AGORA ESTOU AQUI

domingo, janeiro 13, 2008

PEQUENO MODELO, GRANDE AMBIÇÃO

Goleada da época do FC Porto frente a um Sp. Braga atordoado. Até deu para El Tecla se estrear a marcar. 4 secos perante centenas de bracarenses que acabaram o jogo a ouvir olés. Um pesadelo. Pouco antes do jogo, enquanto subia para a tribuna de imprensa, onde pude finalmente fumar um Davidoff, surpreendi Stepanov a sair da sala do roupeiro, eufórico com a notícia que ia transmitindo: "0-0, 0-0..." Sim, também eu tinha acabado de ver desperdiçar uma magnífica oportunidade do Leixões vencer pela primeira vez no Estádio da Luz - pode não haver outra tão cedo.... O Benfica é uma caricatura de uma equipa de futebol e só surpreende ter somado tantos pontos até aqui. Para o FC Porto este será provavelmente o campeonato mais fácil de ganhar dos últimos anos, com um modelo de jogo "de equipa pequena", como disse no final Manuel Machado. O que é isso? Descodificando o machadês, o FC Porto joga como uma equipa pequena com uma grande eficácia e ambição, isto é, com grande densidade defensiva, concentração e ataques rápidos fulminantes. É uma espécie de tradução para o futebol do jargão da economia "small is beautiful". O que também surpreende neste FC Porto é a sua capacidade física, qualidade que o Leixões também exibiu na Luz, o que é obra, aí, de Nuno Amieiro. Para o FC Porto resta o desafio de seguir em frente na Champions com este modelo de jogo de equipa pequena com grande amplitude táctica. O que deve, sobretudo, à sagacidade do mestre Jesualdo Ferreira.

11 comentários:

comunidade portista do sul disse...

O Porto não pertence a este campeonato, pertence a outros, o Espanhol, o Inglês, o Italiano.

equipas-circo como o benfica do coitado lfv, que não percebe nada de bola e só está no poleiro pela promessa aos sócios de falar mal de pinto da costa 500 vezes ao dia, e um sporting que luta para não deixar definitivamente de ser grande, sem dinheiro e sem uma estrutura, não servem sequer para fazer cociguinhas ao Porto, que é a melhor equipa Portuguesa dos últimos 30 anos e a equipa com maior taxa de desenvolvimento e crescimento das últimas 3 décadas para cá, com um crescimento contínuo na grandeza, sócios, adeptos a sul e títulos.

o benfica daqui a 10 anos será definitivamente suplantado globalmente pelo Porto e o sporting deixará de ser considerado um "grande".

Anónimo disse...

Foi a história da lagosta e do bacalhau, parte 2.

calisto disse...

Oh Geno faz como o Leirós: Assssumete.
Ontem de que lado estavas. Talvez como o Marco Paulo: Eu tenho dois amores...

Anónimo disse...

Onde andam os arautos da moralidade do futebol português que costumam frequentar este humilde espaço (e outros menos humildes)? Ninguém fala no Apito Dourado e nos corruptos do Norte porquê? A isenta comunicação social do sul não tem questões (im)pertinentes a colocar ao digníssimo presidente do Benfica e ao seu ilustre treinador? Se Lisboa é Portugal eu quero ser espanhol. PIM!
nm

Dragão Maronês disse...

Foi uma noite de gala.
Bom futebol, bons golos, boa vitória,
aumento da distância para o 2º classificado agora a onze longuissimos pontos (mas vai aumentar) e, para coroar o bolo "comme il faut", o benfas encostou às boxes, com muita sorte à mistura, mas podia ter-se muito bem estampado e regressar às cabines a penates.
Benfiquistas e Sportinguistas, percebo muito bem a vossa dor de cotovelo. De facto, ver o Porto jogar assim, ganhar assim deve ser terrível para vós. Mas a nós, portistas graças a Deus, dá-nos um gozo que vocês só podem mesmo imaginar, dado que vivê-lo não está ao vosso alcance.
Vivó Porto!
Dragão Maronês

atirador especial disse...

Fumar um Davidoff ??? e dizem os jornalistas que são mal pagos.... Se calhar até são, alguns !!!

Anónimo disse...

Eugénio,

escreves, "Para o FC Porto resta o desafio de seguir em frente na Champions com este modelo de jogo de equipa pequena com grande amplitude táctica."

O quê??? Modelo de jogo de equipa pequena???

És capaz de explicar melhor?

Anónimo disse...

Boas Eugénio,

Será que me podes explicar a 1ª página do Record?
Era bom, para tentar entender qual o critério jornalístico.
Abraço
Pedro M.

johaninha disse...

"small is beautiful".

of course, e depois venham dizer ainda que aqui o ogeno não é mestre da eficaz síntese, também ele, como o fc do Porto...

como diz o técnico de domingo à noite, este Porto é o problema, o verdadeiro e único problema, que muitos já por aí repetem, pois, não fosse ele, o nosso campeonato até tinha o seu interesse...

mas esse Porto devia jogar na terra do Zapatero, aí a meio da tabela, mesmo um pouco mais acima, aqui é que não, que estraga tudo, caramba...

Anónimo disse...

Ok, não tinha lido as afirmações sobre o modelo de equipa técnica. Pensei que tinhas sido tu a inventar uma preciosidade destas.

Estava distraido, deve ser da lagosta ou do bacalhau...

:)

Pinho disse...

Continua o score de apenas uma capa em 16 jornadas falando do Porto, no Record. E qual é a capa, qual é? Derrota na Madeira..


Anedótico!