AGORA ESTOU AQUI

sábado, abril 18, 2009

Obstrução

Fazer obstrução é quando um jogador impede um adversário de se colocar, de correr ou de alcançar a bola.
A Lei determina que, não jogando a bola, correndo entre o adversário e a bola, ou interpor o seu corpo de maneira a constituir obstáculo para o adversário, será penalizado o jogador que assim proceda com um livre indirecto no local onde a falta foi cometida.
Tem que se fazer a verdadeira separação entre obstrução natural do jogo e a executada incorrectamente. Em ambos os casos, não é permitido que o jogador seja impedido de disputar a jogada normalmente.
Para ser punida a obstrução, deve-se verificar que a vontade do jogador obstruir é nítida e agressiva e que se produza fora da acção do jogo ou quando o jogador, não tenta jogar a bola.
Temos que ter bem presente, que o facto de um jogador se colocar diante do guarda-redes, quando se vai marcar o pontapé de canto, sem intenção de jogar a bola, é punido com um pontapé livre indirecto.
É possível, um jogador que não joga nem tenta jogar a bola estar no caminho dum adversário e, entretanto, não ser culpado de fazer obstrução.
Nuno Gomes encontrava-se de costas, a colocar-se em posição.
Peskovic cometeu o erro tremendo, de não esperar pela obstrução do avançado.
Optou por empurrar descaradamente durante demasiado tempo e por alguns metros o adversário.
Nuno Gomes não fez obstrução e foi empurrado.
Marco Ferreira assinalou falta que não existiu sobre Peskovic, anulando o golo ao Benfica.
Isto porque o jovem árbitro madeirense foi iludido pelo guarda-redes da Académica, que após ter empurrado o adversário se deixou cair, levantando os braços a reclamar falta, quando viu a bola dentro da sua baliza.

9 comentários:

ginoveve disse...

Ora aí está, que nunca eu vi, em cima de golo feito, pé em riste mais acertado.
Sério, que até comentadores acharam que era golo e pronto, sem repararem que o dito marcador entrou de pé em riste pa roubar a bola a um defesa.
Mas Bruno Paixão, que não brinca e está a crescer, obviamente, não foi em cantigas, se ainda há um minuto marcara um pé em riste discutível a favor do Sporting, para livre perigoso, com mais razão havia de marcar este, em cima do intervalo, com prejuízo nítido para o adversário. Pois ainda há destes milagres.
E então não se diga só mal dos árbitros.

leão verde disse...

Explica lá o golo anulado hoje ao Sporting.

aNNóNNimo disse...

Recorda-se do 2º golo do Benfica em Matosinhos - marcado de cabeça pelo Yebda - não recorda?
É claro que se lembra, pois foi igual ao que acaba de relatar!
Mas há jogos que o S. L. e Benfica não pode ganhar - se o têm deixado ganhar esse jogo (tal como o do Ladrão) o Benfica ficaria com 4 ou 5 pontos de avanço do clube da trapaça!
E não me venha com a história de que foi um "erro" do jovem árbitro.

P.S. - Desde Dezembro após o jogo com o Nacional, que digo que NEM NO 3º LUGAR NOS DEIXAM FICAR!
E as minhas razões estão à vista!

mané disse...

tem toda a razão

Anónimo disse...

Ó Sr. José Leiroz.

O Nuno não está de costas, o Nuno tem é muitos anos de futebol, é a chamada ratice. Claro que ele viu muito bem que estava a fazer obstrução, e fez o papel dele fazendo crer que não estava.

Se o árbitro se chamasse José Leirós, claro que não era falta do Nuno Gomes. Os árbitros deviam ser escolhidos entre pessoas que tivessem sido praticantes de futebol. Pergunte o que é RATICE e verá que o Nuno fez falta

Tranquilo disse...

É muito desonesto, dizer que o Derlei não devia ter levado o cartão amarelo!

low desert puke disse...

Anònimo das 12:01:
E o Nuno Gomes, que tem assim tantos anos de futebol, ve-se practicamente sozinho na area quando a bola começa a ser cruzada e em vez de pensar que tem uma ocasiao irrepetivel, (atè porque a Acadèmica passou todo o jogo com o autocarro estacionado), de fazer golo. Que escolhe ele? Dar uma cuzada no GR, durante 2 ou 3 metros, sofrendo obstruçao clara e deixando a bola passar-lhe por cima...O senhor faça um favor a si mesmo, aprenda a ver futebol.

Ratice terao aqueles que recebem àrbitros nas suas pròprias casas.

Tolinhas disse...

ahahahahah, aNNóNNimo, muito obrigado por me fazer rir tanto! Estão a ser feitos os possiveis e os impossiveis para nos tirarem do 2º lugar e os outros é que sao trapaçeiros? eheheheh.Já para nao falar da taça da Vergonha, que mora no museu errado com a etiqueta "Roubada"...Este ano os dirigentes do clube do milhafre perderam toda a vergonha,há muito dinheiro em jogo e só Deus sabe como precisam do dinheiro para manter reyes e co. , desde o inicio que estao a ser empurrados e nem assim lá vão...quanto ao jogo com o porto porque nao falam do lance do lucho? Não convém???Mais uma vez, muito obrigado, assim vale a pena vir á caixa dos comentários,...

Fado Alexandrino disse...

Isto porque o jovem árbitro madeirense foi iludido Em tempos também acreditei no Pai Natal.