AGORA ESTOU AQUI

quarta-feira, julho 09, 2008

CARINHA LAROCA


Neste nosso Portugal sempre tivemos a mania de copiar o que se faz lá fora. E, na maioria dos casos, a ideia até é boa, pois não é novidade para ninguém constatar que, regra geral, andamos sempre atrasados uns bons 10-20 anos em relação ao que se passa no chamado primeiro mundo. Mas, existem excepções. Por exemplo: aproveitar todas as carinhas larocas que por aí aparecem para as colocar na televisão a fingir que sabem falar, que percebem dos mais variados assuntos e que são apresentadoras/jornalistas/comunicadoras é... um disparate. Cá ou lá fora!

Vem a isto a propósito do recente sorteio da Liga. A jovem que acompanhou Júlio Magalhães na condução do evento disse que correu tudo muito bem. É o que ela pensa. Eu dispensava tiradas notáveis como apelidar a Naval apenas como "1.º de Maio"; ouvir que o FC Porto vai jogar "à Estrela da Amadora" ou ficar a saber que um dos destaques de determinada jornada é o duelo entre "o Braga e o Trofense".

Mas, enfim, se este é o País onde a maioria dos convidados para falar enquanto especialistas de futebol - na televisão, rádio ou jornais - são cineastas, médicos, economistas, políticos, etc, etc, faz sentido que na condução do sorteio da Liga esteja alguém de carinha laroca. O Júlio é que merecia melhor sorte!

10 comentários:

galvao99 disse...

Não é so nessa área que a desqualificação é regra e já não é de agora que essa cultura nasceu. Nuns casos para baixar os salários, noutros porque ser especialista começa a ser um óbice e só vem baralhar o que o publico exige que seja simples. O rigôr e a qualidade são valores com estatuto muito baixo em PT. Dêem-nos tetas, bazófia e facilidades.

simon disse...

E esta também tem graça, Eugénio:

"Justiça, dizem eles"
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080708/miguel-sousa-tavares-justica-dizem-eles

Que diz um:

"É pena a UEFA não ter acesso a este artigo..."

Pena, não. Este artigo e a argumentação precisa que o trespassa, como a todos deste homem fino e honesto, não devem passar alheios ao entendimento de quem também premeie a verdade e a busque sobre tudo, sem excepção da UEFA.
Disso se encarreguem os advogados do FC Porto, que para tal o ganham. Se não, mandem lá quem for capaz, com o Miguel fente.
Que até faz rir, esse orelhas, depenado até à morgada, à carola, sem falta aqui dos autores da fita!

Luís Graça disse...

Não vi. Deve ter sido bonito...

Anónimo disse...

Mas porque raio tem que ser mais um portista a fazer o sorteio ? Livra ! o polvo está espalhado por todo o lado. E ainda se queixam da comunicação social ser vermelha.
ZdC.

RC disse...

Acompanha o nível geral do país, sempre a descer...E, de resto, que esperar de um país onde se fazem propositadamente provas de exame incrivelmente fáceis para forçar o aumento do êxito escolar e permitir aos governantes encher a boca a apregoar os magníficos resultados da sua política educativa?...Um dos resultados é este, apresentadores de televisão sem os conhecimentos mínimos e para quem a função é o despacho, profissionais da escrita a escrever com erros ortográficos, gente licenciada a dizer "póssamos", "tênhamos", etc, etc. É, afinal, o Portugal moderno com que nos embalam os demagogos de serviço...nada a estranhar.

Anónimo disse...

E desde quando o Júlio é um entendido!!!,
só se for por usar palas azuis!!!

Anónimo disse...

completamente de acordo! Mas este é o Portugal que temos e não há coragem de mudar!

jBm

Anónimo disse...

Tambem temos "chicos espertos", aldraboes, chulos, vigaristas corruptos, e aquela chusma de percevejos que tem sempre opiniao, mesmo sendo analfabetos, e que sem vergonha povoam este e outros blogs.

simon disse...

Ao contrário aí da maioria dos intervenientes, não me espanto consigo, Avelãs, ante os "horrores" de linguagem que não topo, "como apelidar a Naval apenas como "1.º de Maio"; ouvir que o FC Porto vai jogar "à Estrela da Amadora" ou ficar a saber que um dos destaques de determinada jornada é o duelo entre "o Braga e o Trofense".
Ui, deus ma valha, maria, josé, se na linguagem corrente se usa falar de maneira tão simples, e mais, onde o mal da linguadura em questão?

Mas, ai, diz um, a apoiar, que até foi mal feito estar lá alguém da pala azul, que, pa não destoar, devia galinheira, à força, talvez...

Oh, e não exagerem, pois, que se a "carinha laroca" foi laroca, mesmo (não vi), nem esteve mal, caray, futebol é diversão.

Anónimo disse...

Vejam a vergonhosa reacção de um adepto encarnado á capa do CM de hoje
Aqui: http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=25295.1875

e aqui se entretanto limparem :

http://img53.imageshack.us/img53/8012/orreiodn0.jpg

Que vergonha!