AGORA ESTOU AQUI

quarta-feira, junho 04, 2008

EXCLUÍDO

É, até ver, a grande "sentença" do Apito Dourado: FC Porto excluído das competições europeias. A história é conhecida, não vale a pena acrescentar mais pontos. Os casos em apreço passaram por diversas instâncias: foram investigados pela PJ, a PJ mandou-os para o MP, o MP (Carlos Teixeira) encontrou indícios criminais, o DIAP do Porto não encontrou indícios suficientes e arquivou, a equipa de Maria José Morgado ouviu Carolina Salgado e reabriu os casos, Pinto da Costa foi acusado, requereu abertura de instrução nos casos dos jogos FC Porto-Beira-Mar e FC Porto-Estrela, o primeiro já teve pronúncia para julgamento o segundo aguarda decisão instrutória, a Comissão Disciplinar da Liga analisou os dois casos e achou que houve tentativa de corrupção, puniu, o FC Porto não recorreu da sua pena, a UEFA puniu. Um longo caminho até aqui chegarmos. Se é que chegamos ao fim...
Esta não é uma hora de júbilo para ninguém mas para aqueles que andaram no terreno e que até arriscaram o pescoço por "isto"...é a hora de dar por compensados todos os esforços.

PS - Um aviso: as ameaças entretanto aqui chegadas serão levadas em devida conta!

14 comentários:

Anónimo disse...

Amen!

Abraço daqueles

Miguel Pedro disse...

É uma vergonha o saque que a capital do império está a fazer ao resto do país.

Este é apenas mais um caso para entreter seis milhões de eleitores em tempo de grande crise. Afinal 2 milénos de história não são nada. Dai-lhes circo quando falta o pão e eles ficam sossegadinhos.

Afina Sócrates é romano.

tiago disse...

é mesmo isso. todos percebemos que isto é a ponta do iceberg e para darem com ela foi preciso haver muitos investigadores com tomates, principalmente, na cidade do porto-que-mais-parece-palermo...

é verdade que cairão recursos, movimentar-se-ão influências, mas está na hora de dar os parabéns a quem faz um trabalho invisel e que colocou a cabeça no cepo...

http://footballdependent.blogspot.com

GeracaoBenfica disse...

FCP MESMO FORA.
Nada que eu nao tivesse avisado até suportado no post do Blog da Bola...

http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/06/eu-avisei.html

Agora... quanto ao recurso, o FCP tem possibilidades de o ganhar, porque tem pessoas na comissão de apelo.

Contudo, seria inédito haver regressao da decisão da primeira instancia. MAIS: Seria um abrir de precedente face a temas como a corrupção.

VEREMOS

Anónimo disse...

não há rapazes bons


o padre américo disse não haver rapazes maus. eu acrescentaria: nem bons!
no mundo futebol como na vida podem-se fazer uma série de asneiras.
menos ser visto - e ouvido - a fazê-las!
já nos meus tempos de adolescente as coisas aconteciam da mesma maneira. havia sempre uns que, por não estarem na mira dos professores, por maior velocidade de pernas, ou de raciocínio, conseguiam saír da 'cena do crime', enquanto outros, mais lentos, sem a fama de meninos 'bonitos', eram agarrados.
sobre o castigo aplicado pela 'uefa' (e, a montante, pelo 'cd' da 'liga') ao 'fc do porto' tenho uma leitura semelhante: a equipa portista foi 'apanhada'; muitas outras, simplesmente, não o foram!
para já quero dizer que não tenho qualquer dificuldade em concordar com algumas das convicções, partilhadas por muitos, que têm envolvido este processo.
nomeadamente: (1) a direcção do 'fc do porto', particularmente o seu presidente, encontrou-se com árbitros na véspera de um jogo e não foi só para tomar um 'cafezinho'; (2) a direcção do 'fc do porto' mandou 'fruta', da boa, para os braços de uma equipa de arbitragem no sentido de obter vantagens imediatas e ou futuras; (3) tudo o que se prende com o testemunho directo de carolina salgado, é altamente discutível, podendo ser verdade ou uma rotunda e vingativa mentira.
voltando à parábola do 'menino que nunca era apanhado', quero crer que mandar 'fruta', pagar cafés antecedidos de lautos almoços, oferecer 'bomboms' ou serviços da vista alegre, férias pagas e outras delicadezas para os árbitros, sempre foi, até há poucos anos, prática corrente seguida por TODOS!
falar com eles, directa ou indirectamente, em casa, no restaurante ou no meio da rua, tentando ganhar simpatias futuras, TODOS o fizeram.
o que aconteceu neste caso, como a alguns dos meninos mais azarados, foi que um foi apanhado, os outros não.
o resto desta história serão os tecnicalismos jurídicos a serem derimidos até à exaustão, por poucos especialistas e muitos...papagaios; mais os juízos de valor sobre o 'mérito' do 'benfica' no seu acesso à 'liga dos campeões'...
para estancar a 'fileira' noticiosa que se irá seguir, só a campanha da selecção nacional no 'europeu' nos poderá valer.
a nós e ao futebol.
Do blog ABoronha

Anónimo disse...

"Clubismos à parte - ok, assumo o meu: Benfica!"

Geninho, regaste bem o bacalhau que comeste ao almoço, e não deve ter sido com azeite!

R.

cubillas disse...

"seria inédito haver regressao da decisão da primeira instancia. MAIS: Seria um abrir de precedente face a temas como a corrupção."

LOL, com que base é que este cromo diz isto???
falas de o FCP "ter pessoas" na comissão de apelo??? logo vocês, que têm pessoas semeadas na liga, FPF e tribunais para fazerem todas as manobras sujas e tentarem destruir o Tricampeão????
LOLOLOLOL.... só rir!!

Claro que nos vamos safar no recurso, mas é porque temos a razão do nosso lado. Mai' nada. E aí quero ver o que é que vocês vão dizer da "justiça da UEFA" que agora tomam como modelo.

Anónimo disse...

O ultimo paragrafo è para RIR ?!

Anónimo disse...

É triste que as vigarices apenas sejam penalizadas no estrangeiro. Em Portugal não se faz justiça!!!
Ainda gostava de ouvir o secretário de estado tão preocupado com a verdade desportiva no caso Nuno Assis e, que agora, permanece calado e até diz que não tem nada a ver com isto. Mas será que a corrupção desportiva não preocupa o dito secretário de estado??

Anónimo disse...

Corruptos fora. A Europa desportiva está mais limpa.

Anónimo disse...

Força Eugénio...
O 'FUTEBOL' ESTÁ CTG!!!
SEM MEDO DESSES ANIMAIS!!E SE TE AMEAÇAREM...FAZ QUEIXA A POLICIA E PUBLICA AQUI NO NOSSO ESPAÇO QUE NOS TRATASMOS LHES DA SAUDE!

ABRAÇO

Anónimo disse...

O triunfo dos porcos e dos jornalistas assalariados.

johny disse...

Mas esta é a história dos "inquisidores" de sempre, prepotentes e velhacos.

Portugal no seu melhor, de procuradoras a romancistas e fitas da treta, sem deixar funcionários do CD da Liga e da FPF, unidos na raiva despeitada do Benfica.

E eu estou certo que de ora em diante não mais se pensará um benfiquista que não se diga, hei, cuidado, há ali bufo!

E isto além de feio é, sintomaticamente, muito triste.

Porque o bufo joga, mais que tudo, sobre a força da intriga, da calúnia e do boato, para esconder o quanto é fraco. Ou pensam que as folhas da manha são de graça?...

Ora, isto dá que pensar, visto como a inveja é endémica da nossa história, diz o filósofo, que não se espanta de a falta de carácter também grassar as instituições, como um polvo.

Mas em quem já se vai confiar, senhores, se até o poder se enquadra a Sul nesta conspiração pidesca contra o Porto e PdaC, a lembrar tempos que se envergonhariam deste, atinando às circunstâncias?

Triste é inveja! Nhm?! Nmh?!

atirador especial disse...

Pois... quando não existem argumentos lá vem o insulto e as ameaças, como este comentador que exala triunfo por todos os poros.