Criminosos fumadores

Não fora a conversa à desgarrada do Veiga com o Vieira e a troca de opiniões (tipo "mosh") entre Luisão e Katsouranis e, desde a passagem de ano, em Portugal só se falava na nova lei do tabaco. Sinceramente... Não sou fumador, mas tenho a mania de ser democrata numa terra onde a maioria dos defensores da democracia só faz questão de a apregoar quando lhe convém.

Considero normal que não se fume em locais fechados e sempre cataloguei de energúmenos aqueles que, em qualquer sítio, gostam de fumar para cima dos outros. Mas, para mim, o que está errado com essa gente não é o facto de serem fumadores, mas sim o de não prestarem enquanto cidadãos. Por acaso, um pedófilo passa a ser melhor pessoa se não fumar? Ou merecerá maior castigo se, para além de "comer criancinhas", também apreciar umas cigarradas?

Considerar o fumador um criminoso é verdadeiramente ridículo. Faz mal à saúde? Sim, faz. E pode prejudicar a vida de terceiros? Creio que sim, embora não aceite aquela conversa que o fumador passivo pode ser mais afectado do que o directo. Mas, sejamos coerentes, o dióxido de carbono dos automóveis faz bem à saúde? Duvido. E eu, que nem carta tenho, não posso pedir ao Mundo para só conduzir em espaços fechados de modo a não poluirem o ar global?

Deixemo-nos de conversa de treta. Não faltam por aí coisas que fazem mal a todos nós (tintas, gases, postes de alta tensão, radiações dos telemóveis e de mais não sei quantos aparelhos, merda de cão espalhada pelas ruas, lixeiras a céu aberto devido a greves, esgotos a irem directamente para o mar onde habita o peixinho que muitos consideram mais adequado que a carne, comida estragada nos supermercados, restaurantes sem as mínimas condições de higiene, etc, etc...) mas, pelos vistos, só o tabaco é que é preciso combater de forma radical.

Curioso, no meio de tudo isto, é constatar que muitas empresas que não tardaram a alinhar com a nova lei continuem, por exemplo, a facultar café aos seus trabalhadores. Se calhar, só a mim é que disseram que a água escura não faz muito bem à saúde.

Num País e num Mundo onde a economia está de rastos, os puros que restam estão agora a tentar acabar com o tabaco. Parece-me bem. Espero é que depois não venha o estado
aumentar os impostos a toda a malta por ser necessário recuperar os milhões oriundos do vício (ou prazer) dos criminosos pró-tabaco.

PS - Não se esqueçam de proibir o tabaco nas discotecas e nos casinos, de modo a rebentarmos também com outras indústrias! E se mesmo assim aquilo continuar com pessoal, sancionem igualmente o consumo de álcool e a música aos altos berros. E depois mandem os prevaricadores para os escuteiros ou para a catequese!