AGORA ESTOU AQUI

terça-feira, agosto 12, 2008

A BOLSA OU A VIDA


"Acções da SAD caíram 30% desde o início do ano, o pior desempenho entre os clubes europeus.
Se a bolsa funcionasse com as regras do futebol, a SAD do Porto seria despromovida. Isto porque as acções do emblema azul e branco seguem com o pior desempenho entre os clubes europeus de futebol cotados em bolsa. A conquista do tricampeonato de nada valeu aos accionistas do FC Porto que, apesar do sucesso desportivo do clube, viram o seu investimento derrapar 30% este ano. O mesmo é dizer que cinco mil euros investidos no início do ano valem hoje 3.500 euros. Esta prestação coloca a SAD portista no último lugar do Dow Jones Stoxx Football, um índice que reúne 27 clubes europeus que negoceiam em bolsa. Um dos investidores penalizados pelo comportamento das acções é o próprio presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que perdeu 91 mil euros com os títulos do clube que dirige, desde o início do ano. De acordo com o último relatório e contas, Pinto da Costa detém 152,4 mil acções da instituição. Mesmo com uma queda de 30% em 2008, a SAD portista apresenta um desempenho mais positivo face à maioria das cotadas do PSI 20, a principal montra da bolsa portuguesa. Só o BPI e o BCP já perderam mais de metade do seu valor de mercado este ano, por exemplo. Mas o desempenho do FC Porto na bolsa está em contraciclo com o do futebol europeu que, este ano, está a dar dinheiro aos investidores. Em 2008, o Dow Jones Stoxx Football valorizou 11%, um mundo à parte da crise que se faz sentir nos mercados. Aliás, clubes como o Fenerbache, que disparou 116% este ano, e a AS Roma, que subiu 38%, fazem inveja à maioria dos investidores da bolsa que continua a perder dinheiro na crise do ‘subprime’. Na maioria dos casos, o sucesso desportivo de uma empresa cotada provoca uma subida no valor das suas acções. Já os títulos das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) parecem, pelo contrário, ignorar a exibição dos clubes dentro das quatro linhas. Em 2004, por exemplo, ano em que o FC Porto venceu a Liga dos Campeões sob o comando de José Mourinho, os títulos desvalorizaram 21%. Existem duas explicações para esta discrepância entre os feitos dos clubes e a evolução das suas acções. A primeira é a estrutura blindada das SAD. Ao controlarem mais de 50% do capital, como são os casos do Benfica e do Sporting, os clubes de futebol afastam potenciais investidores, que não vão aplicar dinheiro numa empresa onde nunca poderão ser maioritários, independentemente do preço oferecido.
Outra das justificações é a de que nas SAD o investidor também é adepto e, muitas vezes, o amor à camisola acaba por se sobrepor aos critérios de racionalidade económica que regem os mercados financeiros. A OPA de Joe Berardo sobre o Benfica, por exemplo, não colheu mais de 1% do capital. Contactado pelo Diário Económico, o Porto SAD não teceu qualquer comentário."


in Diário Económico

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Estás preocupado com as acções do F.C.Porto porquê ó Gordo? és accionista? Não és pois não, então fala na acções do vermelhos ou, por exemplo, de onde vem o dinheiro para tantas contratações sem nenhuma venda.Aliás nos últimos três anos o Benfica gastou mais de 100 milhões de euros e só teve uma venda significativa: o Simão por vinte.Investiga Gordo, quem está a pagar todos estes gastos?

Eugénio Queirós disse...

Amigo Vila Pouca, é sempre bom que nos lembrem que somos...GOOOOORDOS. Quanto às acções do FCP, nada tenho a favor ou contra as mesmas. O que se verifica é que, tal como acontece com as do Benfica e do Sporting, este tipo de investimento é mesmo para a blusa. Um resto de bom verão para si com votos de um encontro em breve para por a conversa em dia...

EQ

ÁGUIA de Aguiar disse...

Afinal o Droganado da minha terra, também é GORDO...!
É bem verdade, 'diz o roto ao nú... porque não te vestes tu'!

Anónimo disse...

Se cruzarmos o valor das acções do FC Porto (os outros casos de clubes portugueses não difere muito também), com as noticiadas importações de "paletes" de jogadores da América do Sul, compreendemos que o negócio (porque acções são um negócio), apenas poderá interessar aos próprios dirigentes ou a gente a eles muito próxima.
O negócio accionista não tem coração, e o esbanjamento de muitos milhões de euros em contratações pouco claras, ou que só representam mais valias (por vias travessas) para os administradores da SAD, são areias movediças que não atraiem investidores, daí ser coisa que não admira a dificuldade das acções "descolarem", apesar da boa prestação desportiva.

Dragão Maronês disse...

Isto é chover no molhado!
Desde os tempos de D. Afonso Henriques que toda a gente sabe que quem investe em acções das SAD, salvo raríssimas excepções, o faz não por critérios de ordem económica ou financeira, mas por sentimento. Por isso, tanto se lhe dá que as acções estejam a um euro ou a 10. Da Sad do nosso club,(nosso, mas não seu) o que gente quer é que sejam campeões todos os anos, todos os meses, todos os dias.
O Fenerbache aubiu 116%? E então?
Nós não queremos ser como o Fenerbache... e, além do mais, aquelas empresas cuja actividade principal é mesmo fazer dinheiro, muito dinheiro, desceram ainda mais. E isso é que é motivo de preocupação.
Não é assim BPI?
Não é assim BCP?
Não é assim Sonaes de todos os nomes?
não é assim muitas outras empresas so PSI 20?
Porquê essa preocupação com os investidores da SAD do FCPorto?
Aproveitar o facto de económicamente as acções valerem menos que as do Benfica e do Sporting? Mas elas, (as acções do Benfica e do Sporting) lá chegarão.
A menos que, quando estiverem a afundar, inventem mais uma "Opa chinesa"
De-lhes tempo. O que nos interessa mesmo, é o valor desportivo e esse, como todos sabemos, para nosso regozijo e azia sua e de outros como você, continua em alta. É isso é que lhes doi.
Goze lá as suas férias descansado, deite-se ao sol, que também serve para derreter as banhas, embora eu não tenha nada contra quem é gordo.
Eu, de facto, não gosto muito si. mas não é por ser gordo, se é que você o é.
É mais por ser vesgo!
Boas férias.
Dragão Maronês

dragao vila pouca disse...

Eu gordo?!...Ah,ah,ah,...