Árbitros da A.F. do Porto fazem o Pleno



Nomeados pelo presidente da Comissão de Arbitragem da Liga para os jogos dos três grandes, os árbitros da Associação de Futebol do Porto, fizeram o pleno.
Nenhum dos seis Clubes podem queixar-se das suas arbitragens.



Cometeram alguns erros é claro que sim, mas sem qualquer influência nos resultados e as suas decisões mais complicadas foram eficientes, tendo assim no computo geral das três arbitragens, uma eficiência acima dos 97 %.



Paulo Costa gestor de empresas, Jorge de Sousa empresário, ambos internacionais e Artur Soares Dias gestor de Recursos Humanos, também este jovem árbitro, em breve honrará Portugal, com o emblema da FIFA na sua camisola.

Os três, deixaram sossegado quem os nomeou para estes três importantes jogos e deslocações dificeis das três equipas candidatas ao titulo de campeão nacional.
Ao mesmo tempo não deram razão a alguns dirigentes, futebolistas, jornalistas e comentadores que olharam de soslaio para estas nomeações.
Contrariaram também, até a tese de muitos adeptos (sim adeptos), pois o futebol em Portugal também se faz com os adeptos, de que estes árbitros pertencentes a esta zona geográfica do país não eram os mais indicados.
E provaram, que não é necessario ir ao Mercado de Inverno, um tema que abordarei na proxima jornada da Liga dos Campões.
No entanto, Paulo Costa já nada tem a provar, na sua longa carreira.
Jorge de Sousa é sem dúvida, o árbitro mais eficiente em Portugal, nas últimas três temporadas e Artur Soares Dias tem todas as condições para se tornar um árbitro de top europeu.
Ao longo destes últimos 17 anos, a AF Porto tem tido sempre 4 ou 5 árbitros de grande nível no Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Liga Profissional, bem como uma boa dezena de árbitros assistentes, dos mais competentes do nosso país, alguns de classe top na FIFA.
A última geração, que terminará com a saída de Paulo Costa, ficará com outros árbitros bem preparados no seu lugar, provando o bom trabalho que tem sido feito na área da arbitragem no Porto e que em 2009 terá continuidade, com outros ou os mesmo ex-árbitros, que compõe a sua estrutura dentro da A.F.Porto.