AGORA ESTOU AQUI

quarta-feira, maio 14, 2008

CRÓNICA DE OURO DO FUTEBOL PORTUGUÊS

Sob a direcção de Joaquim Vieira, Joel Neto, João Querido Manha, António Tadeia e Bruno Prata escreveram a "Crónica de Ouro do Futebol Português", um lançamento do Círculo de Leitores. Indispensável sem necessidade de qualquer consulta. Os autores falam por si.
O primeiro volume aborda a história da selecção portuguesa até à qualificação para o Euro2008 e foi escrito por Joel Neto, enquanto o segundo, já na tipografia, tem como título "Os Pioneiros", conta a história do futebol nacional desde o Século XIX até aos anos 50 do século passado e foi escrito por António Tadeia.
João Querido Manha escreveu o terceiro, que tem como título "A Internacionalização" e versa as décadas de 1960 e 1970, enquanto o quarto volume, chamado "A Consagração", foi da responsabilidade de Bruno Prata e refere-se ao período entre a década de 1980 e a actualidade.
O quinto e último volume tem como título "Os 100 Mais" e, segundo os autores, é um dicionário de personalidades do futebol português - "jogadores, dirigentes, treinadores, árbitros, médicos, massagistas, etc." -, que foram escolhidas de forma "consensual".

3 comentários:

Leão Verde disse...

Desses, só os dois primeiros é que devem ter interesse. A história da selecção até aos anos 60 é pouco conhecida. O mesmo se aplica em relação ao futebol até aos anos 50, da qual neste momento a memória é apenas longinqua.
Os outros só para caçadores de trofeus. mesmo os 100+ imagino o consenso...

João Português disse...

Tudo o que seja escrito pelo Querido Manha, tem valor histórico, cá para o nosso Geninho, que come aquela palha toda por boa! Essas crónicas dão uns trocos à malta, que usa os amigos para as promoverem. Assim, quando este caro amigo produzir mais algum épico futebolístico, não faltarão "boas referências" por essa imprensa afora.

Anónimo disse...

realmente os autores falam por si, secalhar é por isso que só o circulo de leitores pegou nisso.
vou já comprar!