Fazer cumprir horário dos jogos


Falta uma jornada para terminarem as duas competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
As nomeações da Comissão de Arbitragem vão ter em consideração os vários jogos em que vai estar em disputa o acesso à Liga dos Campeões, a despromoção e a promoção. No aconselhável diálogo e interligação existente entre o presidente Vítor Pereira e os árbitros, era aconselhável focar um dos aspectos que nesta altura dá credibilidade à competição o início dos jogos à hora marcada.
A organização, em termos regulamentares, já promove o início dos jogos à mesma hora. Ao longo do campeonato, porém, verificou-se que mais de 90 % dos jogos não começaram à hora marcada. Nesta última jornada, chegou-se ao ponto de existir uma diferença de oito minutos entre o início dos jogos Paços de Ferreira-Sporting e Belenenses-Guimarães e de cinco minutos entre a partida na Capital do Móvel e o Estrela-Benfica.
Sendo a Comissão de Arbitragem liderada por um experiente árbitro em competições da UEFA e FIFA, era importante planear uma forma uniforme de iniciar todos os jogos à hora marcada na próxima época, à semelhança do que acontece nas provas UEFA.
Nem que, em consonância com a Comissão Disciplinar, se proponha a aplicação de multas pesadas pelos atrasos, a exemplo do que já se pratica nas provas da pela Federação Portuguesa de Futebol.
E, já agora, estas multas poderiam reverter a favor dos diversos Núcleos de Árbitros de Futebol espalhados pelo país, de acordo com um protocolo a assinar com a Liga de Clubes, que ministram formação nas suas instalações a árbitros de outros campeonatos que um dia exercerão a actividade nas ligas profissionais.