AGORA ESTOU AQUI

sábado, abril 25, 2009

VIRGÍLIO MENDES

Vai hoje a enterrar Virgílio, o "Leão de Génova", um dos grandes nomes da história do FC Porto. Coube-me ontem a missão de falar de Virgílio a propósito dos piores motivos. Infelizmente, fui eu a transmitir a Carlos Duarte, seu antigo companheiro de equipa, a triste notícia. Depois de um longo silêncio, Carlos Duarte tentou revelar firmeza na voz quando disse não ter dúvidas que Virgílio foi o melhor defesa-direito que viu jogar. Eu não o vi jogar. Falei apenas uma vez com ele, no Lar do FC Porto, a propósito de um jogo do passado. E jamais esqueci as suas lágrimas de pura saudade ao falar daqueles heróis do seu tempo entretanto desaparecidos. As mesmas lágrimas que provavelmente Carlos Duarte deixou cair enquanto tentava não vacilar no retrato que lhe pedi sobre Virgílio. As grandes glórias do futebol português não deviam ser recordadas apenas quando morrem. Um futebol sem passado é um futebol sem futuro. Mas outros interesses, imediatistas, se levantam...

Aqui destaco um belíssimo comentário de um leitor do BnA:
Virgilio foi um dos ídolos da minha infância. Porque era jogador do Porto e porque era um grande jogador.Quantas vezes, eu e os meus companheiros de futeboladas infantis, nos imaginávamos ser o Hernâni, o Carlos Duarte, o Monteiro da Costa... o Jaburu! Eu gostava de adoptar uma pose à Virgilio e tentava imitá-lo naquilo que pensava que o Virgilio faria, mesmo sem nunca o ter visto jogar. É que nesse tempo não havia TV, ou estava ainda a fazer tentativas para aprender a andar e ver o F.C.Porto jogar numa aldeia perdida de Trás os Montes era algo que só poderia acontecer na minha infantil imaginação e na dos meus companheiros, todos portistas, com uma excepção, muito mal vista, mas bem aceite.Virgilio partiu, paz a sua alma! Mas continuará a viver na memória daqueles que o admiraram.Virgílio é um daqueles a quem o Poeta se refere quando escreveu sobre "Aqueles que por obras valorosas, se vão da lei da morte libertando".

8 comentários:

Dragão Maronês disse...

Virgilio foi um dos ídolos da minha infância. Porque era jogador do Porto e porque era um grande jogador.
Quantas vezes, eu e os meus companheiros de futeboladas infantis, nos imaginávamos ser o Hernâni, o Carlos Duarte, o Monteiro da Costa... o Jaburu! Eu gostava de adoptar uma pose à Virgilio e tentava imitá-lo naquilo que pensava que o Virgilio faria, mesmo sem nunca o ter visto jogar. É que nesse tempo não havia TV, ou estava ainda a fazer tentativas para aprender a andar e ver o F.C.Porto jogar numa aldeia perdida de Trás os Montes era algo que só poderia acontecer na minha infantil imaginação e na dos meus companheiros, todos portistas, com uma excepção, muito mal vista, mas bem aceite.
Virgilio partiu, paz a sua alma! Mas continuará a viver na memória daqueles que o admiraram.
Virgílio é um daqueles a quem o Poeta se refere quando escreveu sobre "Aqueles que por obras valorosas, se vão da lei da morte libertando".

Sobre o Futebol Carioca disse...

muito bom o blog. afim de fazer parceria, trocar de links?
abraços

Anónimo disse...

Uma carreira de verdadeiro CAMPEÂO.
Os portistas e os desportistas estão de LUTO.

Grande comentário do Dragão Maronês.

Viriato de Viseu disse...

Grande Virgilio.
No tempo em que ele jogava ainda não se compravam árbitros.

Os titulos que ganhou...foram limpos!!!

Depois...é o que se sabe!!!!!!!!!!

Jean Carlo disse...

Hola. Hemos diseñado una nueva página de fútbol. Sus creadores son: Andre, David ( creador de sevillafcelmejor.blogspot.com) y yo (Jean Carlo, creador de: www.amantesalfutbol.blogspot.com y www.lomejordelecuador.blogspot.com ). Espero que lo disfruten, comenten y muy pronto voten. Ecuador (yo), Venezuela (David), Perú (Andre) y España (David) se han unido a esta página para informar a nuestros fans. Gracias. A continuación la nueva página que nos une en el fútbol a todos:

www.3amigosunidosporelfutbol.blogspot.com

Saludos.

Anónimo disse...

Grande Virgilio. No tempo em que os campeonatos estavam todos comprados e distribuídos por Lisboa, conseguir ganhar um campeonato contra tudo e contra todos é obra de grandes jogadores. Não havia Ricardos Costas ou Mizés, Lucilios ou Proenças que segurassem a classe, a garra, a categoria de jogadores da sua estirpe.

Anónimo disse...

Viriato de Viseu disse...
Grande Virgilio.
No tempo em que ele jogava ainda não se compravam árbitros


SIM!Já se compravam árbitros.O Calabote apareceu ainda ele era jogador.Ele foi campeão com o brasileiro Yustrich (suponho que é assim que se escreve) como treinador.Foi o brasileiro que o lançou a defesa-direito ( antes era interior-direito) e tinha acabado de chegar do Entroncamento onde exercia a profissão de ferroviário, para se tornar jogador profissional.O Yustrich(?) quando chegou ao Porto fez uma limpeza no balneário e "despachou" o Porcel e o Barrigana, entre outros e construiu uma nova equipa, baseada no sistema 4-2-4 que começava a ser implantado em Portugal.O Porto jogava naquele sistema com a seguinte formação:

Pinho
Virgilio,Miguel Arcanjo, Monteiro da Costa e Barbosa; Gastão e Pedroto;Carlos Duarte, Hernani,Jaburu(Teixeira) e Perdigão.

O Virgilio passou-o para defesa-direito;o Arcanjo era um jovem que tinha acabado de chegar de Angola;o Monteiro da Costa passou-o da linha média para 4º.defesa; o Gastão e o Jaburu eram brasileiros; o Carlos Duarte e o Perdigão eram também Angolanos.E para finalizar, o guarda-redes Pinho foi buscá-lo à equipa do clube de andebol de onze.Esta equipa era comandada no meio-campo por Pedroto, que jogava no lugar a que se chama agora o número 10 e que na altura se lhe dava o nome de interior-esquerdo.

Fernanda disse...

Oi, tudo bem?

Sou Fernanda trabalho em uma nova campanha chamada “The Pull and Bear World Project” e estamos selecionando alguns blogs para nos ajudar a dilvulgar nossa campanha e consequentemente encontrar jovens inovadores.

Essa é uma iniciativa organizada pela Pull and Bear, a cadeia de moda jovem da Inditex, cuja finalidade é proporcionar os meios necessários para que três jovens com uma idéia inovadora e original possam converter esse sonho em realidade.
Os projetos devem estar relacionados com música, arte, cinema, esporte, responsabilidade social ou meio ambiente.

Os participantes deverão enviar um pequeno vídeo explicando o seu projeto para www.pullandbear.com/#/theworldproject e em seguida serão selecionados os três vencedores.

Estou a disposição para dar-lhe toda a informação que necessite.

Muito Obrigada pela atenção,
Fernanda
Email: worldprojectf@cienvolando.es