AGORA ESTOU AQUI

segunda-feira, setembro 08, 2008

MACHADO QUE CORTA

Confesso que li num so folego o livro de Octavio Machado - "Voces sabem do que estou a falar". Surprendentemente, dei por mim, finalmente, a conseguir perceber o que o Palmelao queria dizer. Para alem da sua bela historia de vida como jogador de futebol, ficamos a perceber importantes tracos da personalidade de Pinto da Costa, impossiveis de descortinar nas biografias que sobre o Papa ja foram feitas. Entre elas, que gosta de meter o nariz nos onzes e que se deixa empurrar pelo vento dominante. Octavio eh impedioso tambem com os Oliveiras, com Artur Jorge e sobretudo com Norton de Matos. Eh certo e sabido que quando Octavio nasceu, nasceu com ele uma teoria conspirativa, que vai ajustando as diversas situacoes da sua vida. O que nao quer dizer, porem, que a conspiracao nao seja muitas vezes um facto! Ou seja, um livro sobre futebol que me encheu as medidas, tal como aconteceu com o recente livro do Paulo Catarro, se bem que noutro estilo. O que so prova que as nossas editoras tem aqui um filao com muito ainda por explorar.
E parabens, Octavio, pela coragem, pela frontalidade e pelas historias.

15 comentários:

Publius Hostilius disse...

Convém esclarecer que OM foi um treinador de sucesso com grandes conquistas em todos os clubes por onde passou. (ui, que já me dói a barriga de tanto rir)

O acesso biliar que é expresso em forma de livro, não é fruto do acaso; este anão vingativo andou a ruminar o assunto, esperando uma oportunidade de ganhar uns trocos a contar umas historietas p'ra adormecer meninos.

Ele que conte quem era o pulha pidesco que ia às casas de tias fazer a ronda, na expectativa de surpreender jogadores...

Há coisas do arco da velha. Fulanos com tantos telhados de vidro, armados ao cagalhão, ainda acabam apanhados no meio do fogo cruzado...

Anónimo disse...

Que ninguém se lembre de reagir ao livro do Palmelão, pois será apelidado de cobarde por não o ter feito antes de ele publicar o livro. Ou será que não foi isso que aconteceu com o Vítor Baía? Para os opinadores do seu jornal, caro Eugénio, o Baía devia ter reagido antes de sair o livro do Scolari (escrito, não por acaso, por um jornalista do record que foi assessor do técnico brasileiro na FPF...), em que, finalmente, surge uma teoria sobre o afastamento do guarda-redes. Para esses senhores, o Scolari lançar o livro quando já está em Inglaterra não é cobardia, é de homem com eles no sítio.
Vão nanar, meus amigos, e sejam homens. Digam a verdade toda e expliquem por que é que o Baía só reagiu agora (pouco mais de um mês depois do lançamento de "Luiz Felipe o homem por trás de Scolari") e não antes. Ou melhor, antes ele já tinha dito que gostava de saber as razões do seu afastamento. Agora, só se limitou a reagir ao que ele considera "asneiras" e "motivos ridículos".
Já agora, caro Eugénio, não percebo por que não escreveu um post sobre este assunto...

Anónimo disse...

Como é que um jornalista escreve "eh" em vez de "é"? E por duas vezes!

És mesmo mauzinho.

E que tal falares do Hulk e de como a FPF meteu os pés pelas mãos?

Anónimo disse...

o Octávio machado não é dono da verdade!!!

deves ter aprendido com ele, este texto está cheio de erros...ainda por cima erros ortográficos, o que é mais grave!!!

portista em lisboa

Anónimo disse...

Geninho, lambe-lhe o cu, nao va ele passar a dizer mal de ti ou mandar o Sa Pinto dar-te um enxerto de porrada.
Cambada de mentecaptos.
Como se o futebol agora fosse jogado nas editoras.

Anónimo disse...

dreamer...nothing but a dreamer...

tanto fel que ele destila...

nem se apercebe do ridiculo...

Anónimo disse...

HULK" ,o novo caso Mateus

Em 5 meses (15 de Março a 21 de Agosto) Hulk jogou por 3 clubes e esteve inscrito em 4 clubes!!

A 15 de Março Hulk jogou pelo Kawasaki Fontale

A partir de 6 de Abril, Hulk passou a jogar pelo Tokyo Verdy

A 25 de Julho, Hulk foi contratado pelo Porto ao Club Atlético Rentistas

A 24 de Agosto, Hulk jogou pelo Porto no jogo contra o Belenenses.

Tendo em conta que o caso "Mateus", o caso "Meyong", e o mais recente caso "Edimar" do Sporting de Braga, então neste caso Hulk poderá estar a infringir as normas.

RIVUS disse...

Este sr. O.Machado pode "cantar" e ressabiar o que quiser que nunca será desligado do facto de ter sido um dos maiores capangas do Porko-Mor. Estou convencido de que, ainda hoje, se tivesse de ser confrontado entre o Benfica e o Reko-Mor não hesitaria em se por ao lado dele, defendendo-o com unhas e dentes e com uma embevecida devoção. Nunca gostei de indivíduos ambíguos e que falam por enigmas e meias palavras, como se pode inferir do próprio título do livro. Um homem determinado chama os bois pelos nomes, sem medos e, acima de tudo, sem cobardias. Podem rifá-lo.

Anónimo disse...

Hulk legal.
Consultem:
http://www.scn.pt/futebol/noticia.php?id=5jWoQVOYjcQ&menu=4



LAM

Anónimo disse...

OH sr. Eugénio voce acha que consegue ser imparcial quando fala do Presidente PC???!!!

Quanto ao OM foi um bom jogador, mas calado é um poeta?!

jodi disse...

E parabens, Octavio, pela coragem, pela frontalidade e pelas historias.

Mas mais que tudo, pelo naco de ressabiamento e despeito.

Anónimo disse...

É só "escritores".....

Anónimo disse...

Ou voces são todos uns inteligentes do caralho ou estão a fingir que leram o livro.

A mim ficou-me a certeza, depois de o espremer, que continuamos sem saber de que merda está o gajo a falar.

Anónimo disse...

o octavio machado foi o pior presidente a passar pelo fcp, segundo pinto da costa e nunca desmentido pelo octavio o jardel nao regressou ao fcp por opçao om, ingressando no dia a seguir no sporting, nesse ano ha o caso jorge costa que ao ser substituido atira a braçadeira para o chao e é por isso castigado sendo obrigado a rumar para inglaterra por emprestimo, fomos eliminados da taça de portugal num dos piores jogos que vi fazer perdendo com o braga, e na champions a missao era praticamente impossivel, os adeptos começaram a fazer esperas aos jogadores e equipa tecnica, e umas especies de manifestaçoes.
Quando om sai do porto, o porto encontra-se em 5º. com a chegada de mourinho e o famoso comentario "para o ano vamos ser campeoes" da-se uma revoluçao nas hostes portistas e com mourinho vem tambem um grande confiança que se alastra aos jogadores e adeptos. o porto ficou em terceiro e foi a uefa e ainda bem.
os anos a seguir foi o que se viu.
Ja agora o sporting ganhou esse campeonato com 40 e tal golos do jardel, o tal que om nao quis.

Por isso o om pode escrever muitos livros falar muito mal do pc, mas uma coisa ele pode saber :
o PC é vencedor
O octavio é um vencido

Che

Anónimo disse...

o pior treinador, desculpem tamanha estupidez

che