Golo de Van Nistelrooy foi legal

Causou polémica a validação do golo de Van Nistelrooy e o que mais impressionou foi a calma e a certeza do árbitro assistente Stefan Wittberg que com toda a naturalidade validou o golo à Holanda.
Nós, os que temos experiência de arbitragem, procuramos logo saber qual o motivo, pois era de todo quase impossível validar um golo naquela situação cometendo um erro daquele tamanho.
A lei determina que se um jogador defensor sai fora da sua própria linha de baliza de forma a colocar um atacante em posição de fora de jogo deve o árbitro deixar prosseguir a jogada e adverti-lo por comportamento antidesportivo.
Da mesma fora está determinado que se um jogador sair fora do terreno do jogo fortuitamente deve o árbitro deixar prosseguir o jogo.
Existe uma deliberação que se um jogador cair fora do terreno de jogo sem qualquer falta na sequência de uma jogada, deve ser considerado que ficou fora do terreno de jogo involuntariamente e por isso o jogo deve prosseguir, não sendo por isso advertido mas considerado como fazendo parte da jogada
Na jogada em que Panucci caiu fora do terreno de jogo, o arbitro não sabe o motivo e o tempo que o italiano vai ficar caído e é indiferente ter caído dentro do terreno de jogo, dentro da baliza ou fora da linha de baliza (terreno do jogo) só no fim da jogada o arbitro irá certificar-se se há ou não lesão e como Peter Frojdfeldt considerou uma jogada sem qualquer falta deixou prosseguir o jogo e a jogada até ao fim.
É uma situação muita rápida o árbitro tem que deixar prosseguir o jogo e o jogador tem que tentar levantar-se e neste caso os colegas de equipa têm que se precaverem de ter um colega no chão e a equipa de arbitragem não pode naquele momento certificar-se de que o jogador está lesionado, pois como sabemos por vezes os jogadores estão no chão e nada têm.
Assim sendo a Lei determina que se considere este lance como fortuito e por isso Panucci coloca em jogo Nistereloy e o golo deve ser validado conforme o foi.