AGORA ESTOU AQUI

quarta-feira, maio 07, 2008

CALOTES À PORTUGUESA


Clubes de futebol com dívidas é coisa que sempre existiu em Portugal. De Norte a Sul, passando pelas ilhas, os relatos são constantes. Falta o dinheiro para os profissionais, para os funcionários, para a Segurança Social, para o Fisco... para tudo ou praticamente quase!É evidente que vivemos num País pouco abonado. Se as empresas não carburam em pleno; se os cidadãos se debatem com dificuldades e se o desporto - tendo a sua importância - não é (nem pode ser) a principal preocupação nacional, como é que podíamos ter clubes sempre de boa saúde financeira? É impossível!Mas, nesta equação há sempre uma enorme falta de responsabilidade dos dirigentes. Ninguém com um mínimo de bom senso arrisca fazer orçamentos de determinado valor quando, à partida, lhe falta 30 ou 40 por cento (ou mais...) da verba necessária para honrar os compromissos assumidos. Acreditar que a coisa acabará por se resolver é um mau princípio. E só quem não depende desse dinheiro para viver é que pode considerar esta "táctica" um modelo de gestão. O grande problema dos clubes nacionais é que esta política da fuga para a frente tem ganho adeptos ao longo dos anos. Só assim se explica que emblemas com meia dúzia de associados, com receitas diminutas, resolvam apostar em equipas dispendiosas; que clubes mais mediáticos sonhem fazer frente aos grandes ou que FC Porto, Sporting e Benfica procurem rivalizar com os colossos internacionais. Mais tarde ou mais cedo a bolha rebenta. Os clubes tendem a definhar e, pelo meio, uns quantos profissionais ficam "a ver navios".É urgente deixar a teoria de lado e passar à prática. Os dirigentes não podem continuar impunes no meio deste autêntico circo que, infelizmente, transforma os profissionais de desporto em palhaços. E nem vale a pena dizer que os desportistas (futebolistas em particular) ganham muito bem. Os contratos são feitos por duas partes e os clubes nunca são obrigados a satisfazer as exigências dos atletas. E, já agora, só se pode dizer que fulano ganha bem se, ao final de cada mês, receber o que está estipulado. No Estrela da Amadora e no Boavista, por exemplo, parece que ganham todos o mesmo!Perante este triste cenário, gostei de ver o presidente da Liga a avançar com propostas que visam punir, efectivamente, quem não cumprir as suas obrigações. Difícil será ver os clubes a sancionar estas ideias e, depois, a aplicá-las. É que cumprir é um verbo difícil de conjugar em Portugal, nomedamente nos clubes...


LUÍS AVELÃS

10 comentários:

João Português disse...

Os pequenos são geridos, por autênticos matarroanos, que nem a 4ª classe fizeram. Mas os grandes, também têm contas bonitas.
A tão propalada gestão exemplar de LFV e mesmo de FSF, a que se contrapõe a de PC, sempre desconsiderada pela imprensa "perita" no assunto, ainda há-de ser escalpelizada, a seu tempo. Os que agora aplaudem, hão-de vilipendiar.
É uma questão de tempo apenas!

PPA disse...

Objectivo cumprido!
Durante 4 horas ficou no ar que o Sporting devia aos jogadores.

Evangelista? Obviamente demita-se!

Grimi ou Caneira? Esta anda no ar!
Eu até não me importava do Grimi ficar com a esquerda e o Caneira vir para defesa esquerdo. Isso sim!

Qual a destabilização para amanhã?
Miguel Veloso apanhado a bater uma nos chuveiros?

Qual a destabilização para Sábado?
Polga dá um traque e borra as cuequinhas?

PPA disse...

BENFICA OPERAÇÃO CORAÇÃO

"O meu querido clube quando esteve a sofrer e a pedir esmolas, eu próprio vendi a minha casa para ajudar o benfica, tudo pela MAIOR INSTITUIÇÃO DO MUNDO..."

http://www.youtube.com/watch?v=gCngQUJTqKE

Na altura vivia na Covilhã e fui com outros grandes Leões à CGD na Praça do Município (Pelourimho) depositar 1§00 na conta do Benfica. Era o minímo... mas para não gastar 1 cheque e porque não tinha 1 moeda de 1§00 acabei por dar de esmola 5§00.

Ricardo Paiva disse...

Quero ver esta conversa daqui a poucos anos ou já no próximo quem sabe, face aos chorudos ordenados dos grandes.

Anónimo disse...

Estar a meter o FCP neste "bolo" só mesmo para rir.

Anónimo disse...

O teu padrinho foi PUNIDO por corrupção!!! LOL

Afinal o que montes de merda como tu sempre quiseram esconder, era verdade!!!

CORRUPTO... CORRUPTO... CORRUPTO!!!

disse...

O Apito Final rebentou, mas foi um tiro de pólvora seca!
O Benfica e o Sporting foram constantemente prejudicados pelas arbitragens quer a favor do FC Porto, quer contra o SCP e o SLB.
Todos os comentários e punições exemplares que deviam ter sido aplicadas aqui:

http://amesaredonda.blogspot.com/

e aqui:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Aperta-Pitons disse...

A última frase diz tudo...

Anónimo disse...

Só queria dizer que os Porcos são oficialmente CORRUPTOS

zé_pita disse...

são
bieiras,
estes almeidas,
maezinha, que
eu pus a dezassete
do primeiro, só,
por não ter leis
à altura pa amandar
o Porto p'à terceira

que eu sou fodido,
sou sectário do Benfica,
mas já todos me toparam
e este país, bem já disse,
não estava preparado pa
gajos assim, mãe, tão
vaidosos, descarados
e mesquinhos, à
bieira, bufão
como eu.