AGORA ESTOU AQUI

sexta-feira, agosto 22, 2008

DIÁSPORA



Não podia deixar de fazer uma referência ao ouro de Nelson Évora - um superatleta. Filho de pais caboverdianos e nascido na Costa do Marfim, o nosso menino de ouro está em Portugal desde os 6 anos e para chegar aqui teve que comer muito pó no caminho. O mérito, está cada vez mais visto, não cai do céu ao trambolhões. É dele, do seu treinador, dos amigos e da família. Para o Benfica foi também mais uma medalha: o ouro depois da prata da Vanessa. O clube da Luz apostou nos atletas certos, depois de ter "sacado" o nosso triplo saltador ao...FC Porto. Já sei que vão começar a estrebuchar mas é um facto. Um pequeno passo na corrida e nos saltos de Nelson Évora, símbolo da diáspora portuguesa, o maior feito da nossa História, para o ouro olímpico.

19 comentários:

Anónimo disse...

"O clube da Luz apostou nos atletas certos, depois de ter "sacado" o nosso triplo saltador ao...FC Porto" depois deste o ter sacado ao Benfica onde o Nelson era atleta desde os infantis.

Pelo menos antes de afirmarem estudem um bocado... poe ser que ajude a pelo menos saber criticar melhor.

dragao vila pouca disse...

E que tal falares do Presidente do C.Olímpico, Vicente de Moura, que antes de ir para Pequim disse que sairia se não conquistassemos 4 medalhas, voltou a fazer declarações manifestamente infelizes, antes até de Nelson Évora competir E AGORA JÁ QUER FICAR OUTRA VEZ?
Não achas isto tipicamente português?
Quanto ao Nelson é um grande campeão, mas essa do benfica...a secção de atletismo ainda existe? Têm equipa de Triatlo e de Judo? O que fizeram por essas modalidades?
Se todos os clubes apostassem apenas num ou outro atleta, naqueles que têm hipóteses de medalhas...o que seria, por exemplo do atletismo, se o Sporting seguisse o exemplo do benfica?

Eugénio Queirós disse...

Quanto aos elementos do COP já aqui me referi como pessoas eternas nos lugares. Na marinha chega-se depressa a comandante e consegue-se ainda mais depressa a reforma, sobrando muito tempo para passear pelo mundo exibindo alguma bonomia. O desporto deve ser entregue aos desportistas. Por exemplo, Rosa Mota...embora com o embrulho José Pedrosa de arrasto.

Anónimo disse...

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Atletismo/Formacao/formacao.asp

Por acaso têm. E de atletismo também. E embora sem escalões de bilhares às três tabelas como vexas ainda têm competitividade nos seniores.

Ups... afinal também se arranjam escalões de formação no bilhar

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/inscricoesmodalidades.asp

Anónimo disse...

Geninho, mas afinal o Porto tinha-o roubado ao Benfica ou não?
Vê se te retratas quando metes água!!!!

Balboa disse...

E a capa o Record ? Até gostava que comentasses.

MGP disse...

Caraças Eugénio!

Até parece que os atletas dos J.O. competem com a camisola dos seus clubes nacionais!

Essa "alfinetada" foi típica de jornalista desportivo que só quer saber dos lances polémicos!

Essa última parte do post foi só para "alfinetar" e "encher chouriços"!

Mr. Shankly disse...

"O clube da Luz apostou nos atletas certos, depois de ter "sacado" o nosso triplo saltador ao...FC Porto. "

Que por sua vez o tinha sacado ao Benfica onde estava desde os 11 anos. Mas o jornalismo português (e o Record é o pior, basta ver a capa de hoje) é isto: muita conversa, poucos factos. Pouco conhecimento, pouca investigação, poucos tomates.

Anónimo disse...

O que é que o Benfica faz por esses atletas? Os treinadores sao do Benfica? Nao. Treinam em instalaçoes do Benfica? Nao. Sao do Benfica porque este lhes paga um subsidio para ir fazer umas provas de treta. Tipo: quando a Casa do Benfica de Bouças de Cima faz a sua prova de atletismo, lá vai a Vanessa fazer umas corriditas. É a mentalidade desportiva portuguesa, dao-lhes um subsidio e pensam que contribuem para o seu merito desportivo. Nao contribuem, bem pelo contrario! Num país a serio, uma atleta fantastica como a Vanessa nao precisava de andar a correr em Bouças de Cima (e mesmo em algumas provas da taça do mundo) para poder ganhar algum dinheirito.

Anónimo disse...

Além de seres ridículo não fazes os trabalhos de casa. Como é possivel tu seres jornalista????

O Nelson Évora é atleta do Benfica desde os iniciados e foi no Benfica que fez toda a sua formação. Recentemente passou 2 anos no clube dos corruptos!!!!!

Anónimo disse...

O Benfica acertou na contratação do atleta?Pois! Agora os lampiões já comaçam a falar bem das medalhas do atletismo, porque um atleta seu ganhou uma.Até aqui, desvalorizaram sempre o atletismo em Portugal porque o Sporting dominava e domina.Era a forma reles que encontravam para tirar valor às provas ganhas pelo Clube de Alvalade.Para eles só tem existido práticamente o futebol, mas como últimamente nem por aí têm ganho...Aconteceu ainda recentemente terem passado alguns anos sem um título de campeão nacional colectivo ou individual.E depois dizem que são os melhores...

Deixa tar que eu faço disse...

axo piada, quando perdem sao da selecção, quando ganham sao do benfica ou do porto ou por aí.. e vice versa para os que perdem dos clubes rivais.. inacreditável. mas vindo dum jornaleiro em que o seu pasquim no dia seguinte a uma das poucas medalhas de ouro olimpicas da historia portuguesa po~e a capa com um espanhol a dizer k ker ser campeao, nao se pode esperar muita coisa.

Anónimo disse...

Eugénio = Péssimo profissional

Anónimo disse...

Olhe, ó Queirós, para além das imprecisões relativamente ao percurso desportivo do Nélson(basta ir ao sítio oficial do rapaz, caramba!) ainda lhes juntou mais uma: ele não é filho de cabo-verdianos mas sim de mãe marfinense e pai cabo-verdiano.

Agradeço que rectifique. E não estrebuche, por favor, porque é um facto (lá está, basta visitar o sítio oficial do rapaz, caramba).

Obrigado.

Quanto ao maior feito da sua História - a diáspora portuguesa (via colonizações e eteceteras, presumo) - não só é objecto de visões erróneas e falsas, como foi um processo de açambarcamento da terra e riquezas dos outros.

Não me parece nada bonito, ou será que também é fã dos Felipes?

Anónimo disse...

Benfica 3 atletas medalhados!
Portugal 2 atletas medalhados!

Balentone disse...

Ó Eugenio, ao menos faz o trabalho de casa.
O Nelson começou a carreira no Benfica, passou duas temporadas na Andradelandia e voltou ao SLB.
Veja lá se tem a humildade de reconhecer o seu erro e emendar o post, ou tem medo de voltar a ser novamente agredido pelos capangas da agremiação portuense?
Aquele abraço...

Anónimo disse...

Perguntem ao Nélson Évora se o slb tem cumprido com ele tudo aquilo que lhe prometeu.....

Paulo disse...

O anónimo anterior que não se preocupe, porque agora vão cumprir. E se o futebol continuar a não ganhar nada, o Nelson e a Vanessa ainda andarão a participar em arraiais populares nas casas do benfica até depois do natal... Se começar a ganhar, para o mês que vem já não se lembram deles...

Anónimo disse...

Mais uma vez a clubite onde nada tem a ver.... Triste triste triste.