CAMPEÃO 2005/2006


A jornada 30 revelou o campeão 2005/2005: o FC Porto do general Co. Com 12 pontos em disputa e 5 de vantagem, pode parecer basófia anunciar já o campeão, mas ninguém acredita que os dragões percam pontos com a U. Leiria e o Penafiel, que até lá o Sporting irá certamente perder mais pontos, obrigando os portistas a festejar o título provavelmente no...25 de Abril. Grande receita, pois, em perspectiva para a equipa de António Oliveira, o maior accionista individual (com 11%) da SAD portista para o futebol.
O futebol praticado pelo novo campeão não foi propriamente fenomenal e resultou numa época europeia desastrosa. Mas Adriaanse corrigiu o tiro, em definitivo pensou pela sua casa e o sistema que implantou, o 3x3x4, deu frutos sem tiques de periodização táctica. O holandês desafiou os poderes instituídos e até teve de levar com mais uma birra da maior claque portista - no fundo, os danos provocados não passaram de chapa. Com mais dois anos de contrato, a certeza de que Adriaanse fica pelo menos mais um, agora com o objectivo definitivo de revalidar o título e de garantir o apuramento pelo menos para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Para o Sporting de Bento & Freitas, sobra o desafio de manter o 2º lugar, que dá acesso directo á "Champions", para garantir uma importante receita para uma SAD à beira da falência técnica. E este, sim, será o grande problema que o Sporting terá de resolver nas próximas semanas. Acho que alguns dos anéis mais preciosos vão acabar no mercado: Moutinho ou Liedon. Ou até os dois.
O Benfica não soube aproveitar o deslize do Sporting. Ressaca profunda da eliminação europeia. Ulisses Morais está confirmado como um treinador anti-Benfica. Só Micolli se mexeu a sério numa equipa onde até Luisão foi um buraco. O regresso à realidade é duro. Não percebi a nomeação de Augusto Duarte para este jogo. Recordo que AD está no 'Apito Dourado' também por causa de um Nacional-Benfica no qual teria sido pressionado no sentido de prejudicar os encarnados...
A luta pela descida - a que alguns chamam manutenção, embora a palavra só tenha algo a ver com automóveis, motos e aviões - está brava. O Vitória de Guimarães cravou mais um prego no seu caixão mas continua a fazer contas aos 3 jogos que tem em casa. Ou será que também já está a pensar que vai defrontar no Dragão um FC Porto já campeão? O Gil Vicente é o mais sério candidato a acompanhar o Penafiel na descida, todos os outros envolvidos estão metidos num saco de gatos. Repara-se só no exemplo do Belenenses, que tem de defrontar o Paços, a Académica e o Gil Vicente...