AGORA ESTOU AQUI

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Sporting apurado com golo ilegal



Aproveitando o intervalo no Estádio AXA em Braga, para uma análise ao trabalho de Duarte Gomes, o árbitro que menos jogos arbitra no Campeonato, mas aquele que mais defende o profissionalismo dos árbitros.

No primeiro minuto de Jogo foi mal assinalado por José Lima a posição de fora de jogo a Liedson quando se isolou. Aos 29 minutos as tecnologias eram necessárias para verificar se a bola ultrapassou a linha de baliza. Mas arrisco a dizer que a bola entrou, mas dou o benefício da dúvida ao árbitro assistente José Lima, que se encontrava bem colocado.
Na segunda parte, a Lei da vantagem devia ser aplicada e Duarte Gomes prejudicou um ataque do Sporting ao assinalar a falta do defesa do Estrela da Amadora, cortando uma jogada de ataque.
Aos 82 minutos de jogo, golo bem anulado pelo árbitro assistente José Lima, Giancarlo em posição de fora de jogo, mesmo que não toque com a cabeça na bola, influenciou o adversário, obstruindo a linha de visão e iludiu Rui Patrício
Aos 92 minutos de jogo, quando Izmalov centrou para Purovic este encontrava-se em posição de fora de jogo. Se o árbitro assistente Pedro Garcia tivesse assinalado a infracção, o golo que aconteceu a seguir já não era válido

13 comentários:

Anónimo disse...

OLhe que a pressa com que o senhor veio aqui deixar o título do seu post diz alguma coisa sobre a raiva que lhe ia na alma e sobre o que andou a fazer nos relvados. Agora que a leio só fico na dúvida se é anti-sportinguismo ou anti-Duarte Gomismo. Eu à primeira vista também me pareceu off-side. Mas olhe que quanto mais repetições vejo mais me parece que o defesa do Estrela que tenha o desarme ao Izmailov pôe o Purovic em jogo com o seu carrinho.
Manuel Guerreiro

PSousa*Bancada Directa* disse...

Meu Amigo, se vi-se bem o lance, e não escreve-se pelo que lê, podia dizer alguma verdade, pois o lance do Purovic, pode ver no meu blog uma foto que desmente o que está a dizer, pois o jogador do estrela, mete o jogador no momento do passe em jogo... e em caso de duvida, claro esta dá-se vantagem a quem defende...

Mas ate com cabelos e unhas a frente se diz que é fora de jogo!!!
O auxiliar tem de ser sobre humano...é obra'..

Estou farto de ver jornalista ignorante analisar, sem nunca ter tirado cursos de futebol, ou até jogado e dar uma filosofia em plena universidade sobre o mesmo...Haja paciencia

Abraço

Anónimo disse...

1)Aos 29 minutos as tecnologias eram necessárias para verificar se a bola ultrapassou a linha de baliza. Mas arrisco a dizer que a bola entrou, mas dou o benefício da dúvida ao árbitro assistente

2)Aos 92 minutos de jogo, quando Izmalov centrou para Purovic este encontrava-se em posição de fora de jogo.


qual é a diferença entre estes dois pontos do comentário do sr Leirós?
Simples:
no 1) está cheio de dúvidas; no 2) está cheio de certezas


Eu também dou o benefício da dúvida à competência do sr Leirós.



Sócio do Sporting

PPA disse...

Amigo Leirós, um reparo:
Logo no 1º minuto o FJ é mal assinalado ao Tiuí e não ao Liedson.

PPA disse...

Purovic estava ligeiramente adiantado em relação à bola.
Após ver e rever o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=XaPHYDXIppA
podemos ver que a bola não é cruzada para trás, mas sim quase que paralela.
Se fosse cruzada para trás não havia FJ.
Vejam o vídeo e reparem que a RTP na repetição pára a imagem no momento que Izmailov passa a bola. Os pés de Purovic estão perfeitamente em linha com a bola a cerca de 1 metro da linha da pequena área, mas o seu tronco está adiantado. Portanto está FJ, mas MILIMETRICAMENTE.
Nesta foto feita por um “artista” Benfiquista, já é tirada depois da bola partir (reparem que Purovic já tem os pés separados em relação à pausa que se vê no vídeo da RTP, e para provar o que digo, reparem que já está muito mais perto da linha da pequena área).
Sendo tão milimétrico, temos que aceitar que “EM CASO DE DÚVIDA SE DEVE BENEFICIAR QUEM ATACA”.

O que viu o Fiscal de linha?
Coloquei uns números na tal foto, que já é tirada depois da bola partir, portanto com Purovic ainda mais adiantado, e conclui-se que o Fiscal de Linha:
Na posição 1: Purovic parece estar em jogo
Na posição 2: Purovic parece estar em linha
Na posição 3: que devia ser a ideal para o Fiscal de linha, é muito difícil de analisar, parecendo em linha, mas se fosse um bom fiscal, marcava, ou então tendo dúvidas, deixava seguir.
Na posição 4: só nesta posição é que se vê que está FJ.

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Anónimo disse...

Tomates é que eu gostava de ver de qualquer um de vós para estudar este tema: Leandro LIMA, regressado com mais 2 anos do que os que tinha.

Baseados nisto:
Do Regulamento da Liga de Clubes:

(...)
Capitulo V
Jogadores
Secção 1ª
Participação Licenciamento e registo
(...)
Artigo 32º
(Inscrição e licenciamento)
(...)
Ponto 2. A inscrição deve ser instruída com os seguintes documentos:
(...)
c) Fotocópia autenticada notarialmente do Bilhete de Identidade ou Passaporte;
(...)
Ponto 3. Os documentos que instruem o processo de inscrição têm de ser dactilografados, sem rasuras, salvo se devidamente ressalvadas.

Mais....

Do Regulamento Disciplinar da LPFP:
(...)
Artigo 60º. (da inclusão irregular de jogadores)
1. O Clube que, em jogo oficial, utilize jogadores mediante a sua inclusão na ficha técnica que não estejam em condições regulamentares de o representar será punido nos termos seguintes:
a) Prova por pontos:
- Derrota, subtracção de 3 pontos e multa de 2.500 (dois mil e quinhentos euros) a 10.000 (dez mil euros);
(...)
2. Consideram-se especialmente impedidos :
a) (...)
b) Os jogadores que não possuam licença, usem licença que não lhes pertença ou a tenham obtido sem preencherem os requisitos regulamentares.

E então? Conseguem?

Hummmmmm....duvido!

voualiejavolto disse...

Desde que este blog passou a ter um ex-arbitro incomoetente a cagar postas sobre as arbritagens, querendo assumir o protagonismo de um gajo engajado no sistema, isto ficou muito mais parecido com um programa de paineleiros.

exgrooviado disse...

Boas.

Caro José Leirós, desafio-o a ver as imagens do golo do Purovic, no jogo da Taça de hoje contra o Estrela da Amadora, e verificar que, de facto, no momento do passe do Izmailov, o Purovic encontra-se adiantado em relação ao penúltimo defesa. O problema, e certamente que poderá verificar melhor, é que o passe do Izmailov é feito para trás do penúltimo defesa, e só desviou de trajectória em direcção ao Purovic quando embateu no corpo do defesa do Estrela que estava mais próximo do Izmailov.

Se estiver errado, peço desculpa mas sempre foi a ideia que tinha: se o passe é feito para trás, nunca poderá ser fora-de-jogo.

Cumps.

JB disse...

o que acho impressionante é que num lance ha margem para duvida, onde se pode ver a colocação do fiscal de linha, ja no segundo lance, o do golo, onde nao se vê o fiscal ja nao ha margem para duvidas... está tudo dito. o fanatismo so se esqueceu de uma coisa, penalti sobre o liedson quando uma mao de deus lhe desvia o pe direito, isto que as imagens mostram não fala o artista... estou a ver que é tão bom artista a escrever como foi a arbitrar...

Pedro Varela disse...

Claro que ele teve de vir logo "espumar-se" e mandar uma boquinha. É lampião!

PSousa*Bancada Directa* disse...

Amigos, podem ver esta imagem que é clara no momento do passe, onde o jogador do Estrela da Amadora mete Purovic em jogo, devido as suas pernas...Mas verifiquem a verdade e tirem as duvidas...

http://bancadadirecta.blogspot.com/2008/02/taa-de-portugal.html

Devemos ser sérios e não facciosos.

Mais, existem aqui alguns comentários curiosos, pois quem diz que o jogador está a frente da bola, tem razão, mas que mal tem isso?!!! O importante é que não esteja a frente do penultimo defensor adversário, ou no minimo em linha, como é o caso...

Mas podem ser unhas e cabelos que estejam a pertubar alguns,,,

Sejam sérios, por favor

Anónimo disse...

O facto do passe ser feito para trás não tem nada a ver.

Por exemplo, se for feito um passe para trás e o elemento que estava adiantado recuar para receber a bola, é fora-de-jogo na mesma.

Agora, se o jogador estiver atrás da linha da bola, na altura do passe, é que nunca poderá ser fora-de-jogo, independentemente de o passe ser feito para trás, para o lado ou para a frente.

(Isto é um esclarecimento geral uma vez que nem sequer vi o lance do golo em questão)

Anónimo disse...

Msa aquilo que eu gostava de ver explicado era a pressa do sr. Leirós, que em vez de meter a sua análise no dia seguinte, como é hábito, veio logo a correr, mal o jogo acabou, deixar um título. E fê-lo de fora tão enraivecida que até deitou o blog abaixo durante mais de um dia. E gostava que o sr. Leirós explicasse se não gosta do Sporting ou, como me parece, se não gosta simplesmente do Duarte Gomes.
Manuel Guerreiro