AGORA ESTOU AQUI

domingo, janeiro 10, 2010

PELA VERDADE DESPORTIVA



Fui talvez um dos primeiros a ser convidado para assinar a petição do Rui Santos mas desde logo me pus de fora. Não posso subscrever uma ideia de que discordo. Acompanhei depois o processo que passou agora uma por audiência na Assembleia da república. "Pela Verdade Desportiva" é um grande projecto e uma grande ideia de um homem só. O que desde logo se assume como algo de notável. Outros a podiam ter empreendido mas a verdade é que ninguém conseguiu vencer a (habitual) inércia. O Rui conseguiu. Contra muitos e contra bastantes.

13 comentários:

Anónimo disse...

Opinião

A incrível justiça desportiva

O jogador de futebol Lisandro, que jogou no F.C. Porto, entrou para a história do futebol português por ser, até hoje, o único futebolista castigado por simular uma falta passível de grande penalidade.

Há quase um ano, num jogo com o Benfica, o jogador foi punido e, agora, já Lisandro joga em França há meio ano, o Conselho de Justiça da FPF validou a decisão da comissão disciplinar da Liga.

Que um jogador seja punido por simular uma falta parece normal. Anormal é que só um tenha sido punido. Mas a justiça desportiva portuguesa está cheia de anomalias que, por sinal, têm o F. C. Porto como protagonista ou, mais bem dito, como alvo.

Anteontem, por exemplo, os jogadores Hulk e Sapunaru foram ouvidos na Liga. Os dois jogadores estão suspensos preventivamente desde o jogo com Benfica, no fim--de-semana anterior ao Natal. Alegadamente, terão agredido "stewards" no túnel de acesso aos balneários.

Atente-se nisto:

- A presença de "stewards" no dito túnel é proibida pelos regulamentos. Ninguém sabe porque lá estavam, mas, estando eles lá, é preciso saber quem os lá pôs e para quê, até porque ninguém acredita que os jogadores os tenham confundido com bonecos e descarregado neles o desgosto com a derrota. Ou estavam lá e provocaram os jogadores? Parece mais crível esta hipótese, não é?

- Por esses alegados incidentes estão os jogadores suspensos preventivamente e assim poderão estar por três meses. Cabe na cabeça de alguém que a justiça desportiva puna de forma mais severa uma falta cometida na escuridão dos túneis do que em pleno relvado?

- E cabe na cabeça de alguém que sendo os jogadores chamados a depor - como foram na sexta-feira - não lhes seja mostrado o filme que supostamente sustenta a tese das agressões?

- Os jogadores foram ouvidos já depois de concluído o prazo de instrução do processo e, pelo andar da carruagem, tudo indica que urgência é palavra que os membros da comissão disciplinar da Liga desconhecem. A quem aproveita tal lentidão?

Os portistas têm razões de sobra para desconfiar. Bem recentemente, o caso do Apito Dourado, envolvendo Pinto da Costa, foi o que foi. Na justiça comum, o presidente portista está livre e sem que se tenham provado as acusações. A justiça desportiva ainda anda às voltas. Como há dias escrevia Miguel Sousa Tavares em "A Bola", "é uma chatice que a justiça comum tarde em render-se à campanha de moralização do futebol português, tão exemplarmente encabeçada pelo exemplar Sr. Vieira".
in JN
__________

Por onde andas "verdade desportiva" ???!!!

Anónimo disse...

"Lava as mãos perante noticias que inquietam um associado, assume por actos que estava a atrasar o processo e agora viola regras básicas do direito"

in o jogo ( sobre a Comissão Disciplinar )
______________

Viva a verdade desportiva...

Anónimo disse...

Isso é só para nos fazer rir concerteza Eugénio! O ridículo e a obsessão de ser falado não têm limites. Como a história da fusão Benfica/Sporting, do afastamento do Brasil do Mundial, do caso Mateus, dos casos anti-FIFA, da tentativa de agressão no átrio da SIC, da defesa intransigente do amigo Queirós - o que por si só é desonesto para quem emite opinião, etc etc. À custa de ingénios como tu Eugénio, o anão lá se vai fazendo homem importante. Até um dia...

Anónimo disse...

"O importante é colocar pessoas na Liga" !!!!!!......

Anónimo disse...

Para o 1º anónimo:

O Lisandro não foi o único a ser castigado por simular um penalty.

Não tomem tudo o que é dito por alguns acólitos como verdades absolutas. Usem a cabeça!!

Cumps

Anónimo disse...

Estais preocupados? Tendes medo da verdade?
Já conseguiram encobrir o suficiente. Tereis de começar a pagar pelos vossos actos e dezenas deles estão impunes (fruta, envelopes, quinhentinhos, viagens,
"chitos", etc, etc,etc...

Anónimo disse...

Estais preocupados? Tendes medo da verdade?
-----

A "Verdade Centralista" ???!!!

Estamos cheios de "TRAMOIAS" .

Anónimo disse...

MESTRE PEDROTO:

"As gentes do Porto são ordeiras porque, se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças de Portugal"


"Há uma guerra fria cuidadosamente desenvolvida contra o FC Porto pelos meios de Comunicação Social de Lisboa (jornais, rádio e RTP) e alguns jornalistas influentes em jornais do Porto"


"Não tenho ido à rádio porque de Lisboa estão sempre a interromper"


"É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes na capital e de permitir que na província as pessoas se sintam menos relegadas ao esquecimento e, definitivamente, não sejam apodadas de míopes, de visão estreitamente reduzida, com que muitas vezes as rotulam aqueles que querem manter a situação de continuarem centralmente a beneficiar e a distribuir a seu gosto o que afinal é de todos "

Anónimo disse...

Este Gajo, porque nem merece que o
trate pelo nome, anda a falar em verdade desportiva !... a prepósito de quê !? quando ele é um anti-portista primário.
Ainda hoje a falar do FCPorto ! só disse merda: e anda esta víbora, a falar da verdade desportiva.
Anda a comer largo na SIC,Canal que tambem é casa dos Lampiões.
Este é daqueles que fala, fala, e não diz nada.Só temos habilidosos neste país.

O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

Petição disse...

POR UMA REVOLUÇÃO NO FUTEBOL EM PORTUGAL:
Revolucionar o Futebol profissional em Portugal, pela implementação de um novo modelo de gestão, financiamento e organização.

Petição em:
http://www.ipetitions.com/petition/revolucaofutebolportugal/

dumemartinho disse...

Querem criar mais uma classe de Ladrões na Bola, os chefes das Regies de TV.
In: farricoco.blogspot.com

Anónimo disse...

Vítor Pereira e o regador de gasolina
JORGE MAIA

Estou dividido. Não consigo saber exactamente se Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, tem um apurado sentido de humor ou se não tem bom-senso. Há uma terceira hipótese, que me recuso considerar, que é a de que seja pirómano e goste de ver tudo a arder. E, no entanto, é impossível não considerar até as hipóteses mais rebuscadas quando se percebe que, no mesmo dia em que disse que a missão da CA é "garantir a imparcialidade e ser uma mais-valia para o futebol", Vítor Pereira tenha nomeado João Ferreira para o Académica-FC Porto de amanhã. Ora, para quem não sabe, e Vítor Pereira sabe de certeza absoluta, João Ferreira foi o quarto árbitro do jogo clássico entre o Benfica e o FC Porto e terá sido por indicação sua que Lucílio Baptista expulsou Hulk e Sapunaru na sequência dos acontecimentos no túnel da Luz, acontecimentos que são ainda objecto de processo disciplinar. Daí a minha dúvida: Quando Vítor Pereira diz que a missão da CA é "garantir a imparcialidade e ser uma mais-valia para o futebol" depois de nomear João Ferreira para o Académica-FC Porto está a demonstrar um apurado sentido de humor, ou uma total ausência de bom-senso? Sim, porque ninguém acredita que seja, pura e simplesmente, pirómano, pois não?
o jogo

Anónimo disse...

O Blatter desde que soube da petição nem dorme...