AGORA ESTOU AQUI

sexta-feira, março 27, 2009

MORREU O GRANDE PAINELEIRO

Morreu Alfredo Farinha. aos 83 anos.
É mais uma baixa no "Dream Team" de A Bola, mais uma referência do jornalismo português que se apaga.
Alfredo Farinha sempre foi um homem sem papas na língua e a sua importância no jornal da Travessa da Queimada não se sentiu apenas no período em que o PREC assaltou a redacção daquele jornal.
Com um grande sentido crítico e uma escrita fina, Alfredo Farinha é um daqueles jornalistas que no futuro serão estudados. Porque fez história. Mesmo no fim da sua carreira, quando se assumiu também como um "paineleiro" (o termo é seu) televisivo por excelência.
Homem de convicções, que não vergava a pressões e que por isso mesmo sofreu um bocado, Alfredo Farinha foi o primeiro a preconizar o fim de um paradigma quando os clubes começaram a organizar as suas SAD. Parece que tinha razão...
A morte física é apenas um pormenor quando quem cá fica não esquece os grandes exemplos. E é isso que, acredito, vai acontecer,

16 comentários:

Anónimo disse...

Como sportinguista a minha homenagem sentida a um grande benfiquista e Homem.
JCB

Anónimo disse...

Escrever esta pequena peça omitindo que foi desonesto intelectualmente ( como jornalista), por ser benfiquista doente e ...apoiante incondicional do Vale e Azevedo...é obra!

Anónimo disse...

Anónimo das 16h35 é tão peçonhento que até nos mortos se vinga. Que esteja perto a tua hora.

Anónimo disse...

Morreu um Vermelho doente.
Morreu um Centralista.
Morreu um Antiportista.

O benfica que lhe preste homenagem.

Ainda não me esqueci,deste paineleiro no programa os "Donos da Bola".

Por respeito aos seus familiares;
que a sua alma repouse em paz.

O PORTO É GRANDE VIVA o PORTO.

Anónimo disse...

Men fala mas é da playboy!! Acho que deviam mandar uma reclamaçao seria ao hugh heffner a criticar a ediçao portuguesa. entao a mulata nao mostra a cabaça!! e vcs jornalistas nao fazem nada.Playboy e conaça. Agora entrevista com o costinha....fodasse

Anónimo disse...

gordo nojento, e se seguisses o exemplo, em x de seres um grande corrupto?

Anónimo disse...

Grande jornalista quando escrevia ou falava só sobre o futebol que se jogava dentro das 4 linhas, mas muito nojento quando lhe subia à cabeça o seu facciosismo vermelhusco.Depois era um salazarento (fascista) declarado, que gabava a ("obra?") deixada pelo estado novo.

donverdades disse...

"Alfredo Farinha sempre foi um homem sem papas na língua"

Enfim, nem sempre. Ultimamente, mantinha-se calado, que até eu me perguntava por onde andaria. Afinal, homem honesto, não deve ter apreciado nada o embrulho que Lucílio fez da taça entregue ao clube de coração, campeão de tempos idos.

Dragão Maronês disse...

Eu lamento muito mas não posso acompanha-lo na homenagem que lhe presta. Como jornalista tentou esconder (mal) o seu benfiquismo, assumido de forma pornográfica quando saiu do Jornal a Bola. Em tudo aquilo que escreveu, quando se tratava de clubes, nunca foi isento.
A sua atitude era a de que "o que é bom para o Benfica é bom para o futebol português"
Politicamente era um reacionário, mas isso, até nem importava muito.
O Mundo não ficou pior com o seu desaparecimento.
Que esteja lá muitos anos sem nós!

KOSTA DE ALHABAITE disse...

Hipocrisia: este sujeito morreu, paz à sua alma, mais nada.
Dizer que foi uma grande ... qualquer coisa é desonestidade e hipocrisia habitual do português sulista médio.
Este foi o sujeito que insultou nas páginas da Bola o Rui Águas quando este se transferiu para o FCPorto.
Este foi o sujeito que, aquando da vitória da Taça UEFA pelo FCPorto, disse no mesmo pasquim sulista, que a UEFA era uma taça menor e sem significado europeu...

Que a terra (não) lhe seja leve.

Anónimo disse...

morreu?

Hugo. disse...

não deixa saudades. Usou e abusou do seu poder na imprensa para subverter as notícias de forma parcial conforme o seu interesse de benfiquista doente.

foi um cobarde.

paulo disse...

amén...

Anónimo disse...

não sei se hei de ter vergonha por ter nascido no Porto, se hei de ter vergonha desta gente que se diz do Porto... que canalha infecta! O Farinha foi um dos maiores jornalistas deste país e ponto final...
(essa da taça uefa é de génio! como se alguém quisesse saber da taça uefa... nem o zenit...)

M.A.

Anónimo disse...

Calabote???

Este senhor não era jornalista mas sim mais um propagandista do benfica. Um cego obstinado que nao viu a grandeza de um clube a Norte. Alguem que soube rebaixar um clube e esconder os arranjinhos que o benfica tinha no tempo da outra senhora.
Já vai tarde.... estas pessoas não fazem falta ao futebol nem ao mundo. Sao pessoas falsas que mesmo exercendo uma profissao sao incapazes da isenção que lhe é exigido.


Somos o Povo mais forte!!!

Natálio Santos disse...

Devias era de lavar a tua boca imunda antes de falar deste grande homem e jornalista que nunca teve medo de nada nem de ninguém e muito menos se vendeu a alguém...!!! já alguns não podem dizer o mesmo não é verdade geninho...!!!