Ele sabe do que está a falar


Em Portugal, ninguem vai ficar admirado com a decisão da FIFA, agendada para o próximo dia 31 Março, em não incluir nenhum árbitro internacional português na lista dos 30 árbitros principais envolvidos no Mundial 2006.
Estes 30 árbitros serão escolhidos de uma relação de 44 pré-designados, que participam esta semana num seminário em Neu-Isenburg, nos arredores de Frankfurt.Além de se submeterem a exames médicos e provas físicas, serão informados sobre as regras de jogo e as últimas decisões adoptadas pela entidade organizadora do Mundial 2006, para serem aplicadas inicialmente no Mundial.
Não tenho qualquer dúvida que os candidatos são todos muito competentes, porque são os melhores árbitros do mundo.
A FIFA pediu aos árbitros para protegerem os jogadores e castigarem com o cartão vermelho os atletas responsáveis por cotoveladas e entradas temerárias, além de prestarem uma atenção especial às situações de perda de tempo voluntárias e à simulação de faltas. A FIFA reiterou a decisão de que as equipas de árbitros do Mundial 2006 serão constituídas por juízes da mesma nacionalidade ou, no mínimo, pertencentes à mesma Confederação. A deliberação resulta dos problemas de comunicação registados em algumas partidas do Mundial da Coreia e do Japão, face à procedência diversa dos responsáveis da arbitragem. Os árbitros-assistentes participarão igualmente num seminário promovido pela FIFA, já aprazado para 18 a 21 de Abril próximo, no mesmo local do realizado pelos árbitros principais.
No EURO 2004 tivemos árbitro porque fomos o país organizador e agora a FIFA para a Alemanha, não indica nenhum árbitro e deixa-nos de fora.
Longe vai o tempo que em Portugal decidiram, erradamente, terminar com as equipas de arbitragem fixas, nas nossas competições nacionais e nas nossas competições internacionais.
Está aí o resultado ! ...
É chegado o tempo de se fazer algo e proceder-se a mudanças na orgânica da arbitragem, pois este tipo de organização em nada veio a beneficiar a arbitragem portuguesa e por isso falhou.
Se houvesse responsabilidade alguns dirigentes da arbitragem portuguesa, colocariam o seu lugar à disposição.

José Leirós, ex-árbitro, in mardematosinhos.blogs.sapo.pt