DANOS COLATERAIS

O presidente do Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas (SJ), Orlando César, considerou "incompreensível e desproporcionada" a demissão de dois sócios do SJ, responsáveis de A Bola, devido a uma recomendação sobre linguagem do noticiário desportivo.
Face a uma carta do pai de um jovem praticante de hóquei em patins que citava e criticava a utilização de expressões como "em busca de vingar", "humilhar o adversário na sua própria casa", vingança saborosa", o Conselho apelou ao respeito pelo Código Deontológico. Recordou a recomendação da UNESCO (organismo das Nações Unidas) sobre o "compromisso ético para com os valores universais do humanismo, que obriga o jornalista a abster-se de toda a forma de apologia ou de incitamento" à "violência e ódio".
O director do jornal A Bola, Vítor Serpa, demitiu-se do SJ e afirmou ao Diário de Notícias que o comunicado "desrespeita todos os jornalistas que fazem desporto" e "comete uma injustiça gratuita", defendendo que o CD "não tem condições para continuar". Também o chefe de Redacção, Alexandre Pereira, se demitiu do SJ por se sentir "atingido pelo teor do comunicado" e considerar que "o tom como é escrito demonstra um enorme preconceito para com os jornalistas de desporto".
in JN