AGORA ESTOU AQUI

terça-feira, maio 06, 2008

BENFICA EM CRISE? QUAL É A NOVIDADE?


O Benfica, em definitivo, voltou a bater no fundo.

Aqui no café da minha rua, a tertúlia encarnada está de novo em crise. Tudo se discute. Até o tratador da relva.

O desespero é tal que começa a gerar-se algum consenso à volta do nome de Jorge Jesus. Argumento principal: conhece a noite de Lisboa!

A quatro meses do início de novo campeonato, há um enorme hiato para preencher. Pois bem, benfiquistas: de tédio ninguém vai morrer com as "surpresas" que aí vêm.

Mais uma vez o Benfica se prepara para mandar embora os seus jogadores nucleares e para ficar com o refugo.

Os meus amigos temem e tremem perante o espectro da renovação de Nuno Gomes.

E quase bateram com as cabeças nas paredes perante a sugestão de Carlos Queiroz para que Rui Costa continue a jogar "até que as pernas lhe doam", o que obviamente é impossível quando já não as sentimos.

Um desses meus amigos encontrou uma solução rápida: a contratação do treinador e de toda a equipa do Nacional da Madeira. Rui Alves é dispensável pois já lá temos o Luís Filipe Vieira.

Ok, é uma ideia.

Outra seria fazer como no basquetebol e pôr o Benfica a disputar uma ProLiga qualquer. Com o Leça, o Unhais da Serra, o Pampilhosa, o Gervide e o Fofó. Era sucesso pela certa.

Venha, pois, o Verão. Há quem diga que se vendem mais jornais com o Benfica em crise. Foi assim, pelo menos, em 1993, quando o Sousa e o Pacheco se piraram da Luz para Alvalade. A rotativa que tirava a "Gazeta" só parava de manhã...

18 comentários:

Anónimo disse...

Pôr a tertúlia a dizer o que lhe vai na alma é,seguramente,uma figura de estilo...quanto à transferência dos jogadores do Nacional,alerto-o para que sòmente ganharem ao FCPorto não chegava...veja a classificação que conseguiram..quase igual ao seu clube de coração!Por último não tenha como seguro que ganhava ao Fófó,o verdadeiro clube do bairro da sua instituição....

sonicmale69 disse...

Admira-me não teres feito um post sobre o ataque dos kosovares aos peixeiros na área de serviço de Pombal e na auto-estrada.

Eu avisei várias vezes, aqui no teu Blog, que quem se mete com a malta de Guimarães acaba por se foder.

Pelos vistos eles até têm razão (foram à apresentação do teu Leixões no principio da época, para promover a reconciliação entre emblemas, e voces decidiram apedrejá-los em pleno estádio) e tenho a certeza que isto não ficará por aqui.

Infelizmente isto vai acabar mal. Muito mal.

Olha, Eugénio, tem cuidado quando fores a Guimarães. Eles também têm um plano para ti (não, não é para te levarem a jantar ao Florêncio).

Anónimo disse...

Para divulgação:


Simpósio Sobre Eventos Desportivos e Investigação em Ciências Sociais
Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget
8 e 9 de Maio de 2008


O Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget organiza, nos dias 8 e 9 de Maio, um Simpósio subordinado ao tema: "Eventos Desportivos e Investigação em Ciências Sociais", em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol.

Esta iniciativa tem como objectivo enfatizar o papel dos eventos internacionais no reforço das identidades de cada país e nas relações de grupos, recorrendo à Psicologia e Sociologia do Desporto. Servirá de base o exemplo do Euro 2004, e a sua influência nas emoções e identidade social dos portugueses.

Neste evento ocorrerá o lançamento do livro “Identidade e Emoções em Eventos Desportivos: O caso Euro 2004“ (Cristina Sousa e Jorge Correia Jesuino, Coords.) com a apresentação por Vítor Serpa Director do jornal “A Bola”.

Destina-se a Investigadores, docentes, estudantes e organizações com interesse na área.


Informações e inscrições:
http://www.facinlab.com/simposio.htm
www.ipiaget.org
Doutora Cristina Sousa
Mestre Sónia Gonçalves
Telf. 212 946 250 (ext.313)
Fax. 212 120 352
csousa@almada.ipiaget.org
sgoncalves@almada.ipiaget.org

Anónimo disse...

Atenção: os "afonsinhos" que se cuidem, porque os "homens do mar" são meninos para irem a Guimarães partir tudo. Cuidado.

Dono da Bola disse...

Eugénio, o que tu queres dizer é que a diferença entre este, e o ano de 1993, é que neste caso os "craques" vão para o Dragão e não para Alvalade.

Muito bem. Mas não é só no teu café que se diz isso.

eu limito-me a perguntar o que está à vista de toda a gente - que jogador deste benfiquinha poderá sequer almejar a entrar no plantel do FC Porto??

Só admito o Rodriguez...e mesmo assim...

Anónimo disse...

Sousa e Pacheco da Luz para Alvalade?!!!

é novidade essa...pensei que fosse das antas para Alvalade, mas se calhar estou enganado!!!

dragao vila pouca disse...

Ó Eugénio a malta do Leixões está frouxa, se fosse nos tempos daqueles que foram a Lourosa, varreram os adeptos da equipa da casa, tiraram a bandeira do Lourosa do mastro e colocaram a do Leixões, estes "mauzinhos" do GUimarães tinham fugido a sete pés.
Agora não fazem mal a ninguém.Até aquela conversa: "o F.C.Porto não ganha o campeonato com o Leixões na 1ª divisão" passou à História.

Anónimo disse...

Mais uma vez o Sr. Eugénio Queirós deixa cair a escrita para a verdade:

"Um desses meus amigos encontrou uma solução rápida: a contratação do treinador e de toda a equipa do Nacional da Madeira. Rui Alves é dispensável pois já lá temos o Luís Filipe Vieira."

Deixo's poisar! disse...

"Outra seria fazer como no basquetebol e pôr o Benfica a disputar uma ProLiga qualquer. Com o Leça, o Unhais da Serra, o Pampilhosa, o Gervide e o Fofó. Era sucesso pela certa".

Não vale a pena fazerem isso! Essa tentativa já foi feita através do futsal para o qual se viraram, e a quem deram toda a atenção por ser a única forma de sentir que ganhavam alguma coisa. Agora já nem nessa modalidade conseguem nada de jeito
Pois que continuem assim por muitos anos!

Anónimo disse...

Anónimo das 17.02:ele há pachecos e sousas a dar com pau...o eugénio está a referir-se à saída do seu clube dos jogadores Paulo Sousa e o Pacheco de Portimão....pois Sporting e Porto não lhe interessa a não ser achincalhar...está na alma,pois então..

Anónimo disse...

Eugénio, és do mais reles e baixo que há!!!!!!!

PPA disse...

SLB KO
Sporting OK
Queima 4 Estrelas... a 5ª vamos ver se ainda a consigo dar... os anos já pesam e a barriguinha
também!
SAUDAÇÕES LEONINAS!

Dragon Ball disse...

Chateia um bocado ver o clube do antigo regime a cair aos bocados e mesmo com tantos milhões e dream teams todos os princípios de época, a arrastar-se debaixo de desculpas e disfarces para a mediocridade, até porque assim perde um bocado de gozo ganhar-lhe todos os anos por os gajos não darem luta...Já é quase a mesma coisa ganhar ao glorioso ou ao Penafiel ou ao Leixões ou ao Vila Meã. Começa a ser frustrante...

zepha disse...

Oh, e a maltosa mama-me à brava, que se refere a mim por tudo e por nada, as duas coisas, que já nem precisa que eu meta golo.

E então não meto golo nada.

Nuno golo, ai, deixa-me rir, que quando me puseram o nome, eu disse logo, não me conhecem e de certeza não foi minha mãe a sugeri-lo e quemquer que me tope.
E eu é quanto posso da bola, da confusão, mas aqueles machões parecem moscas, não me largam.

luísi franco disse...

Realmente, é fodido ver-se kospvares apedrejarem malta indefesa, entre mulheres e crianças, em plena auto-estrada, como uns cabreiros, assassinos, a quem nada acontece, só porque são selvagens.

Isto era caso pa os descer de divisão, mas, atrevidos, parolos, os gajos ainda tomam o feito à conta de promoção.

Mas inde está a Liga?
Pnde o visinho secretário do desporto nacional?

Águia Real disse...

dragon ball(berlindes?!!!) e restantes Gaylegos


Campeonatos Conquistados


Ultimamente têm surgido alguns mitos criados por adeptos do F. C. Porto,denegrindo a imagem do S. L. BENFICA, e tentando iludir e camuflar, qual o verdadeiro motivo das suas (deles) conquistas.
Para tais mentes o Benfica, apenas ganhava porque era o clube da ditadura.
A falta desse apoio levou a que o Porto a dominar o futebol português.Nada mais falso, como irei demonstrar.
Mas ainda se diz algo muito mais grave.
Segundo essa corrente do "pensamento" e de opinião chega-se ao cúmulo de afirmar que o último campeonato ganho pelo Benfica não foi merecido.
Para desmistificar vários mitos nada melhor do que os números, porque esses ao menos não iludem,não mentem e muito menos manipulam a verdade.

-- Campeonatos Conquistados --

1934/74 - SLB 50% – SCP 35% – FCP 12,5% - FCB 2,5% (Ditadura)-----40 anos
1974/94 - SLB 50% – FCP 40% – SCP 10%
(Pós Ditadura)-------20 anos
1994/08 - FCP 71,5% – SCP 14% – SLB 7% - BFC 7% (Entrada em vigor do novo Regime Jurídico das Federações) ----------14anos


Conclusões

- É falso que o Benfica só tenha vencido por causa da Ditadura. Entre 1934 e 1974 o Benfica venceu 50% dos títulos, e nos 20 anos a seguir à ditadura (1974 a 1994) também venceu 50% dos títulos. Se existiu algum clube da ditadura esse foi certamente o Sporting como se comprova pelos números.

- Na fase da Ditadura e na Era Pós-Ditadura existiram sempre 2 clubes que dominavam o Futebol Português (Na 1ª fase o Benfica e o Sporting, e na 2ª fase o Benfica e o Porto)

- O Porto apenas começou a dominar o futebol português desde à 14 anos, e não desde à 34 anos como querem fazer crer. Desde 1974 a 1994 o Benfica continuou a ser o clube que mais venceu e nessa altura Salazar e Caetano, já eram.

- A partir de 1994, verificou-se uma mudança profunda no futebol português surgindo o Porto como único clube dominador, algo que nunca tinha acontecido na história (existiam sempre 2 clubes dominadores), e o mais surpreendente é o facto de o Benfica (clube mais dominador) só ter alcançado um único titulo, que ainda por cima é considerado como não tendo sido merecido por parte de alguns adeptos do FC Porto.

E agora importa perguntar: Qual foi o motivo que levou a que a partir de 1994 o Porto fosse o único clube dominador, e o Benfica passasse de 50% de títulos conquistados, ao longo de 60 anos - sessenta, e não os 50 de que fala o meu amigo - de história do futebol português, para apenas 7%?

Dá que pensar, ou será que não...?

Mas como vós sois sérios(já nem as parvoíces do "padrinho" vos fazem rir) ainda tenho esperança de vos ver não a Norte, mas a MONTE, em mais uma fuga para a Galza:-D


Publicado por AXN, no blogue do andrade "Manel Morcão"

O "Sistema", o "Padrinho" e o gangue dos PINTAÍNHOS, posto a descoberto!
Obrigado, amigo AXN

gatinha disse...

águia real tem razão

o Benfica do regime nunca mais fez mais nada depois do homem da cadeira ir ao chão e da sua organização de arbitragens pide

Anónimo disse...

SR Queirós como sendo leixonense fica-lhe muito mal em falar do leça. Só 1 pergunta onde andou o seu clube nos ultimos 20 anos, a fazer má figura pela campos pelados da 2ª divisao. Foi preciso se encostar ao porto para voltar para a 1ª liga...