AGORA ESTOU AQUI

sexta-feira, maio 16, 2008

O ADMIRÁVEL MARINHO DAS NEVES

Marinho Neves teve azar no país onde nasceu. Tivesse nascido nos Estados Unidos e estava rico. Se tivesse nascido na Rússia já não estava vivo - mas essa é outra história... O autor do primeiro best-seller do futebol luso, o famoso "Golpe de Estádio", sempre foi um repórter de mão cheia. Fui seu colega de banca muitos anos e conheço a seiva que lhe corre nas veias e o gosto pela reportagem que tem. Desde que a "Gazeta dos Desportos" acabou, depois de comprada pelo senhor Berardo (já dono do concorrente "Record"), Marinho Neves teve muitas dificuldades em encontrar um lugar num jornal. Porque é uma pessoa incómoda e as redacções estão cheias de comissários políticos. Eu próprio fui na conversa de alguns e não o levei para o "24 Horas" quando o projecto estava a arrancar - e não estive bem. A verdade é que o Marinho Neves é um repórter anacrónico. Não cabe nos jornais demasiado formatados de hoje e fica desfocado na fotografia de família que junta presidentes, jornalistas e restantes primos do futebol. Emendo: não é o Marinho que é um jornalista anacrónico, o jornalismo que hoje se faz é que é... Pois bem, tudo isto vem a propósito da última passagem do MN pela televisão, nos Prós e Contras. Não foi propriamente brilhante, sobretudo quando considerou o único dirigente que lhe pagou alguma coisa "o melhor de todos". Não havia necessidade. De resto, o desassombro do costume. Como já aqui disse, o MN não é perfeito, tem os seus defeitos - mas de falta de coragem ninguém o pode acusar, muito menos os cobardolas que se acolitam nas redacções e que reproduzem fielmente a voz do dono. Lá virá o dia em que o MN assumirá finalmente a autoria do trepidante Blog da Bola. Ou será que esse vai ser mais um segredo tão bem guardado que todos os conhecem, tal como o "Golpe de Estádio"?

18 comentários:

Pedro disse...

Isto tudo foi para aplaudir um colega que é dos melhores jornalistas que existiu em portugal, ou é para divulgar que é o dono do blog Da Bola que estremece e incomoda muita gente?!!!

Que todos fossem como ele, e o jornalismo poderia ser brilhante no nosso país, não acha Eugénio?

Continuação de bom dia

Pela verdade sempre disse...

Os homens com caracter e dignidade, não têm medo de falar de pessoas sérias e de as gabar em público. Se Dias da Cunha é um homem sério e parece que toda a gente concorda com isso, não vejo qual o mal do Marinho ter assumido isso publicamente. Foi mais um sinal positivo do seu caracter.
Não foi o Dias da Cunha que lhe pagou, mas segundo sei foi o Sporting. A ti também o Record te paga e se calhar não está a ser tão bem tratado, nem usufruis da mesma liberdade com que ele foi o Marinho pelo Dias da Cunha.
Segundo é públlico, o Sporting de Dias da Cunha pagava-lhe para ele continuar a investigar a corrupção no futebol e o fruto dessa acção, se calhar, deu aso ao Apito Dourado.
Que se saiba ele nunca se deixou embrulhar em trafulhices nem se deixou intimnidar pelo poder. Para além disso foi ele que sem ninguém lhe perguntar nada, confessou publicamente que trabalhou para o Sporting.
Isto é digno muito digno. Ainda bem que confessas que também te deixas-te embrulhar pela barreira que lhe fizeram para que não entrasse em nenhum jornal.
Pela ciumeira que mostras ter dele, se calhar dava-te mais jeito que ele morresse à fome ou andasse por aí a vigarizar as pessoas.
Com a dignidade que se lhe reconhece, optou por um trabalho limpo e de combate ao vicio e a corrupção.
Volto a dizer isto é muito digno e como dizes não é normal num país como este.

Mario Cascavel disse...

Segundo li, o Marinho Neves esteve seis anos no Sporting, sempre ao serviço de Dias da Cunha.
Sendo assim, nesse período o Sporting foi campeão duas vezes e nem um réstia de suspeição houve em relação a esses capeonatos.
Aí o melhor ponta da lenaça português.

gazeteiro disse...

Porque estas sempre a falar do Marinho?
Ainda não notas-te que ele te ignora. Não tens a noção do rídiculo?
Conheço bem o homem. Ele um dia passasse da cabeça e tu não vais ter vontade de falar mais nele.
Não o prejudiscas-te já que chegasse na sua carreira profissional? Quando eras chefe dele?

abilio disse...

O MN não foi assalariado do Marco FC e do trepidante Avelino Ferreira Torres??

A.C. disse...

É um homem a sério e um jornalista com eles no sítio, aquilo que practicamente já não há em Portugal. Talvez por isso é que nem sempre tem tido lugar nas redacções dos jornais e também talvez por isso é que os jornais cada vez têm menos compradores. Demora, mas o pessoal vai abrindo os olhos...

Jorge disse...

Muito de vez em quando faco uma passagem pelo tal blog.
Um tipo que escreve um blog anonimamente nao pode ser tao corajoso como o Eugenio da a entender.
Por outro lado, um jornalista decente nunca escreveria um blog desse genero, ja que e um blog parcial, em que rumores se transformam em factos e associacoes entre factos/rumores sao feitas de uma forma pouco inteligente. Qualquer pessoa que se jornalista perderia credibilidade se fosse associado a um blog desses... Talvez dai o anonimato.

Dono da Bola disse...

São todos uns vendidos!

Andam por aí suficientes provas de que existiu o EstorilGate e não vejo nenhum de vocês a falarem ou a escreverem sobre ele.

Vão dar banho ao cão e mais a vossa conversa "impoluta".

Anónimo disse...

sr. Eugenio Queiros, o sr TB é um jornalista que podia ser 'de top'... é verdade, sou Benfica,cm tal o sr por vezes incomoda me(o sr. salvo seja,as suas cronicas!) Mas tb acompanho a seu trabalho e sei reconhcer que tb é um optimo jornalista... Tenho para mim,que se a sua filiaçao clubistica fosse mais a sul, seria DUPLAMENTE admirado!
Quero apenas dizer que,independentemente de avenças que os desune..poderiam ser compativeis,e juntos fariam um belo SERVIÇO PUBLICO!Tenho a certeza...

Tb reconheço que o sr n merece o despeito que por vezes o tratam(é,penso, injusto!VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA!)

Para terminar,como é obvio, vou ter que(once again) dizer que de facto,para mim,o sr Marinho Neves é o MELHOR jornalista Nacional!
Admiro o pela escrita...pela frontalidade... mas acima de tudo pela coragem!

P.S 1 - penso que poderia editar o seu ultimo paragrafo - ñ é etico - e o sr Marinho ñ é obrigado a 'assumir' a 'autoria'...

P.S. 2 - Apito Dourado 'toda a historia' ...tenho,e já o li(claro!) P
arabens TB para o sr.,por ter tido A CORAGEM de o publicar...
De qualquer forma o 'apito encarnado' é um capito que está lá a mais ;)

Abraço

Anónimo disse...

dono da bola(20:39)...pega na bola e vai pastar..vah

Vitor disse...

Você esteve mal ao não o levar para 0 24 horas?Está a pedir desculpa ao seu camarada,ou por outro lado estava com medo da sombra?Sabe,em terra de cegos.

cucurru disse...

Desconfio muito deste elogio. Isto trás água no bico. De facto vocês são diferentes, mas muito iguais.
Ambos sabem o que dizem, mas com uma diferença. O Bola na àrea defende os corruptos e o Bolg da Bola combate-os.
Daí o choque.

atirador especial disse...

dono da bola (20.39), vai pastar, mas antes da a bola aos miudos, pois ja nao tens vida para certas brincadeiras... olha a prostata!!

Luís Graça disse...

Fazer a Volta a Portugal de 1988 com o Marinho Neves e o Paulo Santos (para a Gazeta dos Desportos) foi uma belíssima experiência profissional e humana.
Ficámos a conhecer-nos com alguma profundidade e estreitámos laços de afecto.

Anónimo disse...

A coisa já foi falada, mas a pergunta sacramental não lhe foi dirigida. E então o facto do senhor em questão estar a "soldo" de um dos grandes de Lisboa? O que acha disso? Como se enquadra isso na sua noção de jornalismo - passado ou presente?

Aguardo feedback.

Anónimo disse...

Jornalista que se vende a um presidente e que tratou de coisas por outro lado! Valha-te Deus Géninho, é por isso que nem na Marisqueira dos Pobres ou no Macau te levam a sério.

Anónimo disse...

Eugénio Queirós,
esta questão era para si:
A coisa já foi falada, mas a pergunta sacramental não lhe foi dirigida. E então o facto do senhor em questão estar a "soldo" de um dos grandes de Lisboa? O que acha disso? Como se enquadra isso na sua noção de jornalismo - passado ou presente?

Aguardo feedback.

luta da vida disse...

O que faz correr este artista da escrita? Porque não investigou a declaração das finanças passada ao benfica que lhe permitiu ficar na 1ª liga? porque não investiga o caso estoril/veiga/benfica? Porque não investiga o caso Mantorras? Os touros não podem ver o vermelho, tu degeneraste e não podes com o Azul,andas com azia desde o 25 de Abril.