AGORA ESTOU AQUI

segunda-feira, janeiro 28, 2008

DUAS BREVES NOTAS


A jornada que ainda está a decorrer demonstrou duas coisas:

- O Benfica ainda mexe.

- O FC Porto é uma máquina mas não é aquela máquina.


Vamos por partes.


Em Guimarães, Cajuda falou demais antes do jogo e a sua equipa teve futebol a menos durante o mesmo. Finalmente com Nuno Gomes no banco, o Benfica fez um jogo de raça e foi inteligente depois de se apanahr a vencer por 2-0. O Vitória perdeu uma bela oportunidade para se assumir na luta pela Champions. Não é a primeira vez que acontece. Para os mais esquecidos, recordam-se outras temporadas em que andou a cheirar o pódio, caíndo para o seu lugar em Janeiro/Fevereiro. Lamentáveis as agressões a adeptos dos dois clubes, provando-se mais uma vez que os energúmenos continuam à solta estragando o futebol.


Em Alvalade, o mais importante não pareceu ser a vitória do Sporting por 2-0. Pelo que já li e ouvi, importante foi o excelente jogo feito pelo FC Porto. Não iria tão longe. Acho que o FC Porto jogou apenas aquilo que o Sporting lhe permitiu. Com 2-0 no marcador bem cedo, a equipa de Paulo Bento "baixou o bloco" - como agora se diz - e deu espaço ao seu adversário para jogar. Com a excepção das deslocações de Lucho, a situação esteve controlada e a melhor oportunidade da segunda parte até foi dos leões, já ao cair do pano. Ao contrário de João Ferreira, na véspera, Carlos Xistra fez uma belíssima exibição, embora não isenta de erros, como aconteceu no segundo golo do Sporting, com um fora-de-jogo milimétrico. Um erro com clara influência no desenrolar do jogo mas que se aceita pela dificuldade da decisão, como se aceitaria que tivesse sido validado a bola que Lisandro, logo a abrir, atirou as redes. O Sporting mesmo vencendo fica a 11 pontos do FC Porto, ou seja, a 3 vitórias e 2 empates e, embora com vantagem no confronto directo, parece impossível chegar lá. Ainda assim, não era caso para Paulo Bento falar de mais de 20 anos de travessia do deserto, até porque não é verdade: nesse hiato, o Sporting foi campeão com Inácio e Bolonoi e foi finalista vencido da Taça UEFA com José Peseiro. Com Bento "só" ganhou a Taça de Portugal e a Supertaça, estas sim algumas das constantes dos tais 20 e tal anos a ver o FC Porto, o Benfica e o Boavista a carimbar o título nacional.
Para a semana há mais.

24 comentários:

Sérgio Oliveira disse...

os KOSOVARES continuam à solta...que se cuidem os leixonenses!!!

viva o KOSOVO lá se foi a champions!

sirmister disse...

claro que o porto jogou o que o sporting deixou, o sporting deixou o lucho rematar duas vezes porque sabia que ele ia atirar ao lado, deixou farias rematar de cabeça porque sabia que a bola ia a trave,lol boa cronica ao jogo.

isto já para nao falar na arbitragem que diz que foi perfeita em que ficaram por mostrar 1 vermelho para cada lado e em que o golo do sporting e ilegal, já a arbitragem do jogo de guimarae não é perfeita porque petit leva um amarelo indevidamente. ou porque é mal assinalado um fora jogo a cardoso

Anónimo disse...

Agora resolveste despedir o Bento à força toda é?

Então não é verdade que o Sporting nos últimos 26 anos teve mais terceiros lugares do que outra coisa qualquer? E isso de "só" ganhar uma Taça e Supertaça numa época completa... Tomara que todos os treinadores que o Sporting teve nesse período (alguns com equipas de sonho) tevessem ganho, "só", uma Taça e Supertaça por cada ano e meio... É que, o Sporting desde 82 ganhou a Taça... 3 vezes!

Rui disse...

Grande Helton a garantir os 3 pontos!!!

Já agora, ninguem fala da entrada assassina do anormal do bruno alves??? quase que tirava um testiculo( quilhao em portugues) ao moutinho!!!

nao da para sumarissimo, ou esses sao pro katso fazer gestos e pro binya ser caceteiro....

Miguel Teixeira disse...

Uma coisa é baixar o bloco outra bem diferente é ser completamente manietado. O FC Porto não merecia a derrota nem o árbitro que teve olhos para umas coisas e não os teve para outras. Tivesse sido o FC Porto "O" beneficiado com os tais "erros inteligentes" e hoje não se falaria de outra coisa que não fosse o fruta ou chocolate.

E agora existem umas almas iluminadas que dizem que com 8 pts de diferença o campeonato está relançado...

Eu pergunto onde??? Para a semana volta tudo a 11 e a 14.

Anónimo disse...

- Então o 2º. golo do Sporting é em offsite? (milimétrico?) E o golo anulado ao Porto não é de 3 a 4 palmos??!!!!! Parece-me que há uma grande diferença, ou não?!!!!!!

Gomez

Deixem-se de frases feitas disse...

Caro Eugénio. Vamos por partes. É verdade que o Sporting a ganhar 2-0 baixou o bloco. Agora pergunto: o que estava a acontecer até ao sporting marcar o primeiro golo? Só dava Porto. Esta é uma mania de analisar jogos com frases feitas. Só revela mediocridade de quem o faz. Na conferência de imprensa um jornalista disse ao jesualdo que o Sporting entrou forte. O professor, tal como eu, ficou incrédulo. Este género de jornalistas não sabem ver futebol. Dois golos no primeiro quarto de hora, quando um deles nem sequer é ocasião pq é frango e outro é roubado é sinónimo de entrar forte? Haja juízo. No lugar do tal jornalista dedicava-me a outra coisa que não o futebol. O professor fez aquela cara e pouco disse. Decerto que lhe apetecia perguntar o que é que ele (jornalista) estava ali a fazer a falar de futebol. O sporting entrou mal, jogou mal e saiu mal do jogo. Levou uma lição de futebol e ficou provado que o sporting é muito mau e não tem vida para os outros dois. Ou não fosse a arbitragem verde-e-branca e o sporting era humilhado na própria casa.

Anónimo disse...

Eu fico tonto com a leviendade do texto. A melhor oportunidade da 2ª parte foi do SCP? Santo Deus, o SCP teve uma oportunidade na 2ª parte mas dizer que foi a melhor, com que bases? Quem lê isto pensa que o FCP não fez nada de mais durante o jogo: Sofreu dois golos, tentou recuperar mas não produziu nada que justificasse a reviravolta. Foi isso que o Sr. viu no jogo de ontem?

Relembro algumas das oportunidades da 2ª parte:
- 1 Pedro Emanuel isolado no centro da área, com remate à figura do GR;
- 2 do Lucho, primeiro de cabeça e depois a passe de lisandro isolado.
- 2 do Farias, polga a salvar em cima da linha e trave.
- 1 Lisandro, na sequência de um canto.
- 1 do Quaresma (remate fora da área).

Caro Eugénio aqui e que eu me lembre vão 7 oportunidades tão ou mais flagrantes que a UNICA do SCP na 2ª parte.

Palavras para quê?

Parabéns ao SCP, e ontem deveriam ter preenchido um Euromilhões, pois há que aproveitar dias assim.

Cumps

Anónimo disse...

Ès um sábio!!!!....

dragao vila pouca disse...

Continuo a dizer: és do genero de agradar a gregos e a troianos, maneirinho, do genero de se dar com Deus e com o Diabo. Enfim, há quem goste do estilo eu não gosto nada, confesso, mas também já perdi demasiado tempo contigo.

Manuel Leão disse...

Sr Eu Génio:

O Benfica ainda mexe? Quem eu vi correr e mexer foi o Guimarães. Se o Sporting contra o Porto teve a sorte do jogo, o Benfica também a teve em Guimarães. O problema foi o Guimarães ter dado a primeira parte de avanço. E isso, mesmo contra o Benfica, é demais.
Esta é para os caros tripeiros: eu ainda me lembro cmo é que o Porto ganhou na 1ª volta.

ATIRADOR ESPECIAL disse...

Então vai dar uma volta ao bilhar grande.....

bancada16 disse...

Não concordo com a ideia de que o Porto jogou o que o Sporting deixou. O Porto foi sempre melhor equipa. Antes e depois dos golos. Poderia ter essa opinião se o Sporting baixasse o tal bloco -como agora s diz- e não permitisse oportunidades de golo. Mas n foi o que aconteceu, o Porto só nao marcou porque foi infeliz -o q é raro- na concretização das belissimas jogadas que efectuou.

http://bancada16.blogspot.com

Anónimo disse...

ó Manuel Leão

E nós ainda nos lembramos da Supertaça!

Anónimo disse...

Segundo GOLO em FORA DE JOGO.

Liedson, devia ser Expulso.

Penalty sobre o Quaresma, por parte do Rony.

CONCLUSÃO: Arbitragem belissima,sem influencia no resultado.

Estes "REGENERADORES".......

Anónimo disse...

ROMANTICFOOTBALL.BLOGSPOT.COM

Pinho disse...

Ficou provada quem é a melhor equipa em Portugal. O Porto deu um baile de bola ao Sporting, só teve ali 2/3 minutos desconcentrados, nomeadamente o Helton e uma ajudinha ligeira do árbitro; antes e depois disso foi um mar de oportunidades do Porto, só que desta vez não foram aproveitadas, apenas isso.


Grande Lisandro.

E o tri continua a caminho!

Anónimo disse...

NADA QUE UMA FARMÁCIA NÃO RESOLVA!

Anónimo disse...

Vou passando por aqui e, normalmente, os comentários que amiúde colocam (ou colocavam)acerca das suas preferências clubísticas parecem-me exagerados e sem sentido, mas este post vem validar o que de pior dizem de si alguns comentadores deste blog.
Parabéns porque conseguiu transformar algumas bestas em seres racionais (ou pelo menos tão racionais como o autor do post).

Enes

blue disse...

O Sr. vai-me desculpar, mas é muito fraquinho a fazer análises a jogos de futebol. Com que então o Sporting teve o jogo controlado. e O Porto só teve 1 grande oportunidade na segunda parte. Quer-me mais parecer que o seu problema é que os seus óculos não prestam.

Anónimo disse...

11 ou 8 pontos tanto faz. é o primeiro lugar é e será nosso

pedro disse...

É lamentável este comentário ao jogo. Então o porto jogou o que o sporting deixou? O sporting recuou o bloco para controlar? Mas recuou para a area?

O FCP teve em todo o jogo 10 ocasiões de golo dentro da grande area do SCP! 10! E é bom não nos esquecermos que foi em Alvaladade. A história que o Sporting teve rigor e disciplina tática é puro mito. Nem o Manchester ou a Roma fragilizaram tanto a defesa do Sporting como o Porto.

A melhor oportunidade na 2ª parte foi do Sporting? Já que se quer esquecer dos lances do lucho (um isolado e cabeceia ao lado, outro remata para fora já depois da marca de grande penalidade) pelo menos lembre-se que o Farias atirou uma à trave e outra foi cortada em cima da linha de baliza, isso mesmo, em cima da linha, pelo Polga.

O arbitro esteve bem? Claro, só validou um golo ilegal, esqueceu-se de expulsar o liedson e o bruno alves, e fez vista grossa ao penalti do ronny sobre o quaresma. Aliás sobre esse lance até a comunicação social apagou do cardápio. Até o posso ajudar, é so ver o link que deixo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ENV_QRbn2dw&eurl=http://remateabaliza.blogspot.com/

Foi a 1ª vez que visitei este espaço, conheço-o da TV, mas fiquei francamente desiludido. A imparcialidade jornalística não é ou deveria ser uma obrigação ética da profissão?

Anónimo disse...

uma análise digna do Stevie Wonder...

3 à Sec disse...

haa haa haa haa ha!

Este Eugénio Queirós é o maior cómico português, pá....

Grande Benfica pá... jogou que se fartou... dá esperanças para o futuro!!! A longo prazo :)

Já o FCP nao jogou nada Eugénio... o Sporting baixou o bloco, a cabeça e tinha bolas teleguiadas... por isso é que deixou o FCP jogar e criar oportunidades, está claro!!

És um cómico pá... só te fica bem!!

Pelo menos enganas-te e enganas os outros... vives no país da fantasia pá... LOOOL
Viva a comédia e os seu comediantes LOL

Abraços hilariantes! he he he