AGORA ESTOU AQUI

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

PAÍS FOSSILIZADO


Não se pode esperar muito de um país governado por um primeiro-ministro que tira um curso a martelo numa Universidade entretanto encerrada por manifesta fraude nos curso ali frequentados e que também assina de cruz projectos de casas de emigrantes. É o mesmo que pensa que os pivots dos telejornais são jornalistas a sério ou que acha que a Felícia Cabrita é a Oriana Fallaci portuguesa. Um país de gente pequena que só quer casos grandes. Um país grávido de fastio, de intolerância e de parvoíce. O mesmo país onde as grandes empresas reprovam nomes - como o ZON da PTM - porque em inglês ditos soavam mal. Sim, Portugal, onde até o DIAP recorre à wikipédia para nos tentar explicar o que é a PIDE, a propósito de mais um processo espoletado pelo Apito Dourado, o quarto no qual Pinto da Costa sai acusado, ele que esteve já arquivado. Não percebo, por isso, tanta surpresa pelo facto de Leandro Lima poder ter 22 e não 20 anos. Ou a indignação provocada pelos assobios a Farnerud (não sei se acertei no nome mas penso que me percebem). Coisas demasiadas pequenas para um país de causas tão grandes: como Alcochete, o TGV, as pontes sobre o Tejo, o caso eurominas a que ninguém ligou pevide, o Francisco George que se levanta da cama às sete da manhã e que janta sempre em Campo de Ourique, o sr. Menezes e as respectivas namoradas, o cabelereiro da mulher do Vítor Baía, o Mário do Big Brother na cadeia de Custóias a marcar golos ao FC Porto de Jaime Pacheco... Neste país de bimbos semi-analfabetos que decoram livros de liderança comprados à pressa nas prateleiras da FNAC, de cueca fio dental da moda e de sapato de bico já nada nos pode espantar. Estamos entregues à bicharada. Darwin não errou por muito. Esqueceu-se apenas de referir que os fósseis também aparecem na televisão e falam.

12 comentários:

Anónimo disse...

ÉS um sábio.

Anónimo disse...

E alguns são jornalistas!

Vitor disse...

A unica coisa de geito neste país de bimbos ,são os verdadeiros jornalistas,que até nem são bimbos são do record.

androctonvs disse...

"o Mário do Big Brother na cadeia de Custóias a marcar golos ao FC Porto de Jaime Pacheco..."

também vi isso na televisão... fiquei surpreendido de não ter sido referido em tal peça.

Anónimo disse...

Eugenio tudo o que diz faz sentido, mas quando se escreve assim, pensa-se que o autor esta a excluir-se desse quadro.
Devo dizer que o seu contributo nesta sociedade de "bimbos e semi-analfabetos" como diz, tem sido nesse mesmo sentido, a sua escrita so serve para entreter pacovios como eu.

Anónimo disse...

O teu problema é mesmo a história do Leandro Lima.

Aquela que tu, e muitos outros JORNALEIROS, fizeram questão de esconder.

O problema de Portugal é esse mesmo. É a forma como vocês que se dizem "profissionais da imprensa", vivem à custa dos poderes.

Sejam independentes, façam o vosso trabalho e deixem de seguir os chulos.

Bom fim de semana.

jlcr disse...

E há uns parvos com a mania de inteligentes que escrevem nos blogues. E outros parvos, como eu, que ainda perdem tempo a lê-los.

Noémia Pires disse...

é isso mesmo ,senhor Eugenio,e o Portimonense continua um clube pequeno e baixinho.

Manuel Leão disse...

Sr. Eu Génio Queirós:

Você acaba de bater a torto e a direito, desde o TGV ao Farnerud e do fio dental à Oriana Fallaci.

Só faltou o ribombar dos trovões.

No final de contas, qual dos adjectivos que usou lhe assenta melhor?

Eu estava a ver como deveria qualificar este seu "post", porque realmente não é fácil.

Olhe, à falta de melhor, fico-me por "delírio".
Nesse caso, dizem os médicos, é conveniente medir a febre!

Anónimo disse...

seu eugénio queirós já mediu a febre?

johaninha disse...

Deixe, Eugénio, que há tipos que nunca entendeu um Vieira da Silva nem antes dela um Picasso...

como é que hão-de então vislumbrar a obra-prima neste seu esboço, bem afinfado ali mais acima para quem não lhe percebeu aqui o traço?!

já eu gramei, gostei do fim ao princípio, porque, sério, lhe voltei atrás a ler, tim tim, de novo, tudo, num gosto

E tá bom, muito bom, parabéns, bem sabe!

atirador especial disse...

Belo post.... mas pelos comentários o seu blog, é maioritáriamente frequentado por, bimbos semi-analfabetos, que não atingiram o seu escrito !!! é ser mauzinho falar do caso eurominas, do TGV (pensam que é reforço para oa andrades), alcochete,associam a lagartos e academia !!! sabem lá as negociatas do BCP, que aos certificados de aforro, economia dos pobres (não as cotas do FCP) o governo subtraiu l44 milhões.. e mais, mais, muito mais !!!