CARINHA LAROCA


Neste nosso Portugal sempre tivemos a mania de copiar o que se faz lá fora. E, na maioria dos casos, a ideia até é boa, pois não é novidade para ninguém constatar que, regra geral, andamos sempre atrasados uns bons 10-20 anos em relação ao que se passa no chamado primeiro mundo. Mas, existem excepções. Por exemplo: aproveitar todas as carinhas larocas que por aí aparecem para as colocar na televisão a fingir que sabem falar, que percebem dos mais variados assuntos e que são apresentadoras/jornalistas/comunicadoras é... um disparate. Cá ou lá fora!

Vem a isto a propósito do recente sorteio da Liga. A jovem que acompanhou Júlio Magalhães na condução do evento disse que correu tudo muito bem. É o que ela pensa. Eu dispensava tiradas notáveis como apelidar a Naval apenas como "1.º de Maio"; ouvir que o FC Porto vai jogar "à Estrela da Amadora" ou ficar a saber que um dos destaques de determinada jornada é o duelo entre "o Braga e o Trofense".

Mas, enfim, se este é o País onde a maioria dos convidados para falar enquanto especialistas de futebol - na televisão, rádio ou jornais - são cineastas, médicos, economistas, políticos, etc, etc, faz sentido que na condução do sorteio da Liga esteja alguém de carinha laroca. O Júlio é que merecia melhor sorte!