimo disse...

Ge. absolutamente de acordo!!

AFerreira disse...

OK, vá lá, antes que alguém rebente: A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa! A culpa é do Pinto da Costa!

Xu gan disse...

Realmente... Se calhar o amigo Eugénio, ou não vive neste País, ou se vive não fala com ninguém, ou só com quem lhe interessa...
Oitenta por cento dos adeptos do futebol estão FARTOS do major e da sua troupe, que tem malbaratado todo o nosso futebol.
Não é só apitos dourados, é tudo o mais como promiscuidade com árbitros, promessas de empregos, subidas, ameaças de descidas e um rol infindável de ilegalidades.
Fora com essa canalha toda!

Antonio Estevao disse...

Pergunto-me se os clubes não aprovaram em AG e por unanimidade a lei que proíbe o recurso aos tribunais civis.
E se o Gil não falseou a verdade desportiva, quando tirou beneficio para se manter na LIga, utilizando um jogador ilegalmente.

O maior cego é realmente o que não quer ver.

Anónimo disse...

ao fim ao cabo também o nosso futebol é reflexo da chusma de corruptos e sanguessugas que se tornou a própria FIFA... também eles têm corruptos à frente, daí que nao posso deixar de sentir simpatia por qualquer um que os confronte.