Ronny chutou ao poste e jogou no ressalto...

Aos 54 minutos de jogo no Estádio do Restelo, Ronny, na marcação de um pontapé livre directo, rematou ao poste. A bola não tocou em nenhum jogador do Sporting nem do Belenenses e Ronny apanhou o ressalto e voltou a jogar a bola, tendo o arbitro internacional Jorge de Sousa interrompido o jogo.
O árbitro levantou o braço e assinalou pontapé livre indirecto.
No estádio, fruto da emoção do lance, alguns espectadores devem ter julgado que foi assinalado posição de fora de jogo a algum jogador.
Isto porque o "off-side" é punido com livre indirecto e, obrigatoriamente, os árbitros têm de levantar o braço, pois é esse sinal que diferencia o pontapé livre indirecto do directo.
No entanto, no Restelo, Jorge de Sousa não interrompeu o jogo e assinalou a infracção ao abrigo da Lei 11 - Fora de Jogo.
O que Jorge de Sousa fez foi interromper o jogo, ao abrigo da Lei 13-Pontapés Livres.
É nesta Lei que estão descritos os tipos de pontapés livres, os locais de execução, as infracções e sanções.
Assim, quando a bola veio devolvida do poste no remate de Ronny, este, ao jogar uma segunda vez antes que a bola tenha sido tocada por outro jogador, fez com que Jorge de Sousa (que considero o melhor árbitro português na actualidade)assinalasse a infracção com um pontapé livre indirecto, concedido ao Belenenses e que foi executado no local em que a falta (segundo toque na bola) foi cometida.