IV

Mais um tetra para o FC Porto, o 2.º da única equipa portuguesa que conseguiu vencer quatro campeoantos seguidos, que nem os próprios adversários podem contestar.
O FC Porto foi a melhor equipa do campeonato embora esta época sem conseguir marcar a diferença que marcou na última, embora a qualidade do seu jogo tivesse melhorado.
Não foi o FC Porto que esteve menos bem, foram os seus adversários directos que estiveram melhores.
Mas não chegou.
Para o Sporting começa a ser tradição morrer alegremente na praia.
Para o Benfica, aí vão quatro anos de jejum, depois daquele inesperado título arrancado pela tripla Trapattoni-Álvaro Magalhães-José Veiga.
Faltam agora sete títulos para o FC Porto alcançar o Benfica e o Sporting já está a 6 dos azuis e brancos. É este o grande desafio para PC, isto é, viver tempo suficiente para ver o dragão dobrar a águia. Com 72 anos, podem faltar apenas oito para tal ser conseguido...o que seria uma grande prenda para o seu 80.º aniversário.
Um registo final para o numeral romano escolhido para assinalar este tetra. Nada como um símbolo imperial para marcar bem o feito merecido e justificado.
A vida continua e, tal como disse Jesualdo, a festa dura um só dia. O Benfica, aliás, nem esperou por ela e há algum tempo que iniciou a nova época...