AGORA ESTOU AQUI

segunda-feira, maio 11, 2009

IV

Mais um tetra para o FC Porto, o 2.º da única equipa portuguesa que conseguiu vencer quatro campeoantos seguidos, que nem os próprios adversários podem contestar.
O FC Porto foi a melhor equipa do campeonato embora esta época sem conseguir marcar a diferença que marcou na última, embora a qualidade do seu jogo tivesse melhorado.
Não foi o FC Porto que esteve menos bem, foram os seus adversários directos que estiveram melhores.
Mas não chegou.
Para o Sporting começa a ser tradição morrer alegremente na praia.
Para o Benfica, aí vão quatro anos de jejum, depois daquele inesperado título arrancado pela tripla Trapattoni-Álvaro Magalhães-José Veiga.
Faltam agora sete títulos para o FC Porto alcançar o Benfica e o Sporting já está a 6 dos azuis e brancos. É este o grande desafio para PC, isto é, viver tempo suficiente para ver o dragão dobrar a águia. Com 72 anos, podem faltar apenas oito para tal ser conseguido...o que seria uma grande prenda para o seu 80.º aniversário.
Um registo final para o numeral romano escolhido para assinalar este tetra. Nada como um símbolo imperial para marcar bem o feito merecido e justificado.
A vida continua e, tal como disse Jesualdo, a festa dura um só dia. O Benfica, aliás, nem esperou por ela e há algum tempo que iniciou a nova época...

20 comentários:

Anónimo disse...

Eugénio esses sete títulos, que os
Abutres têm a mais;foram títulos
conquistados nas secretaria, no
tempo da outra senhora.
A maior parte dos títulos, foram gamados.
Tinham e como hoje ainda têm, a F.P.F. e Liga do Hermínio das sete
profissões, e do apaixonado vermelhão Ricardo Costa.
Mas apesar de tudo,hoje o tempo é
outro para essa gentinha.

Em campo eles não têm hipótese.
É um clube falído: mas com o Abutre
Mor ainda a lá por uns milhões; que
ninguem sabe de onde ele vem.

O FCPorto é alegria dos Treinadores
dos jogadores, e satisfação dos portistas.
ninguem mais dá orgias de alegria,
como este F.C.Porto.

Já um cançonetista da nossa praça
cantava, VENHAM MAIS SETE.
Agora é semptre aviar.
Para o ano se Deus quiser, é o Penta

Viva o Tetracampeão F.C.Porto.

O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

Anónimo disse...

E o Sporting não ganhou também 4 campeonatos seguidos???

Ricardo disse...

Creio que o sporting também ja conquistou 4 campeonatos seguidos, tendo mesmo a ser a primeira equipa a atingir tal feito! Já o penta pertence exclusivamente aos dragões...

PPA disse...

TRETA

NOTA PRÉVIA
O meu Sporting mostrou debilidades ao longo do campeonato e dificilmente pode parecer a alguém que merecesse ser campeão, mas de facto num país normal tinha-o sido de forma completamente folgada, apesar de não apresentar um futebol brilhante, mas para Portugal chegava e sobrava.
O nosso melhor jogador não jogou nos primeiros jogos por lesão (Liedson).
Izmailov que tinha tudo para ser o melhor centro campista em Portugal, conseguiu ser brilhante mas apenas conseguiu fazer meia época entre lesões.
Vuk que tanto potencial tem, acabou apenas por jogar (e bem) em meia dúzia de jogos, já que começou por estar castigado e depois lesionado.
Djaló que muito evoluiu, estava forte mas apagou-se.
Polga que tinha feito 2 campeonatos categóricos teve fases em que não esteve bem.
Os 4 reforços que pareciam 4 valores seguros, por esta ou por aquela razão, acabaram por não acrescentar a mais valia que se esperava: Rochemback, Postiga, Caneira e Grimi.
Miguel Veloso que poderia ter explodido, envolveu-se em problemas e perdeu a influência que já conseguiu ter.
Romagnoli que tinha feito excelentes segundas voltas nas duas últimas épocas, passou todo ano irreconhecível.
Claro que agora muita coisa positiva havia a dizer, mas neste texto estamos a falar de debilidades, como se pode ler logo na primeira linha do texto; e o Sporting teve-as… como todos.

O CONTROLO E MANIPULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Antes de mais é preciso desmistificar a autêntica campanha de pura propaganda que se seguiu ao melhor jogo da época do FCP: o tão festejado empate em Manchester.
Esta campanha durou uma semana e ocupou horas e horas em todos os canais de TV e Rádios, encheu jornais e jornais e “lavou o cérebro” a grande parte dos Portugueses; fazendo crer que o FCP era uma equipa muito melhor do que as outras equipas Portuguesas e só por esse facto era um campeão nacional inquestionável.
O problema é que não se disse que o Manchester jogou com uma segunda equipa e com menos de 48 horas de descanso.
Mas como o que se está a tratar é do campeonato Nacional; nesse, se soubermos separar as águas o FCP esteve muito longe de ser brilhante.
Não houve por exemplo no FCP um avançado como Liedson (o melhor jogador do nosso campeonato) ou mesmo como Néné; já que Lisandro fez uma época muito abaixo do costume.
No meio campo onde Lucho era rei, temos que convir que esteve a época quase toda muito apagado.
O Rodriguez até ao “Natal” era assobiado; e figuras como Sapunaru, Stepanov ou Pedro Emanuel autênticos buracos.
A equipa foi melhorando, com mais entrosamento, mas não deslumbrou.
E temos que ser honestos e constatar que sempre que a sua posição estava em perigo, apareceu a “ajuda divina” das arbitragens; e curiosamente aparecia ao mesmo tempo um forte “empurrão para baixo” a quem os incomodava.
São factos que não se podem negar (e mais à frente no texto vão aparecer exemplos) e que só as mentes mais estúpidas podem constantemente desculpar com argumentos do tipo: “o FCP é muito melhor, porque empatou com o Manchester (Manchester B) e o Sporting foi goleado com o Bayern ou o Benfica com o Olympiacos” (a tareia que o Arsenal lhes deu evaporou-se!)
“Só o FCP é que dá pontos a Portugal” (completamente falso).
Isso não cola.
Ainda agora o Barcelona foi golear o Real Madrid a Madrid por 2-6 e sabemos perfeitamente que o Real é muito melhor que qualquer equipa Portuguesa.
Importa ainda sublinhar o exército de jornaleiros e fazedores de opinião, os chamados “rapazes da casa”, que vomitam lavagens cerebrais nos média pró-FCP e muitas vezes como é evidente e por efeito “bola de neve” as oposições dentro dos rivais aproveitam para ganharem dividendos.
Os pobres maltrapilhos de alguns adeptos do FCP, ainda esta época passaram de um estado em que não podiam ver o treinador Jesualdo à frente, ao ponto de afirmarem (até por escrito) que enquanto treinasse a equipa não viam mais nenhum jogo e muito menos iam ao estádio; para a uma dada altura afirmarem com todas as suas bocas com escorbuto que era melhor que o Mourinho.

A LEGIÃO DE “EMPRESTADOS”
O poder económico que o FCP conseguiu acumular com “30 anos de sistema”, que nos levaria horas a escrever agora… permite-lhe controlar e manipular cerca de metade das equipas do nosso miserável campeonato.
Assim sendo não é preciso explicar, pois não andamos a dormir e sabemos perfeitamente como decorre o nosso campeonato.

O PESO DA ARBITRAGEM
Foi gritante a diferença de tratamento que existiu nas arbitragens.
Aos olhos de todos, foi claro um evidente corporativismo dessa classe contra o Sporting.
Um exercício interessante é rever todos os jogos do Sporting no campeonato; e mesmo em alguns onde os nossos rivais possam dizer que fomos beneficiados; é muito interessante verificar que é impossível até ao mais fanático adepto rival indicar um jogo onde um eventual benefício ao Sporting não tivesse sido um lance perfeitamente isolado no contexto do jogo em causa; muitas vezes a acontecerem mais prejuízos contra o Sporting no mesmo jogo.
Não têm um lance em todo o campeonato em que um árbitro tenha cometido um “erro” indesculpável e injustificável a favor do Sporting… pelo contrário, foram dezenas de “erros” sem desculpa e por vezes autênticas provocações.
Em contrapartida os nossos rivais foram presenteados com arbitragens de “campo inclinado a seu favor”, por vezes com alguns “erros” que simplesmente não se engolem.
A campanha do FCP na Liga dos Campeões esteve bastante tremida, principalmente após perder em casa com o Kiev… mas curiosamente quando a equipa se apurou para a fase seguinte; e entrou muito dinheiro as arbitragens por cá no nosso campeonato começaram a dar sempre aquele empurrãozinho necessário.
Ou então se não era um árbitro era um “emprestado” ou “apalavrado”.
Quando na última jornada de 2006/07, mesmo com a mão de Ronny o Sporting ao intervalo seria campeão, pois o FCP estava empatado 1-1 com o Aves do Neca, afirmei e escrevi que no intervalo tudo se resolveria… e resolveu.
Também alertei que o GR Nuno iria jogar para o FCP… e foi.
E lá ganharam mais um campeonato da treta.

Vamos então, por curiosidade olhar para 10 jogos do FCP este ano:

5ª J: Sporting-FCP
Tomás Costa já com amarelo tem 3 entradas que obrigatoriamente tinham que ser amarelo, mas o Lucílio não deu.
A 3ª é tão gritante que ele próprio estava convencido que vinha para a rua… e veio mas porque Jesualdo o substituiu de imediato e o FCP lá jogou 11 contra 11, arrancando uma vitória muito suada depois do Sporting ter feito um jogo em que poderia ter dilatado bastante o resultado.

12ª J: FCP-Marítimo
Empate em casa a 0-0, mas com 2 penalties claros por marcar contra o FCP.
O 2º com expulsão de Bruno Alves, que lhes faria falta para os jogos seguintes.

13ª J: Nacional-FCP
Num dos campos mais difíceis do campeonato o jogo foi muito rasgado e equilibrado, mas logo na 1ª parte o influente Lucho devia ter visto o vermelho (não está esquecido pois não?).
Puderam jogar 11 contra 11 e o jogo chegou aos 90’ com empate a 2-2 e já à largos minutos com tudo conformado com o empate; até que um tal de Felipe Lopes ou lá o que é, atira com um braço à bola como se desse uma manchete de volei sem explicação nenhuma.
Penalty, golo e 3 pontos para o FCP.

15ª J: Braga-FCP
Um jogo completamente escandaloso, daqueles que nem vale a pena contar os penalties, golos mal anulados e expulsões. Foram 3 pontos dados a uns e tirados a outros.

17ª J: FCP-Benfica
Empate entre as duas equipas, com destaque para que este foi um dos dois jogos em que realmente o Benfica jogou bem esta época. Este e a recepção ao Nápoles.
Se tudo se tentou lavar com um possível penalty sobre Lucho na 1ª parte; e se é verdade que de facto se podia ter marcado penalty, o que também não é menos verdade é que o jogador seguiu perfeitamente no controlo da bola e que “ninguém” marca aquele penalty.
Num jogo totalmente controlado por um Benfica que vencia e apenas pecou por não matar o jogo; ao cair do pano é marcado um penalty fidelidade de uma simulação tão fraquinha que até veio dar motivo a suspensão (num jogo que não interessava e anunciada precisamente na altura em que um tribunal de “Palermo” considerava inocente o Papa e não credível aquela que um dia serviu para beijar a mão do verdadeiro Papa no Vaticano; como que numa manobra de diversão de que estavam a querer prejudicar o FCP com o castigo de Lisandro).
Com o apitador a 2 metros do lance e bem de frente.
Lá chegaram ao empate.

20ª J: FCP-Sporting
Arranjou-se um truque para o Sporting não ter as 72 horas de descanso e jogou-se num Sábado em vez de Domingo.
Ainda assim o Sporting foi a equipa mais próxima de vencer um jogo que acabou 0-0.
Mas aos 43’ Lucho agrediu nas barbas dos apitadores e nada.
Como seria o jogo com toda a 2ª parte com o FCP com 10 contra 11 Leões?

21ª J: Leixões-FCP
Um jogo que parecia dos mais difíceis da época, o FCP encontra uma equipa onde tem vários emprestados, um Zé do Boné a treinar e um grave problema… salários em atraso.
Na semana anterior o GR do Leixões foi contratado para jogar no FCP e surgiu por coincidência a 1ª convocatória da sua carreira para a Selecção.
Na semana a seguir os salários foram regularizados.
O jogo foi um passeio de 4 batatas nas redes, com o GR a chegar-se para o lado.

23ª J: Guimarães-FCP
Ao intervalo o Guimarães vencia e tinha sido a equipa mais forte.
Na 2ª parte o FCP acaba por empatar.
O Guimarães ainda tenta vencer e mesmo a acabar acontece um lance tantas vezes assinalado penalty que poderia dar o 2-1 ao Guimarães… o árbitro manda seguir, e com os jogadores ainda a protestar e incrédulos é o FCP que vai à frente e marca.
Mais 3 pontinhos.
(Aqui o campeonato foi ganho, principalmente porque depois se viu o que fizeram ao Sporting neste mesmo campo)

25ª J: Académica-FCP
Com uma 1ª parte miserável, o FCP não tinha maneira de marcar.
Perto do intervalo acontece talvez o ROUBO mais porco do campeonato, pelo artista mais bem cotado (claro… porque será ele tão cotado?)
Um penalty por defesa de Raul Meireles, simplesmente impossível de não ser assinalado, como se prova por toda e qualquer imagem.
Uns anos antes num FCP-Sporting já tinha acontecido o mesmo e com o mesmo Meireles.
No início da 2ª parte é anulado o 1-0 à Académica, porque o mesmo palhaço foi descobrir uma falta que não lembra a ninguém.
Posto isto e com um “rapaz da casa” no banco de Coimbra o FCP lá ganhou.
(Falta os Portugueses entenderem como é que um árbitro que não marcou aquele penalty impossível de não ser marcado, tão pouco não foi castigado como 3 dias depois estava na Madeira a apitar uma meia-final da Taça, curiosamente a decidir o adversário do FCP na final. E marcou lá penalties bem mais difíceis)

26ª J: FCP-Setúbal
Uma equipa que está à rasca para não descer e que se consta ter jogadores a passar fome por falta de pagamento; recebeu na 3ª feira anterior metade dos salários em atraso; e com muitos “emprestados” deslocou-se ao Porto e jogou “brilhantemente” à defesa com o seu autocarro, deixando apenas na frente 2 jogadores “emprestados” pelo FCP que muito estavam a dar que fazer aos patrões.
E por incrível que pareça o FCP simplesmente não furava de maneira nenhuma.
Acontece então o famoso minuto 58 já tão falado. O pescador que está o banco dos Sadinos (por ordens e por querer receber) tira só esses mesmos 2 jogadores “emprestados”… e pronto em 2 minutos 2 golos.
Mas como clubes amigos, a garantia estava dada… a outra metadezinha e claro a permanência na 1ª divisão, em que na jornada seguinte logo ficou demonstrada com um penalty impressionante que deu a vitória no jogo ao Setúbal contra o Paços.
Vejam o lance que é de rir.
Agora vamos ver se o Papa cumpre a palavra e não deixa o Setúbal descer; é que mesmo assim não está fácil.

Agora raciocinem com o que foi feito a favorecer o FCP e olhem para alguns jogos do Sporting e vejam como as coisas se passaram!
Tem cabimento? Só num pais muito corrupto.
Tantas e tantas judiarias ao longo da época…
Em alguns jogos, com grande sofrimento lá conseguimos vencer mesmo contra 2 equipas, mas noutros não tivemos mesmo hipótese.
Lembro aqui apenas um caso paradigmático… o dos livres marcados de forma rápida!
Sofremos este ano desaires precisamente assim; e num joguinho de sentido único que empatámos em casa 0-0 com a Académica, metemos um golo e logo nestes jogos em que “o que custa é entrar o primeiro” o apitador anulou o golo.
E deixo também uma pergunta?
Num jogo em que empatamos 0-0 na Trofa e jogamos mais do que suficiente para ganhar folgadamente, anularam-nos 2 golos.
Mas alguma vez faziam isso ao Papa?

A QUESTÃO DISCIPLINAR
Custa a entender como um monstro criado no viveiro de cacetada das Antas, como Bruno Alves atravessa um campeonato inteiro com 2 cartões amarelos.
Em Espanha já caçaram o rabo a outro macaco da raça dele, o Pepe.
Por cá, e agora não particularizando, quem vir os jogos e se por acaso até nem tiver clube, vê que o FCP joga na base da cacetada; mas curiosamente são os outros clubes que são carregados de cartões.
Os jogadores do FCP até apanham é muitos a pedido; mostrando um estudo profundo que fazem dessas situações; pois ainda hoje se tinham substituído 2 jogadores que estavam à bica com 4 cartões e criaram uma confusão para limparem cartões e claro, aproveitaram para queimar tempo.

A QUESTÃO DOS PENALTIES
Não vou agora aqui discutir se este ou aquele lance foi penalty.
O que quero dizer é que o Sporting tem este ano um Recorde digno de registo. Então não é que em Portugal uma equipa grande faz um campeonato com 2 penalties a favor e 4 contra… o dobro!
Mas alguma vez uma equipa grande teve sequer mais penalties contra do que a favor?
E depois alguém se pode acreditar que num campeonato inteiro só por 2 vezes foi cometido penalty a favor do Sporting?

OS LADOS POSITIVOS
Cada vez que o FCP ganha alguma coisa (ás vezes empates a meio de eliminatórias também servem) sinto-me orgulhoso por não ter o AZAR de ganhar de forma suja como eles ganham.
O ser humano gosta de se divertir, por isso existe a comédia e de facto cada romaria e parvoíces que sai da boca dessa gentinha feia que se vê nas televisões faz rir qualquer um; pois frases como se ouviram hoje são mesmo cómicas!
- Quem marca os golos hoje?
- É o Lucho! (Já está lesionado ao tempo e a época dele acabou)
- O que é um penalty?
- É “cúândú” “roubum” o “Puarto”
- O que é o Fora de Jogo?
- Isso “num” sei bem
- Quem mostra cartões num jogo?
- É o “sinhor” Pinto da Costa
E constantemente berrarem a mesma cantilena que é o hino deles: “Filhos da P*** SLB”
Só mesmo para rir.
Ah… e não digam que são as televisões dos Mouros carago!
Hoje já não é desculpa, ele é “PORTO CANAL”, ele é RTP N de Norte… ele é Rui Cerqueira… LOL.

CONCLUSÃO
Assim não obrigado!

J.A..Campeão disse...

Por falar em Sporting, então o Carlos Cardoso não quis que o Porto fosse já campeao no sabado ?
Porque? Porquê aos 73 minutos do jogo com o SCP substituio os dois melhores jogadores do Setubal (Lendro Lima e B. Gama).

Anónimo disse...

duas vezes?

Fred disse...

eugenio os 5 violinos ganharam 4 campeonatos seguidos, é o 3º tetra, o 2º do porto, e 2 em 11 anos.

Anónimo disse...

Tb os ganhou no tempo da velha senhora em que havia ministros que entravam de arma ao punho nas cabines dos arbritos em pleno estadio de alvalade...

Anónimo disse...

Anónimo não passas de mais um cão que ladra ao sabor do peido do padrinho. No fim hão-de morrer todos.

Anónimo disse...

Venham mais cinco... e mais cinco...para se acabar com o mito do clube fascista e bafiento que manietou este país em termos desportivos e não só. Viva a liberdade e a democracia.

simon disse...

Não acredito.
Então o Porto, que alguns adversários tanto injuriaram, massacraram e quiseram reduzir à mínima expressão, é o campeão há estes anos todos?!

Ai, senhores, qu'isto não se acredita e só mesmo visto!

Obviamente anonimo por causa da claque caceteira disse...

Naturalmente está tao "embrionado" que se esqueceu de que o SCP ganhou 4 títulos. Para, digamos assim, "jornalista desportivo", não está mal. Já agora, sempre é verdade que na próxima época também vai fazer companhia ao Rui Cerqueira?

Anónimo disse...

Alguém leu o livro publicado por um tal de PPA, aqui? ia destruindo a pobre roda do rato de tanto a rodar, até chegar cá abaixo...

Blue World disse...

PPA,

Que satisfação ao ler as tuas linhas. Agradeço-te imenso teres partilhado a tua azia connosco.

Se fosses um adepto do sportem que tivesse aceite a ideia que o FC Porto é melhor e um justo vencedor do campeonato, tinhas alguma azia mas a coisa estava controlada.

Assim, como num país normal, o teu sportem tinha sido campeão, a tua revolta e a indignação são enormes. A tua azia, então, é tremenda.

Se as vitórias do FC Porto, por si só, já me dão uma extrema satisfação, ainda temos este excelente bónus da tremenda azia que elas provocam em adeptos como tu. Muito obrigado, mesmo muito obrigado por a teres partilhado connosco.

É nesta alturas que ergo as mãos para o céu e agradeço ao Senhor tamanha satisfação. Não era preciso tanto.

Cada vez que encontro adeptos de benfica e sportem com uma azia dessas. Oh, que satisfação, meu Deus.

PPA, tens o meu profundo agradecimento. Que essa azia nunca se acabe e te dilacere o estômago.

Obrigado, muito obrigado. Fizeste-me ganhar o dia. Obrigado.

Calimero disse...

o resumo da 1º volta da lagartada:
-PENÁLTIS CONTRA O SPORTING NÃO MARCADOS: 7 penáltis (2 Taça de Portugal;2 Taça da Liga)
-EXPULSÕES PERDOADAS A JOGADORES DO SPORTING: 6 expulsões ( 3 Taça de Portugal; 2 Supertaça)
-GOLOS DO SPORTING ILEGAIS: 4 golos (2 Taça da Liga)
-LIVRES-INDIRECTOS DENTRO DA ÁREA DO SPORTING NÃO MARCADOS: 2 livres

ÉPOCA 2008/2009 - 1ªVOLTA - SPORTING


SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA:FC PORTO 0-2 SPORTING (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)
- (0-0) 27' Perdoada expulsão do jogador do Sporting.Entrada de Caneira sobre Rodríguez justificava cartão vermelho. Diz JC: "O sportinguista chegou atrasado ao lance e "inteligentemente" alongou o movimento com a perna direita, atingindo Rodríguez na zona do baixo ventre. Não se entenda o gesto de Caneira como furtuito ou casual. Aquilo é intencional e deliberado. O vermelho, já que de conduta violenta se tratou, aplicava-se na perfeição." E RS:" É uma entrada com o pé alto, no baixo ventre de Rodríguez. É uma entrada violenta e o cartão amarelo seria um favor. Deveria ter visto o jogador do Sporting o cartão vermelho."
- (0-2) 59' Perdoada expulsão do jogador do Sporting.Entrada de Rochemback sobre Lucho era passível de acção disciplinar com cartão vermelho. Diz RS:" Rochemback dá uma cotovelada no adversário e o árbitro esteve mal. A brutalidade é passível de cartão vermelho."
- Resumindo: PERDOADAS DUAS EXPULSÕES DE JOGADORES DO SPORTING, UMA DELAS COM O RESULTADO AINDA EM 0-0.

1ªJORNADA:SPORTING 3-1 TROFENSE (PAULO BAPTISTA - PORTALEGRE)
- (3-1) 73'Livre indirecto contra o Sporting dentro da grande área não assinalado. Abel faz jogo perigoso dentro da sua grande área antes do remate de Ricardo Nascimento. Diz JC:" Abel levantou o pé e fez um movimento justificativo de livre indirecto por jogo perigoso." E AR:" No momento em que o jogador do Trofense tenta jogar a bola, Abel fez pé em riste pelo que o árbitro deveria ter sancionado falta contra o Sporting. Aliás, Ricardo Nascimento acaba por ser advertido, e bem, por achar que tinha razão."
- Resumindo: LIVRE INDIRECTO DENTRO DA GRANDE ÁREA DO SPORTING NÃO ASSINALADO.

2ªJORNADA:BRAGA 0-1 SPORTING (BRUNO PAIXÃO - SETÚBAL)
- Nada a assinalar.

3ªJORNADA:SPORTING 1-0 BELENENSES (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)
- (0-0) 33' Golo do Sporting ilegal. Hélder Postiga está em posição legal no lance em que inaugura o marcador. Diz JC:"No momento em que Yannick Djálo cabeceou a bola para Hélder Postiga, este apenas tinha entre si e a baliza contrária um defesa adversário, pelo que deveria ter sido assinalado fora-de-jogo. Má leitura do lance por parte do assistente Álvaro Mesquita." E RS:"Hélder Postiga está dentro do campo, mas está em posição ilegal. O avançado do Sporting encontrava-se em posição irregular pois não tinha entre ele e a baliza dois jogadores adversários." E SD:"Hélder Postiga, no momento em que a bola é passada, está em posição incorrecta e beneficia dessa irregularidade, num lance em que teria de ser assinalado fora-de-jogo. O árbitro-assistente, pouco atento, não assinalou o fora-de-jogo que se impunha." E AR:"Quando Yannick Djaló cabeceou a bola, Hélder Postiga estava fora-de-jogo. O árbitro-assistente ter-se-á
iludido pela posição do guardião, porque normalmente é o último defesa e neste caso estava como penúltimo defesa e isso levou a que se enganasse. Erro grave com efeitos no resultado."
- Resumindo: GOLO DA VITÓRIA DO SPORTING OBTIDO ILEGALMENTE DEVIDO A CLARO FORA-DE-JOGO.

4ªJORNADA:BENFICA 2-0 SPORTING (DUARTE GOMES - LISBOA)
- (0-0) 31' Falta perigosa e cartão amarelo por amostrar a um jogador do Sporting. Depois de um centro de Nuno Gomes a bola bate no braço de Polga. Diz JC:" Polga movimentou o braço esquerdo deliberadamente para alterar a trajectória da bola. Justificava-se o pontapé livre directo e o cartão amarelo, o que não sucedeu." E RS:" É uma mão claríssima. A bola bate no braço do Polga, e o árbitro deveria ter assinalado falta contra o Sporting. Decisão errada por parte de Duarte Gomes." E AR:" Polga faz um gesto com o braço esquerdo e impede que a bola seja cruzada. Ficou por marcar um livre directo e a exibição do cartão amarelo a Polga. Um lance que estava na área de jurisdição do árbitro assistente."
- (0-0) 32' Cartão amarelo por amostrar a um jogador do Sporting. Reyes sofre uma entrada dura de Rochemback. Ficou o cartão amarelo por mostrar. Diz JC:"O comportamento de Rochemback sobre Reyes indicava que o árbitro deveria mostrar o cartão amarelo. Tal não sucedeu."
- (0-0) 45'+2' Penálti contra o Sporting não assinalado. Yebda reclama falta de Postiga dentro da área de rigor. Havia motivo para assinalar penálti. Diz JC:"Hélder Postiga, com ambas as mãos, puxa o braço direito de Yebda, cometendo falta passível de grande penalidade, e o árbitro, no terreno, pela forma como o jogador do Benfica se movimentou, terá dado a ideia de que era este a apoiar-se no jogador do Sporting." E RS:"Yebda jogou a bola com a mão, mas o que é certo é que foi Hélder Postiga que o puxou pelo braço de forma ostensiva, e por isso deveria ter sido assinalada uma grande penalidade contra o Sporting, e a Hélder Postiga sido exibido o cartão amarelo." E SD:"No momento em que o lance ocorre, fiquei com a sensação de que não havia falta, mas, nas imagens televisivas, é possível observar que há falta para grande penalidade. Hélder Postiga agarra Yebda. Talvez o árbitro não estivesse na melhor posição para ver o lance.
Mas é uma má decisão." E AR:"Hélder Postiga, de uma forma intencional, puxou o braço de Yebda, impedindo este de jogar a bola. Sendo a falta cometida dentro da grande área, era grande penalidade. Ficou, assim, por sancionar um castigo máximo contra o Sporting."
- (1-0) 70' Cartão amarelo por amostrar a um jogador do Sporting. Numa entrada mais ríspida, João Moutinho faz falta sobre Reyes. Deveria o árbitro ter mostrado cartão amarelo. Diz JC:" João Moutinho foi excessivo na combatividade que colocou no lance e devia ter visto o cartão amarelo. Um jogador que, embora seja correcto, é recorrente neste tipo de lances esta época." E RS:" Era uma falta merecedora de cartão amarelo. João Moutinho não foi admoestado nesse lance, mas acabou por sê-lo mais tarde."
- Resumindo: UM PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO MAIS TRÊS CARTÕES AMARELOS NÃO AMOSTRADOS A JOGADORES DO SPORTING POR FALTAS COMETIDAS.

5ªJORNADA:SPORTING 1-2 FC PORTO (LUCÍLIO BAPTISTA - SETÚBAL)
- (1-2) 58' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Derlei tem uma entrada violenta sobre Sapunaru. Diz RS:" Seria cartão vermelho a punir entrada violenta do Derlei, que entra com a sola à canela do adversário. E isso nada tem que ver com o desporto." E AR:" Derlei, de uma forma desproporcionada, exibe os pitons na perna do adversário de forma violenta, pelo que se justificava, para além da sanção técnica, a exibição do cartão vermelho ao jogador do Sporting."
- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING, DERLEI.

3ªELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL:U.LEIRIA 0-1 SPORTING (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)
- Nada a assinalar.

6ªJORNADA:P.FERREIRA 0-0 SPORTING (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)
- Nada a assinalar.

7ªJORNADA:RIO AVE 0-1 SPORTING (JORGE SOUSA - PORTO)
- Nada a assinalar.

4ªELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL:SPORTING 1-1 FC PORTO (4-5 GP) (BRUNO PAIXÃO - SETÚBAL)
- (0-0) 8' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Liedson atinge Fucile com o cotovelo. Diz RS:" Só um cartão era possível, o vermelho, porque se tratou de uma agressão." E SD:" Na disputa de bola, Liedson vai com o cotovelo e agride a face do jogador do FC Porto. Era lance para expulsão."
- (1-1) 67' Penálti contra o Sporting. Rui Patrício carrega, sem bola, Hulk pelas costas dentro da grande área. Diz JC:" Rui Patrício, sem razão objectiva ou aparente (devido à distância a que estava a bola) saltou sobre Hulk, derrubando-o. Grande penalidade que ficou por assinalar." E RS:" Rui Patrício sai extemporaneamente da baliza e cai ostensivamente em cima do jogador do FC Porto. O árbitro devia ter marcado penálti." E SD:"Rui Patrício choca com intenção, a bola não está ali e devia ter sido marcada uma grande penalidade. Ele não tem motivo nem necessidade de fazer aquilo, porque a bola está fora da zona dos intervenientes." E AR:"Rui Patrício, sem qualquer hipótese de jogar a bola, carregou o jogador do FC Porto de forma a que o árbitro punisse a mesma falta com grande penalidade contra o Sporting. Má apreciação do árbitro."
- (1-1) 68' Perdoada expulsão directa em vez de segundo amarelo de um jogador do Sporting. Devia ter sido cartão vermelho directo em vez do segundo cartão amarelo a Caneira. Diz JC:"A sanção era para vermelho, pois Caneira atingiu Hulk com o pé no ombro. Má intervenção do assistente Paulo Ramos."
- (1-1) 73' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Liedson vê um cartão amarelo por falta cometida sobre Bruno Alves. Deveria ter visto cartão vermelho. Diz JC:"Liedson, de sola, sem que a bola lá se encontrasse, atingiu Bruno Alves cometendo conduta violenta, justificando cartão vermelho e não o amarelo exibido. Mau auxílio do assistente António Godinho."
- (1-1) 116' Penálti contra o Sporting. Rochemback comete falta, com o braço, sobre Rolando. Diz JC:"Rochemback, com o braço esquerdo atingiu o adversário na face, derrubando-o. A bola estava em jogo e a grande penalidade justificava-se, embora se compreenda que, pelo aglomerado de jogadores, o árbitro não tenha visto." E RS:" O árbitro marcou a falta ao contrário e acho que decidiu mal. Não sei se a bola estava em jogo, mas se estivesse era grande penalidade. Mas é mais fácil marcar contra quem ataca do que contra quem defende."
- Resumindo: SÓ, DOIS PENÁLTIS CONTRA O SPORTING NÃO MARCADOS, MAIS TRÊS EXPULSÕES DE JOGADORES DO SPORTING PERDOADAS.

8ªJORNADA:SPORTING 0-1 LEIXÕES (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)
- (0-0) 45' Penálti contra o Sporting não assinalado.Na grande área, Abel agarra e derruba Wesley. Ficou por assinalar um penálti a favor do Leixões. Diz JC:"Era grande penalidade. Abel, com o braço esquerdo, agarrou e derrubou Wesley, fazendo o suficiente para que fosse assinalada grande penalidade contra a sua equipa. O olho clínico da televisão topou a irregularidade." E RS:"Era motivo para assinalar contra o Sporting. Dentro da área, Abel agarra o jogador do Leixões pelo pescoço e derruba-o. Esteve mal Pedro Proença em nada assinalar." E SD:"Estando o jogo a decorrer, o árbitro deveria ter assinalado grande penalidade. Abel puxa ostensivamente Wesley e acaba por derrubá-lo e, sendo dentro da grande área, era motivo para penálti." E AR:"Sendo um lance de difícil julgamento, porque existem muitos jogadores dentro da grande área, as imagens televisivas, no entanto, dão-nos a possibilidade de observar que, com a bola já em jogo, Abel
puxa Wesley e derruba-o. Ficou por assinalar uma grande penalidade contra o Sporting."
- (0-1) 88' Livre indirecto dentro da área do Sporting não assinalado depois de um atraso ao guarda-redes. Miguel Veloso intercepta a bola e Rui Patrício agarra-a. Diz SD:"Não restam muitas dúvidas de que se trata de um passe ao guarda-redes. Miguel Veloso está virado para Rui Patrício e não tenta aliviar a bola. Devia ter sido assinalado livre indirecto contra o Sporting." E AR:" Tendo em consideração que o mesmo juiz, num lance semelhante no Dragão, considerou atraso, aqui tinha base legal para manter o seu critério, ou seja, assinalar livre indirecto contra o Sporting."
-Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO COM O RESULTADO EM 0-0 E LIVRE INDIRECTO DENTRO DA ÁREA DO SPORTING NÃO MARCADO.

9ªJORNADA:NAVAL 0-1 SPORTING (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)
- (0-1) 78' Penálti contra o Sporting não assinalado. Polga, ao saltar, comete falta, na área, sobre Marcelinho. Diz JC:"Polga saltou sobre o adversário, apoiando-se e cometendo falta para grande penalidade, que o árbitro não assinalou." E RS:" Não há dúvida que Polga comete infracção sobre Marcelinho. Como foi dentro de área, deveria ter sido marcada grande penalidade." E AR:" Polga, na área de grande penalidade, com o braço esquerdo, carrega o adversário, saltando também sobre este. Ficou por sancionar penálti contra o Sporting."
- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.

10ªJORNADA:SPORTING 2-0 V. GUIMARÃES (DUARTE GOMES - LISBOA)
- Nada a assinalar.

11ªJORNADA :E.AMADORA 1-3 SPORTING (PAULO COSTA - PORTO)
- (1-1) 51' Segundo golo do Sporting ilegal por fora-de-jogo. No momento do cruzamento de Rochemback, Liedson encontra-se em posição irregular. Diz JC:"É visível que Liedson, no momento do passe efectuado por Rochemback, se encontra ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defensor, posição que o assistente não descortinou. Deveria ter sido assinalado fora-de-jogo." E RS:"No momento do passe de Rochemback, Liedson encontra-se adiantado em relação ao penúltimo defesa do Estrela. Deveria ter sido assinalado fora-de-jogo ao avançado do Sporting, decisão que o árbitro não tomou." E SD:"É um lance muito difícil, mas tecnicamente, Liedson já está adiantado quando a bola lhe é endossada. Nestas condições, o golo não deveria ter sido validado, por fora-de-jogo do avançado do Sporting." E AR:"Liedson está fora-de-jogo. Podemos considerar que o árbitro assistente terá tido uma noite fria, com decisões geladas. Neste caso
concreto, Liedson obtém um golo de forma ilegal, por se encontrar em posição irregular."
- Resumindo: SEGUNDO GOLO DO SPORTING ILEGAL.

1ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA (JOGO ANTECIPADO):SPORTING 3-0 MARÍTIMO (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)
- (0-0) 36' Primeiro golo do Sporting nasce de uma falta que não existiu.Numa disputa de bola, o árbitro considera falta de Olberdam sobre Vukcevic. Incorrecta decisão. Diz JC:"Vukcevic empurra Olberdam primeiro. Só então o jogador do Marítimo rasteirou o do Sporting quando este se levantava. Devia ter sido punida a falta inicial e não aquela que originou o golo inaugural." E RS:"Existe primeiro uma falta de Vukcevic sobre o jogador do Marítimo. O árbitro nada assinala, mas depois considera faltosa a acção de Olberdam sobre Vukcevic, lance que originou o 1-0." E AR:"Em relação a este lance podemos dizer de uma forma categórica que quem cometeu a falta foi Vukcevic e não o seu adversário, no caso Olberdam. Sendo assim, de uma falta indevida nasceu o primeiro golo do Sporting."
- (2-0) 78' Falta contra o Marítimo mal assinalada e ainda por cima amarelo ridiculo.É assinalada falta e mostrado o amarelo a João Guilherme, em lance com Romagnoli. Mal.Diz JC:" João Guilherme não fez qualquer falta. Foi Romagnoli quem se desequilibrou por falta de apoio, não havendo por isso razão para o cartão amarelo." E RS:" Pergunto por que razão interrompeu o jogo e exibiu o cartão amarelo se não houve nada?"
- (2-0) 84' Penálti contra o Sporting não assinalado. Pedro Moutinho cai na área, em lance dividido com Polga, e fica a reclamar grande penalidade. Árbitro nada assinala. Mal. Diz JC:" Polga, com o pé esquerdo, tocou no pé direito de Pedro Moutinho fazendo penálti. O adversário é que teatralizou demasiado e o árbitro não puniu. Não punido, devia exibir o amarelo por simulação."
- Resumindo: PRIMEIRO GOLO DO SPORTING NASCE DE UMA FALTA QUE NÃO EXISTE, MAIS PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.

12ªJORNADA:SPORTING 0-0 ACADÉMICA (COSME MACHADO - BRAGA)
- Nada a assinalar.

13ªJORNADA :V.SETÚBAL 0-2 SPORTING (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)
- (0-2) 86'Falta perigosa contra o Sporting no limite da grande área por assinalar. Leandro Branco sofre falta de Polga . A infracção é cometida no limite da grande área. Diz JC:"A falta cometida por Polga, que, com o pé direito, tocou no pé esquerdo do adversário, fazendo-o cair foi cometida fora da área, justificando-se a marcação de um livre directo e a exibição de um cartão amarelo ao jogador do Sporting." E RS:"Leandro Branco sofre falta à entrada da área, e o árbitro transformou um livre contra o Sporting num pontapé de baliza a favor desta equipa." E AR:"Polga rasteira e empurra simultaneamente o adversário no limite da entrada da área de grande penalidade. Sendo assim, ficou por assinalar um livre directo contra o Sporting e por exibir um cartão amarelo a Polga."
- Resumindo: FALTA PERIGOSA CONTRA O SPORTING NO LIMITE DA GRANDE ÁREA NÃO ASSINALADA.

14ªJORNADA:SPORTING 2-0 MARÍTIMO (LUCÍLIO BAPTISTA - SETÚBAL)
- (2-0) 80' Cartão amarelo por amostrar a um jogador do Sporting. Izmailov efectua um corte com a mão. A acção era merecedora de sanção disciplinar. Diz RS:" Foi um corte que impediu a bola de continuar para o jogador adversário. Como tal, deveria ter sido exibido o amarelo."
- Resumindo: NADA DE MAIOR. CARTÃO AMARELO POR AMOSTRAR A JOGADOR DO SPORTING.

2ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:RIO AVE 0-1 SPORTING (JORGE SOUSA - PORTO)
- (0-0) 88' Golo do Sporting ilegal. No momento em que Hélder Postiga remata, Vukcevic encontrava-se em posição irregular. Diz JC:"Vukcevic já estava para além do penúltimo defensor desde o Carnaval do ano passado. O assistente distraiu-se, esquecendo-se, e assim, não ajuizou da melhor forma." E RS:"É um lance tão flagrante de fora-de-jogo, que nem sequer um analista de café errava um lance destes. É impossível que um árbitro assistente não assinale um fora-de-jogo destes. Já o Hélder Postiga recebe a bola em fora-de-jogo, como também o próprio Vukcevic, que acaba por fazer golo." E AR:"Vukcevic, no momento do remate de Hélder Postiga, estava claramente em fora-de-jogo. Depois, a bola vinda do poste, o jogador do Sporting tirou benefício de posição irregular para fazer golo. A evidência do lance é tanta, que tenho de considerar que António Vilaça cometeu um erro grave, com influência no resultado."
- Resumindo: GOLO DO SPORTING OBTIDO EM CLARÍSSIMO FORA-DE-JOGO...NÃO FOI POR CENTÍMETROS MAS POR METROS. INCRÍVEL.

3ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:SPORTING 5-1 P.FERREIRA (DUARTE GOMES - LISBOA)
- (3-1) 69' Penálti contra o Sporting não assinalado. Ferreira cai na área, após disputa com Izmailov, sem que o árbitro nada assinale. Incorrecta a decisão. Diz JC:"Com o pé esquerdo à frente de Ferreira e o braço do mesmo lado nas costas, Izmailov contribui para a queda do jogador do Paços de Ferreira. Grande penalidade por assinalar."
- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.

15ªJORNADA:NACIONAL 1-1 SPORTING (ARTUR SOARES DIAS - PORTO )
- (1-1) 83' Falta perigosa contra o Sporting não assinalada. Há falta de Carriço sobre Rúben Micael .Diz JC:"Carriço rasteirou objectivamente o adversário: exigia-se o pontapé-livre directo, o que não sucedeu." E RS:"Penso que é o único erro do árbitro, pois o Carriço toca nas pernas do jogador do Nacional." E AR:" Carriço, efectivamente, dá um toque no pé de apoio do adversário provocando a sua queda. Ficou por sancionar um livre directo contra o Sporting, não se justificando a exibição de amarelo."
- Resumindo: FALTA PERIGOSA CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADA.

Anónimo disse...

Mas este cromo PPA julga que alguém, no seu perfeito juízo, lê aquele arrazoado doentio e invejoso? Safa!!! Logo que se vê ao que vem, p.q.p....

Henrique C disse...

PPA que grande comentário!! Em todos os sentidos! Gabo-te a pachorra, mas é na mouche!!

Só mesmo neste país de tanga é que alguém que é apanhado no telefone a oferecer putas aos árbitros não vai dentro. E o porco? 6 pontinhos? LOL

Daniel disse...

Ò PPA... papa lá mais um Tetra. O teu clube é perdedor. Manchester B? lololol! O teu 5p0r1ng é que levou 7 na segunda mão de uma equipa banal como o é o bayern que nem o fraco campeonato alemão domina, e na segunda mão jogou sem Luca Toni e Ribery. Vai atirar areia para os olhos de outros. Por falar nas substituições do setubal o Dragão, vai ver a ficha do ultimo jogo do sporting com o setubal em alvalade e vê as substituições do setubal ao minuto 72... pois é, também saíram bruno gama e leandro lima...! Fala mas é nas sucessivas expulsões perdoadas ao derlei por agressão. Parolo... faccioso

Deus...anteriormente conhecido como Alceu. disse...

PPA,
Um Calimero será sempre um Calimero...Looool...Kompensan, moço...
E lembra te de um dos maiores roubos de todos os tempos: Zbordém - Leiria, Ricardo defende a bola uns DOIS METROS, sim pá, DOIS METROS dentro da baliza e nada foi assinalado. FOI O MOSQUITO NO OLHO...assim como o campeonato dos 20 e muitos penalties.

Anónimo disse...

resumindo e concluindo os campeonatos nao sao ganhos sao dados!