AGORA ESTOU AQUI

quinta-feira, maio 01, 2008

VÓMITOS JORNALÍSTICOS


Após 32 sessões do julgamento do processo originário do Apito Dourado - um marco na história do futebol português e quiçá da nossa justiça -, a cobertura jornalística do mesmo vem provar que há jornalistas e pés de microfone. Os jornais, com mais ou menos espaço, continuam a fazer uma cobertura em permanência, apostando em jornalistas "residentes" e numa informação plena. As rádios e as televisões aparecem por Gondomar de vez em quando, quando pressentem um pico noticioso. A Sport-Tv, presume-se que uma estação televisiva em desporto, foi vista por ali 3 ou 4 vezes. Preguiça e incompetência? Quero acreditar que sim. Repara-se no jornal das 24 da SIC Notícias, falso paradigma de jornalista televisivo que debita debates e enlatados da CBS: um tédio, com aquele tipo que apresentava o Jornalinho e uma revista de imprensa anedótica com destaque sempre para um "jornal" chamado "Notícias da Manhã". Infelizmente confunde-se jornalismo com televisão e, mais grave, valoriza-se esse acompanhamento diletante da actualidade feito pelas redacções das estações televisivas, com base nas notícias dos jornais do dia e na agenda dos políticos. Uma pobreza franciscana onde o sonho de todos os "jornalistas" continua a ser o de se transformarem em "programadores" ou animadores de programas televisivas. Acredite quem quiser. Eu vomito-os.

5 comentários:

ricardo disse...

Ó Eugénio, eu não pago 20 e tal euros por mês para que a SportTv me mostre julgamentos que têm a sua origem em livros escritos por putas (e pela Carolina Salgado também), ok?

Anónimo disse...

concordo plenamente com o facto de o jornalismo de televisão ser hoje uma cópia das notícias dos jornais do dia... (quando devia dar as notícias do momento)!

Mas os jornalistas dos jornais não estão isentos... aonde está o jornalismo de investigação? São as notícias da Lusa sem desenvolvimento, são os fait divers que poderiam sair em qualquer dia da semana ou do Mês...

mosquito disse...

Oh Ricardo!
O problema não está nas putas. Está no Presidente de clube desportivo que recorreu às putas.
E isso tem interesse jornalístico!

Ou a Sportv só encontrou interesse jornalístico quando interessou ao Joaquim Oliveira deitar abaixo o Vale e Azevedo!?

Anónimo disse...

"ou animadores de programas televisivas", destas o corrector ortográfico não corrige.

Anónimo disse...

Vai por ai uma grande inveja, parece-me. Em vez de estar "à seca" à porta do centro de estágios, ou à chuva à espera das novas testemunhas do Apito Dourado, querias era estar no estúdio, bem ao quentinho, a fazer a tal figura, em vez de seres "residente" onde não queres...

SportTV? é um canal de desporto, sim senhor. Apito Dourado...hoje já ninguém tem dúvidas que se trata de um processo político. O que é que isso tem a ver com desporto? Além do mais...eram mais uns para o circo. E o circo já está bem fornecido de palhaços.