AGORA ESTOU AQUI

domingo, julho 13, 2008

JUSTICEIROS DE TRAZER POR CASA


Ter os campeonatos "em suspenso" do parecer, calculado em 60 mil euros, do professor Freitas do Amaral é apenas mais uma originalidade do futebol português. Um parecer que nunca será vinculativo mas que, curiosamente, parou tudo... As deliberações foram tomadas por 5 dos 7 conselheiros do Conselho de Justiça, que não deram provimento aos recursos de Pinto da Costa e de Boavista. Num dos casos do Boavista, o recurso foi rejeitado por unanimidade, ou seja, por 5-0, o que, juntando o que foi decidido na Comissão Disciplinar da Liga, dá um expressivo 10-0. Ou seja, 10 juristas já se pronunciaram sobre o caso (jogo Boavista-Académica, que não deu certidão na justiça comum...) mas parece que ainda restam dúvida. Quantos aos casos que têm a ver com o FC Porto, o "score" está em 9-1. Então, porque é que isto parou? Bem, essa é a pergunta que vale um milhão de dólares. No essencial, porque dois dos sete conselheiros do CJ, o presidente o vice, quiseram afastar da votação um dos conselheiros, sob o argumento de que não pode estar ao mesmo tempo no CJ e na Comissão de Transferências, alegando uma incompatibilidade do perito com o juiz. Diz ainda o presidente do CJ que tinha poderes para, liminarmente, afastar o conselheiro Carrajola Abreu. Facto que se iria traduzir num empate a 3-3 nos processos do FC Porto. Presume-se que Gonçalves Pereira e Costa Amorim iriam juntar os seus votos ao do conselheiro de Viseu Francisco Mendes da Silva. Prevaleceria, então, o voto de qualidade de Gonçalves Pereira, resultando daí a vitória de PC nos recursos que, graças a Carrajola Abreu (!), poderia aproveitar ao FC Porto. Uma leitura simples sobre o caso que renasceu a 4 de Julho, na sede da FPF, apenas confirma que a justiça desportiva é preversa e que está muito longe de ser colegial. Também aqui não são as questões de fundo que importam mas sim as questões emocionais. Aqui chegados, o CJ não tem condições para continuar e o grande imbróglio será conseguir anular as decisões já tomadas. Caso tudo volte à estaca zero, quero rir-me de palanque durante o processo de formação do próximo Conselho de Justiça. Ouvi dizer que há, no Burkina-Faso, advogados estagiários com muita vontade de pegar no assunto.

22 comentários:

Nelson Teixeira disse...

E o acórdão onde os 5 conselheiros fundamentam a sua decisão? Já alguém o viu? As actas eu já li, mas o que eu gostava de ler era mesmo a justificação que os levou a manter o castigo imposto pelo CD da liga.

Anónimo disse...

10-0 para o Boavista e 9-1 para Pinto da Costa em Juristas... e em Juízes?
Esses não contam, pois claro.
Continuas um génio a atirar areia para os olhos, valha-nos que inteligência tens pouca, senão serias um tipo perigoso. Assim és tipo cómico...

Anónimo disse...

Foi o advogado do Paços de ferreira que te disse que ficou 5-0?

Geninho és outro ressabiado

dragao vila pouca disse...

Ó Gordo- lá terão de vir os teus advogados de defesa defender-te - PORQUE NÃO COLOCAS NO BLOG UMA SIMPLES PERGUNTA:- porque é que o Carrajola perante um despacho de não pronúncia de um Juíz, que considera as escutas inválidas para aqueles casos e arrasa completamente a ex-alternadeira -dizendo que prestou falsos testemunhos- manteve o castigo ao Presidente do F.C.Porto?
Não achas estranho ó Gordo?
Não, não achas, porque tu dás uma no cravo e outra na ferradura, queres agradar a todos ao mesmo tempo. É típico dos cínicos, dos hipócritas, mas é o teu estilo.
Pobre Gordo!...

Anónimo disse...

Os 'acordãos', foram desviados pelo "chimpanzé" e estão escondidos junto à bandeira do Paços de Ferreira!

Anónimo disse...

"Modelo actual está falido e a solução passa pela criação de uma estrutura disciplinar suprafederativa"

In JN

Anónimo disse...

Juristas!!! 9-1 e 10-0!!! Isto sim é jornalismo anti-porto ou pró-benfica. Gajos como tu é que nos dão força, para vos derrotar. Gostaste das derrotas do ano passado, gostaste? Olha que os vossos juristas nada podem fazer em campo...

Anónimo disse...

E a "CLUBITIZAÇÃO da JUSTIÇA" de que fala o RSantos ?!

MAISKEMALUKO disse...

Este Magricela do lagartixa de bila pouco, parece as pilhas Duracel, tecla, tecla e escreve sempre o mesmo, porque nao respondes a uma pergunta:
ANTES DE SER ALTERNADEIRA O QUE LHE CHAMAVAS ? - Esqueces que te babaste todo quando o Flatulento se fez acompanhar da dita cuja, numa visita ao Vaticano, ou quando daquelas cenas com os makakos.
Estas esquecido quando a tratavas por Dona Carolina e a bajulavas.
E tipico dos cinicos e hipocritas mas e o teu estilo.
Pobre MAGRICELA !!!!

Anónimo disse...

Dragon, dragon !!! Continuas feio, porco e mau e ainda por cima gostas de ser corrupto.
ZdC.

Satiricon disse...

Se anda muita gente a falar de futebol sem perceber nada de futebol, não me admira que essa "mesma gente" fale de Direito sem perceber nada de Direito.
Tanto a CDL como o CJ é que fizeram um julgamento à Burkina-Faso ou Zimbabwé, porque desprezaram, arbitrariamente, um outro "direito", o direito à democracia!!!
Não se pode julgar ninguém sem direito a defesa nem condenar sem provas!!! Não basta dizer que houve delito, é preciso prová-lo!
Em terra de cegos e ressabiados, em nome da clubite, assassina-se o melhor espectáculo do mundo!

Anónimo disse...

E o Mugabe de Gondomar tb ñ deveria ser afastado por já ter sido guarda-redes dos porcos e do gondomão?

Anónimo disse...

Não sei porque há gente que ainda perde tempo com este pasquineiro.
Ainda não viram que ele está a soldo do homem dos pneus... para ele a justiça dos tribunais não conta. este é um dos pasquineiros que recebe luvas ao fim do mês para dizer mal das pessoas do norte.
deixem o pobre "coitado".

simon disse...

Comité de Apelo da Uefa decide manter o Porto na Liga dos Campeões. Sic, 13.21

A declaração vai ser anunciada amanhã.

Anónimo disse...

No tempo do Salazar não era 10-0,

Eram 10 juristas e o benfica ganhava 20-0!!

atirador especial disse...

No tempo do Flatulento bastam 4
pareceres
e os corruptos continuam a infectar o futebol portugues !!!!

Anónimo disse...

Cuidado Geninho!! Eles andem aí!! e andavam pela alfandega no dia do sorteio.. atenção! quem te avisa teu amigo é..

não te estiques na letra..

nelson carrabcudo disse...

A UEFA devia ter lá um Carrajola, um Carlos quê?, aquele do dito CJ da Liga, assim manuseáveis à Benfica...

Anónimo disse...

Apenas para deixar um comentário:

Compras o Champions League 2008/2009….abres a playstation, inseres o cd na mesma e jogas até fartar….até com podes vir a conseguir ser campeão europeu….com o Aimar e o resto da malta que ainda tá para chegar…

E o 4º lugar ainda não continua a dar acesso à liga dos campeões...

Anónimo disse...

Pequeno Grande Geninho:
Já te viram algumas vezes com o teu filho no bessa...e não entendo como podes estar tão abnegado a defender os 5 do conselho de justiça, o ricardo costa que abre o champagne (quando o porto perde)...fica-te mal. Uma coisa podes ter a certeza, se o fazes por quereres apenas ter o Leixões aqui ao lado....estás muito enganado...

Anónimo disse...

Eugénio,
eu sei que é preciso vender jornais, é sempre giro falar dessas coisas, contar espingardas, quem é pro, quem é contra mas...quem é essa gente toda?

Esperem mais um bocadinho até o outro processo em tribunal ser encerrado (nunca deveria ter sido reaberto).

Mas depois, sei lá, podiam começar o "choradinho" da injustiça, e continuar a condicionar o trabalho das arbitragens. Para já, devo dizer, não está a resultar. Já vamos em «tri»...e o fosso cava-se cada vez mais...

Anónimo disse...

Sentidos pêsames a todos aqueles que contavam ganhar na secretaria o que perderam no campo. E a procissao ainda vai no adro: o que decidirão os tribunais administrativos das escutas em processo disciplinar e essa originalidade de não ouvir uma testemuna que vai ser investigada por perjúrio, reproduzindo as petas que ela enfiou à equipa- maravilha do Pinto Monteiro?