AGORA ESTOU AQUI

sábado, maio 10, 2008

O DIA DA INFÂMIA OU O DIA DA JUSTIÇA?

Diga-se o que se disser, uma coisa é certa: nada será como dantes.

Desenvolvendo: Ricardo Costa, o jovem presidente da Comissão Disciplinar da Liga, foi bem explícito quando disse hoje que as punições só se ficaram por aqui porque o regulamento disciplinar da Liga, obra desse arauto da verdade que dá pelo nome de José Guilherme Aguiar, tem buracos por onde muitos podem fugir, apesar de manifestos comportamentos graves não só do ponto de vista da ética desportiva. Um regulamento que, curiosamente, aplica para os árbitros penas de corrupção desportivo sem que seja necessário provar que houve adulteração, in sito, da verdade desportiva enquanto para os dirigentes, e por consequência para os clubes, obriga a que tal seja demonstrado, o que, como se sabe, é muito difícil. Maria José Morgado já disse, num dos seus despachos de reabertura de processo do Apito Dourado, que o nexo de causalidade é o que menos importa e que os factos falam por si (ou as escutas). Vamos lá ver agora se a CD da Liga tem a coragem para alterar o RD da Liga, passando toda a gente a comer pela mesma medida. Ou será que os patrões dos nossos clubes começam a perceber que com Ricardo Costa e Hermínio Loureiro não vão lá? Lá, lá, lá...

31 comentários:

Coluna D'Águias Gloriosas disse...

será?

o que é certo é que os 16 campeonatos do pinto da costa já ninguém lhos tira

e desses 16 houve algum que não teve fruta mais café com leite?

fernando santos disse...

Os sócios do Boavista deviam era de invadir a casa do major, ali na Marechal Gomes da Costa.
Afinal, ele e o filho é que foram os grandes responsáveis por a imagem do clube andar na lama.

Anónimo disse...

Coluna das águias sem glória então o vosso unico titulo da década ganho no jogo com o EstorilVeiga no Algarve? cuidado!! ainda não prescreveu.

PPA disse...

Será que aos 35 anos fiquei senil?

Confesso que hoje tive uma grande surpresa!
Neste momento ainda estou um bocado chocado por ver a personificação da tristeza em figuras como o Manuel do Laço, que coitado está a sofrer tanto, sem que “meia dúzia” de Boavisteiros verdadeiros vão ter com os 2 principais “coveiros” e os levem literalmente arrastados ao “pelourinho”.
Estou chocado, pois em criança “fiz” 4 campeonatos no Bessa pela mão do já falecido Senhor meu Tio; e vejo que provavelmente o clube acabará.
Mas esta situação do Boavista só mostra que estamos em Portugal, ou seja:
- Quem rouba uma maçã vai preso… quem rouba um banco fica impune.
Vamos então para o caso do FCP, onde muito terei a dizer nomeadamente quanto à altura em que aparecem os castigos, aos castigos em si (ridículos e sem efeitos práticos), aos regulamentos disciplinares em vigor (nomeadamente ao modo como foram “cozinhados” para garantirem impunidade) e ao que neste momento me faz vir aqui escrever: TIVE HOJE UMA GRANDE SURPRESA!
A surpresa advém do facto, de nunca na minha vida imaginar (apesar de o conhecer tão bem) que o Sr. Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa fosse capaz da cobardia de aceitar o castigo pontual (que nesta altura não tem qualquer efeito) sem exercer o respectivo direito de defesa; o que quer dizer que se assume a culpa, que se assume como corrupto!
O que quer dizer que o clube ficará para sempre legitimamente rotulado com um grande carimbo de corrupção na testa, perdendo qualquer credibilidade ou mérito que pudesse ter.
Preocupante será os “90%” de fanatizados desse clube continuarem a não ver as coisas como elas são, preferindo a habitual cegueira e indo de imediato acender mais uma velinha ao Papa, consoladinhos da vida com mais um qualquer título desportivo.
Confesso que foi a 2ª vez na vida que Pinto da Costa me surpreendeu, pois também nunca pensei que um dia fosse capaz de meter dentro de casa uma das suas “amigas”.
Com grande pena minha, Portugal volta hoje a ter novamente apenas 2 grandes clubes, após um período de 30 anos onde se teve a ilusão de serem 3.
Como consolo, tenho o facto da “minha luta” de 30 anos passar agora a ser legitimada, não podendo ser ridicularizada e confundida com frustração desportiva; tal como aconteceu ao Dr. Dias da Cunha.

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Anónimo disse...

Ó pilastra de milhafres ressabiados, a julgar pelo campeonato desta época é bem provável que todos os 16 sejam bem mais limpos que o campeonato da vergonha ganho no estádio do Algarve. Sabes ao que me refiro, não sabes? O tal que foi movido a Hélio!

GM disse...

Claro que já não interessa provar nada. Deve ter sido um dia feliz para ti Eugénio. O que interessa é satisfazer esses anti portistas que pululam por Portugal fora e esquecer outros casos como o Estorilgate. Digo-te mais Eugenio, tu q supostamente sabes tanto, até admira como nunca falas desse caso nem falas das escolhas dos arbitros pelo LFV, nem as compras de jogadores a clubes adversarios em alturas no minimo suspeitas. Para ti so te digo isto, o fisioterapeuta do Estoril na epoca do Estorilgate, é meu amigo de infância e benfiquista de gema. Ele sabe bem o que se passou nesse jogo, assim como todos nós sabemos, é o expoente máximo do branqueamento do q se passa neste pais. Alguem se deu ao trabalho de investigar as informações contidas no dossier "Tu, Luis"? No minimo, merecia investigação, no mínimo!! Estas contente com a decisão do moço de recados ou benfiquista do norte? Estas contente com o encontro entre Herminio Loureiro e LFV num hotel poucos dias antes desta decisao ser tomada? Estas contente com o facto da Mize Morgado ser esposa do Saldanha Sanchez, fiscalista de empresas do LFV? Pq é q será que quem decide tem sempre as suas ligações a LFV? Pq será q alguns casos são branqueados e abafados e outros exponenciados em termos de gravidade e decididos como se não houve margem para dúvidas contando c o testemunho da inqualificavel Carolina Salgado e da sempre "isenta" Leonor Pinhão? Curiosamente não te vejo a publicar estas questões nem tão pouco a levantá-las. Anda a carneiragem toda contente, todos juntos num rebanho onde LFV é o pastor, Mizé, Hermínio, e Ricardo Costa os cães de guarda. Tão lindo que isto é!!!

João Português disse...

O que o Geninho não fala, porque assim não lhe convem, é o facto de este ser um processo direccionado.
As escutas, como diz Mª J. Morgado (antigamente conhecida por Mizé Tung), falam por si, não sendo portanto necessário estabelecer nexo de causalidade. Ora, por este resplandecente raciocínio, LFV, Veiga, entre outros quando tergiversavam amigavelmente com o Major (agora elevado a criminoso-mor do Reino) Loureiro, acerca de árbitros que interessavam, ou com perfis mais "adequados" para apitar jogos do encarnado emblema, estariam em código a falar da telenovela do dia anterior, e não queriam que ninguém percebesse.

Ouça Eugénio, faça um favor à lógica (não à da batata pois nessa V. é doutorado), e veja se consegue ser sério no que diz.
É certo que o futebol português é um pocilga. Sempre foi.
Estes senhores foram punidos. E muito bem.
Agora, não vamos ser "anjinhos", e comer como puros e impolutos, certos dirigentes que subiram a pulso, sem se saber muito bem como.
Já ponderou alguma vez, como é que LFV, que nada tinha, está no Top-50 dos mais ricos em Portugal.
Terá sido a vender pneus?
Se sim, os pneus que vendia seriam especiais?
É possível...!

GeracaoBenfica disse...

É FUNDAMENTAL MUDAR OS REGULAMENTOS E REVER AS PENAS DE SEGUIDA. ESTA IMPUNIDADE NAO PODE CONTINUAR:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/05/o-homem-das-decises.html


GERACAOBENFICA
http://geracaobenfica.blogspot.com

Benfica Eagle disse...

O Mundo já sabe.

"Apito Final no Mundo"
http://forumbenfica.blogspot.com/2008/05/apito-final-no-mundo.html

Viriato de Matos disse...

Eu que julgava que Hermínio Loureiro era apenas mais um, aqui reconheço que me vai ficar marcado como um daqueles que quis iniciar um 25 de Abril no Futebol.

Um dos nossos problemas é não admitir a descida de um dos chamados 3 grandes. É por demais evidente que o FC Porto fez nos últimos anos o suficiente para ir para os regionais mas ninguém 'os tem no sítio'. Ou talvez alguém já os tenha.

Sendo adepto do Benfica não tenho problema em admitir a descida de divisão do meu clube se realmente se provasse práticas de corrupção. Admito que o tenha feito noutras épocas quando não havia sociedades de informação a tornar públicos certos comportamentos mas não é justo que porque um não foi punido nos anos 70 que outro não o seja agora. Que acabe a impunidade. Para todos.

As escutas são tão evidentes e tão óbvias que nem deveria ser preciso julgamento.

Este foi um grande dia para o futebol Portugûes.

geronius disse...

Ou como nos idos da kukluxklan os pretos já eram, à partida, fodidos pelos juízes e jurados brancos do sistema faccioso de despeito e imbejas das galinhas e lagartos de Lisboa.

Enquanto ao lado, na auto-estradas e obra do poder progredia a corrupção.

Nelson Carvalho disse...

E quem aprovou o regulamento disciplinar da Liga? Foi o guilherme Aguiar? ou foram os Clubes?

Cuidadinho com as falacias.

dragao vila pouca disse...

Porque ainda tenho algum respeito por ti e pelo melindre da situação, não vou comentar.
Mas eu tenho memória e sei o que escreveste em Outubro.

aNNóNNimo disse...

Estes adeptos do fcp são um espanto!
Que é que não terão percebido no debitar de palavras do "Padrinho" siciliano...!
A Camorra aceitou tácitamente que cometeu o crime e o "prémio" da Liga.
Que carneirada!!!

Anónimo disse...

Encontrei este "artigo" na net, que julgo interessante:


A dois dias de terminar o campeonato de 2007/08, os argumentistas do Apito Final conseguiram o impensável. Agradar a Gregos e a Troianos. Nem em novelas se idealizam finais tão perfeitos. Senão vejamos.

1. A nação benfiquista regozija

E consegue finalmente alguma alegria numa época tão cinzenta. Afinal Portugal é um país justo. O Pinto da Costa é corrupto.

Não interessa que os tribunais civis decidam o contrário. Não interessa que mesmo a própria justiça desportiva o venha a ilibar no futuro. O que interessa é agora e o agora está muito necessitado de boas novidades, mesmo que estas nada tenham a ver com o Benfica.

2. O FC Porto aceita sereno a retirada de 6 pontos

Numa época em que a retirada de pontos é indiferente seria contraproducente recorrer dentro dos controlados orgãos desportivos que temos. O verdadeiro recurso teria de ser levado para tribunais civis irritando a UEFA e colocando o futebol português em risco de retaliações. E aqui sim o FC Porto seria o clube mais prejudicado. Nem clube nem adeptos conseguem já imaginar o que é não participar na competição que junta anualmente os 32 clubes mais fortes da Europa.

Não recorrer é a decisão mais inteligente para o clube.
Não recorrer é a decisão que não compromete nem o presente nem o futuro.

3. SAD portista mantém a confiança no Pinto da Costa

Outra coisa não seria de esperar. As SAD visam a maximização do lucro e esta decisão é soberba. Não só não se feriram os interesses da SAD como se eliminou a incerteza que pairava sobre as acções.

O pior que existe para as acções de uma empresa cotada em bolsa é a incerteza. Como dizia um meu professor, "para o papel cotado, mais vale um adversidade consumada hoje do que um potencial mal menor amanhã". Neste caso, nem adversidade hoje nem incerteza amanhã. É mesmo expectável que se venha a assistir a uma valorização das acções no curto prazo.

4. E finalmente, Pinto da Costa livre para defender o seu nome

Como dirigente desportivo, nada mudou. Se alguém tinha dúvidas, o seu "não vamos mudar por nada, a gestão do clube em nada será alterada" dá uma pista sobre quem continuará a gerir o clube.

Mas com muito mais alcance e deveras muito mais importante, como cidadão, Pinto da Costa pode levar o recurso a qualquer tribunal sem colocar em risco o clube.

Aqui reside a força do FC Porto. O seu presidente chamou a si a defesa do nome do FC Porto com total liberdade para a defender fora do eixo viciado da LPFP e com o clube a salvo de qualquer retaliação.

Não é fácil ser o personagem principal de todos os Apitos à excepção do encarnado - principal não porque seja o mais visado nos processos, não porque tenha efectivamente corrompido o sistema, mas porque matou "o sistema" e instituiu um novo status quo com o "Glorioso" o "Grande", etc. arredado da ribalta. Mas mais uma vez Pinto da Costa provou ser um exímio estrategista.

Nem mesmo os intelectuais da bola viram esta a chegar!
Este desfecho só pode ter sido combinado.

IN FUTEBOLAR

Offline

Carlos Filipe disse...

Quem lê os palhaços como o Eugênio e o séquito de anti-portistas que andam com os pitos aos saltos, até parece que a CD da Liga é um tribunal ,composto por juízes de carreira independentes.

Estes homens foram propostos para lugares, não são juízes e muito menos independentes. Venha a Justiça a sério que não é destes pseudo-tribuanais.

Por alguma razão o Presidente do 4º classificado que comprou testemunhas para o apito ser reaberto depois de ter sido arquivado (aí sim por magistrados isentos) foi visto num hotel com o insuspeito Presidente da Liga, na tal cena em que agrediu jornalistas e atirou um microfone de um jornalista ao chão.

Onde estavas tu nessa altura para postar com a cagança que te caracteriza Geninho? A bater mais uma ?

Chupem o Tri cambada de ressabiados.

Anónimo disse...

É em campo que se prova quem é melhor.
E em 2003/2004 o FCP foi de longe (tipo a anos luz de distância) a melhor equipa de Portugal e da Europa.
Foi campeão europeu, teve seis jogadores na equipa do ano da uefa.
E no jogo Beira Mar- FCP entrou em campo já campeão.
Se queriam provar que o FCP é corrupto ( e atenção que não estou a dizer que é ou que não é) não poderiam ter sido mais infelizes nos jogos que resolveram "pegar".
...Pois, se calhar não tinham outros e por onde pegar e foi o que se arranjou.
O FCP não vai recorrer da decisão porque recorrer desta decisão é um acto de gestão estúpido. Perder 6 pontos este ano não belisca. Os "justiceiros" bem gostariam de começar o próximo campeonato com 6 pontos de avanço. Tiveram azar.

Só para lembrar em 99/2000 o Sporting foi campeão após 18 ou 19 anos sem ganhar campeonatos, num ano em que o FCP foi roubado em campomaior numa celebre arbitragem do Sr. Bruno Paixão que custou o titulo ao Porto.
Em 2004/2005 o Sr. LFV disse que era mais importante ter as pessoas certas na LIGA do que jogadores em campo. O estoril abriu as perninhas no celebre jogo do algarve. ALguem acredita em coincidências?

pardal disse...

Oh, corrupto és tu, ó ppa, cu roto, além de papagaio, despeitado de a pena te parecer ainda pouca, galinhola destemprada, seu parolo!

Ou lá por que a rede cozinhada de bufos é grande, justa é a sentença por força?

Cagar neles, centralistas e assim na inveja dos cucos.

PPA disse...

Para o inteligente anónimo que fala em Campomaior:

Vamos ser rigorosos.

1º O Sporting esteve 17 campeonatos sem ganhar, fez a festa em 1982 e voltou a fazer em 2000, 18 anos depois; mas sem ganhar foram 17 anos. O FCP é que esteve 19 anos a seco, depois de ganhar o campeonato do Calabote.

2º Esse campeonato foi ganho com 4 pontos de avanço, e não 1, 2 ou mesmo 3 pontos.
Mesmo que some 3 pontos de Campomaior, temos pena, mas não conta.
O FCP pode ter sido prejudicado por Bruno Paixão não marcar faltas sobre o Jardel, que até uma bofetada levou; mas e o soco que o mesmo Jardel deu na barriga e um jogador do Campomaiorense?

Seria melhor colocarmos a culpa num empate cedido em Faro (3-3) depois de estarem a ganhar por 1-3; ou melhor ainda: à grande assistência de Secretário para ACOSTA em Alvalade!

3º Quanto a 2003/2004:
O FCP não era NADA campeão, pois com 4 jornadas para disputar havia ainda 12 pontos em jogo.
A classificação estava assim:
FCP 75
SCP 70
SLB 64

Se o inteligente não sabe fazer contas, então é assim:
75-70 = 5 pontos
5 pontos para 12, ainda faltam 7 pontos.

Aliás o FCP só ganhou esse campeonato a 2 jornadas do fim, ao vencer nas Antas o Alverca por 1-0 com um golo de Bosingwa aos 49 minutos.

4º A justeza dos campeões!
A maior injustiça foi o Sporting em 2004/2005 não ganhar o campeonato e a Taça UEFA.

Justo deve ser o Sporting perdder um campeonato por causa do paços de Ferrreira meter um golo de Raquete em Alvalade!

Anónimo disse...

Viva Portugal. Acabou-se a fome. Já todos podeemos ficar descansados. O Pinto da Costa foi castigado. Era isto que as morGADO e as salGADO queriam. Isto é um país de medíocres. É por estas e por outras que sempre nos meus sessenta anos desejei que a SELECÇÃO perdesse. Nunca na minha vida vi a "nossa" selecção, pois é a equipa dos invejosos. Somos um país em que quem não é de LISBOA não pode singrar na vida. Corri este país de lés a lés a ver futebol e agora estou convicto de que a corrup´~ao exisre mas ao nivel do "jornalismo" pois esses pasquineiros como o autor deste blog se vendem por jantares e almoços para derrubar quem não lhes liga nenhuma. Uma cpoisa para terminar TUDO O QUE PINTO DA COSTA TENHA FEITO, FOI MUITO POUCO PARA O QUE OS PORTISTAS SOFRERAM DURANTE DEZANOVE ANOS.

Vitor disse...

Sou portista.O meu clube foi punido pelos actos que cometeu.O presidente do meu clube tambem e se calhar nos tribunais civis tambem há-de ser punido,digo mais,se a Maria Morgado conseguir provar que houve marosca,puna-se exemplarmente,este é para os portistas ponto de honra.Mas caros senhores o pior ainda não chegou,leiam bem,o pior está para vir,pois o presidente do meu clube sabe coisas demais e se há algum que acredite que os presidentes de outros clubes são todos santos e com asinhas que se desenganem . Vai ser bonito,vai.

PPA disse...

Estão desesperadinhos...

Anónimo disse...

Ó PPA deves tar esquecido que em 99/2000 as equipas chegaram à ultima jornada separadas por 1 ponto. Ora se o Porto não tivesse sido espoliado em campo maior chegava à ultima jornada com 2 pontos de avanço. E isso queres acredites no pai natal ou não iria fazer toda a diferença.
E para aqueles que ainda julgam que o FCP é regional visitem http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_Nacional_de_T%C3%ADtulos

Vai de Mota disse...

Vitor, vamos a isso.

O problema é que podem não sobrar muitos...

Anónimo disse...

Aos comedores de palha da Rua Escura:

Está provado que o FCP, por força dos dirigentes dos últimos 26 anos
é um clube corrupto.

Ainda não foi desta que foi para o andar de baixo, por força de regulamentos fabricados por um servil serrabeco de toga, aprovados
pelos clubes, corrompidos com empréstimos envenenados de jogadores e chantageados com descidas de divisão, se não alinhassem.

Mas isto foi apenas em 1ª instância

Quando for julgado o caso Nacional-
Benfica, veremos se a decisão é a
mesma.

Entretanto e embora no CJ da FPF
haja "gentinha amiga", também não
é aí que o processo se esgota.

Isto vai abrir caminho a vasculhar-se o vosso obscuro passado (para o
país, muito claro) nos ultimos 20
anos e nessa altura a prisão dos
culpados e a extinção da agremiação
será o menor dos males.

Entretanto vão comendo a palha,
correndo atrás da cenoura e divirtam-se na vossa boçalidade
intrinseca com os "calabotes" e
"estorilgates" com que vos preencheram o vazio que têm por cima do pescoço.

No fundo, vocês são dignos de pena,
mais pena que o "Manel do Laço",
porque ao menos esse é um Homem
Bom e genuino.

marina disse...

o ppa,
sabe-se agora,
da torre do tombo
dos ratos, é a puta
parida antes de
tempo, quando
o cunha
ainda governava o grémio
da relva e orelhas já bufava
aos ventos da encarnada inveja.

Num desaforo.

PPA disse...

Se, se, se...

Pelo facto do FCP ter sido prejudicado em Campomaior, não é lícito pensar-se que obrigatóriamente perdia o jogo!

Mais se o FCP entra com 1 ponto na última jornada, também o Sporting entrou com 4 na penúltima antes de perder com o SLB em Alvalade (Livre de Sabry); quem nos garante que não empatava ou ganhava o jogo se a situação pontual fosse diferente?

Volto a repisar, os 2 momentos em que o FCP perde o campeonato são em FARO, depois de consentir um empate a 3-3 após ter tido uma vantagem de 1-3; e quando o Secretário assiste ACOSTA para o 2-0 em Alvalade.

Anónimo disse...

- Foi o dia da JUSTIÇA !!!!!!! Mas pouca .... muita pouca Justiça ... e os outros corruptos e corruptores??!!!!

szé disse...

o ppa
parece
repetitivo
o cunha
tontinho

Anónimo disse...

Ó Géninho diz lá quem coloca Lagostas ao intervalo na cabine dos árbitros, tu sabes. Géninho, diz lá quem se encontra em hoteis com os tubarões do futebol, também sabes. Até conheces alguns gajos do Estoril e sabes como o maior escandalo do futebol português foi abafado. Mas não fales muito pois se o Major se lembra de abrir a boca toda, não há jornalista, árbitro, presidente de clube, politico, juiz, que tenha sítio onde se esconder.

Anónimo disse...

Não há dúvidas, O MUNDO ESTÁ LOUCO!!!
Pressões e corrupções só foram encontradas na cidade do Porto, o resto do país está virgem!!!
Andam a brincar com o Zé Pagode, ou seja, num país em que vale tudo ou quase, a única coisa que merece que se aponte toda a artilharia é o famoso apito, é disto que vivem os portugueses? QUE POVO DE MERDA!!!
AINDA SE QUEIXAM DA VIDA QUE LEVAM!!!