AGORA ESTOU AQUI

domingo, outubro 12, 2008

A CORAGEM DE NUNO SANTOS

"O que escrevi neste livro não é, como leram, um retrato biográfico de Valentim Loureiro. Trata-se apenas de um exercício de reflexão acerca da sua capacidade de comunicar num período muito restrito de três anos em que trabalhei com ele. Três anos difíceis e de uma enorme pressão mediática, em que todos os dias líamos nos jornais, víamos na televisão ou ouvíamos na rádio qualquer coisa sobre o Major. Se não fosse a Câmara de Gondomar seria o Apito Dourado, o Boavista, o PSD, a Liga, a Junta Metropolitana ou a Metro do Porto a motivar uma exposição superior à de qualquer ministro. Basicamente, Valentim Loureiro apenas escapa às páginas de notícias internacionais, de resto, todas as secções de um jornal podem, todos os dias, referir-se ao Major, incluindo as do humor e as do social. Para o seu assessor de imprensa, em particular neste período – que mediou o despoletar do processo Apito Dourado e o início do respectivo julgamento e que incluiu uma candidatura independente vitoriosa à Câmara de Gondomar –, estes três anos pesam como se fossem décadas. A própria forma como abro hoje um jornal, o folheio e o leio, obedece a um novo padrão, que não seguia antes de 2005. É o padrão que leva os meus olhos às entrelinhas, ao rigor (ou à falta dele) e ao texto invisível que levou à construção da notícia, à sua origem, às suas fontes, à sua razão."

A experiência de Nuno Santos pode ser compartilhada a partir de 3.ª feira. Eu sou um privilegiado e já pude ler alguns capítulos de "A Varinha Mágica de Valentim Loureiro". Confesso que fiquei com água na boca. O lançamento, repete-se, é 3.ª feira, na Bertrand da Júlio Dinis, no Porto

Ver mais em http://avarinhamagicadevalentimloureiro.blogspot.com/

6 comentários:

Mário disse...

O protagonismo dessa figura será sempre elevada, seja pela via Boavista, PSD, Cãmara de Gondomar..etc
Concerteza que dará para escrever um livro ou mais...


adeptofranco.blogspot.com

Nuno Nogueira Santos disse...

Era escusado por a foto do artista... O livro está à venda já esta segunda-feira no site da PrimeBooks, em www.primebooks.pt ou então, no link através do blog do livro. Se o quiserem em papel, procurem a partir de terça-feira em qualquer livraria do país.

Carlos Saraiva disse...

Esse vai fazer parte da minha colecção.


http://chutodeletra.blogspot.com/

aNNóNNimo disse...

Vou esperar a saída do 1,2,3 ou mesmo do Misturador...!
Dão-me mais jeito do que a Varinha Mágica. Feitios...

Anónimo disse...

Bem,para um assessor escrever "despoletar"... O Sr. Major ainda lhe vai pedir uma indemnização por "falhas processuais na assessoria".

Zé do Laço disse...

Está a cair-te a máscara.
Nos últimos tempos, já todos notamos, que estás sempre na linha da frente quando há assuntos com a família Loureiro. Já se diz na praça que no Record és o novvo assesor de imprensa do major e do filho no teu jornal.
Quando há merda ele4s já sabem a quem telefonar para a limpeza.