AGORA ESTOU AQUI

sexta-feira, junho 22, 2007

STAND-BY

Desculpem, mas há momentos em que a actualidade nos ultrapassa pela direita e pela esquerda. Depois de 6 horas de pé a tomar notas no Tribunal de Gondomar tenho ainda 3 páginas em branco pela frente do "Record" de amanhã.

Há dias assim.

10 comentários:

Anónimo disse...

1 página:

Caso Veiga-Estoril

2 página

caso Vieira-Mantorras

3 página

escolhas de áribtros por vieira

Anónimo disse...

Força Egénio!

Tu consegues.

Mas fica desde já sabendo que, não obstante essa tua hercúlea tarefa, vou continuar a não comprar esse jornal...

borealis disse...

Se o teu jornal tivesse vergonha na cara e fosse imparcial, transcrevia estas verdades:

CORREIO DA MANHA

"Árbitros para Benfica escolhidos por João Rodrigues

Rodrigues, Vieira ou Veiga nunca estiveram sob escuta


Os árbitros para o Benfica eram combinados com João Rodrigues, ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e conhecido benfiquista. Pinto de Sousa telefonava regularmente àquele dirigente para que fosse ele a contactar Luís Filipe Vieira no sentido de se acertar qual o melhor árbitro para os encontros. Exemplos no processo 'Apito Dourado' da existência dessas conversas abundam. O que os dois diziam entre si é que não está documentado, por João Rodrigues e Luís Filipe Vieira nunca terem tido o telefone sob escuta.

José Veiga, ex-director-geral do Benfica mas ainda hoje o homem forte do futebol, foi também uma personagem central no 'Apito Dourado'. A sua relação com Pinto de Sousa e Valentim Loureiro era aparentemente boa e os pedidos são inúmeros. Desde a resolução de situações ligadas ao Benfica até árbitros para o Estoril ou casos envolvendo a sua vida pessoal (como a situação onde foi apanhado em excesso de velocidade e que o levou e pedir a Valentim que evitasse a apreensão da sua carta de condução).

Nos inúmeros volumes do 'Apito Dourado' só há uma escuta telefónica onde o interveniente é Luís Filipe Vieira. Trata-se de um jogo da Taça de Portugal, onde o presidente do Benfica diz a Valentim Loureiro que quer João Ferreira como árbitro.Os dirigentes do Sporting não foram apanhados em nenhuma escuta comprometedora.


JOSÉ VEIGA:

Sr.presidente está ocupado?
Fala Veiga[...] Era um favorzinho...
Como você é muito amigo..., a ver se podia dar-lhe uma chamadinha, para ver se corre bem.
[...] É contra o União da Madeira, mas nunca se sabe.

JOÃO RODRIGUES:

" Nomeie o Devesa Neto que o acalma logo [Pinto de Sousa queixava-se que Veiga estava zangado]

PINTO DE SOUSA:

Eu precisava de uma ajudinha.
Amanhã, ao meio-dia tenho de escolher os árbitros internacionais para a Taça.[...]
Precisava de dois nomes de árbitros que o Benfica considerasse.

JOÃO RODRIGUES:

Eu vou ligar ao Luis Filipe.[...]
Já lhe ligo.

João Rodrigues fazia os contactos com o Benfica, a pedido de Pinto de Sousa."

Anónimo disse...

ÁRBITROS PARA BENFICA ESCOLHIDOS POR JOÃO RODRIGUES

Os árbitros para o Benfica eram combinados com João Rodrigues, ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e conhecido benfiquista. Pinto de Sousa telefonava regularmente àquele dirigente para que fosse ele a contactar Luís Filipe Vieira no sentido de se acertar qual o melhor árbitro para os encontros. Exemplos no processo ‘Apito Dourado’ da existência dessas conversas abundam. O que os dois diziam entre si é que não está documentado, por João Rodrigues e Luís Filipe Vieira nunca terem tido o telefone sob escuta.

José Veiga, ex-director-geral do Benfica mas ainda hoje o homem forte do futebol, foi também uma personagem central no ‘Apito Dourado’. A sua relação com Pinto de Sousa e Valentim Loureiro era aparentemente boa e os pedidos são inúmeros. Desde a resolução de situações ligadas ao Benfica até árbitros para o Estoril ou casos envolvendo a sua vida pessoal (como a situação onde foi apanhado em excesso de velocidade e que o levou e pedir a Valentim que evitasse a apreensão da sua carta de condução).

Nos inúmeros volumes do ‘Apito Dourado’ só há uma escuta telefónica onde o interveniente é Luís Filipe Vieira. Trata-se de um jogo da Taça de Portugal, onde o presidente do Benfica diz a Valentim Loureiro que quer João Ferreira como árbitro.

Os dirigentes do Sporting não foram apanhados em nenhuma escuta comprometedora.

PINTO DE SOUSA DE FORA

Pinto de Sousa, ex-presidente da Arbitragem da Federação, também estava indiciado no mesmo processo. No entanto, os autos acabaram por ser arquivados, o mesmo acontecendo com as suspeitas que recaiam sobre os árbitros auxiliares, António Perdigão e Domingos Vilaça, ambos indiciados por corrupção passiva. Nas três situações o MP entendeu que a prova era insuficiente para deduzir acusação.

"ELE QUER O ÁRBITRO DO BELENENSES"

Pinto de Sousa pediu a João Rodrigues para falar com Vieira a propósito da nomeação do árbitro para a meia-final da Taça de Portugal da época 2003/2004, que ia pôr em confronto o Benfica e o Belenenses. Vieira terá dito que queria o árbitro que apitara o mesmo encontro para o campeonato.

“Ele ficou doido. Quer o do Belenenses”, disse João Rodrigues a Pinto de Sousa, que lamentou a escolha: “É um bocado chato. Vão perguntar por que repito a nomeação.” João Rodrigues não desarmou: “Vai ser uma chatice [...], o Benfica vai contestar isso”, respondeu, acrescentando: “O Duarte Gomes nem vê-lo... Olegários nem pensar.”

O QUE ELES DISSERAM

"Sr. presidente, está ocupado? Fala Veiga [...] Era um favorzinho ... Como você é muito amigo..., a ver se podia dar-lhe uma chamadinha, para ver se corre bem. [...] É contra o União da Madeira, mas nunca se sabe." José Veiga

"Nomeie o Devessa Neto que o acalma logo [Pinto de Sousa queixava-se que Vieira estava zangado]." João Rodrigues

"Eu precisava de uma ajudinha. Amanhã, ao meio-dia tenho de escolher os árbitros internacionais para a taça. [...] Precisava de dois nomes de árbitros que o Benfica considerasse." Pinto Sousa

"Eu vou ligar ao Luís Filipe. [...] Já lhe ligo." João Rodrigues

VeRMeLHoVZKy disse...

Eu acho que estivestes foi no escritório do Ex-Juiz-Fascista!

Por coincidência o teu artigo no Record tem tudo a ver com o ponto 6 do comunicado de ontem desse senhor:

6. A vencer nos Tribunais a tese da valorização de conversas de terceiros que a outrem se referem, qualquer pessoa, com alguma notoriedade que seja mencionada no decurso das mesmas, pode ver-se na mesma situação que está o Nosso Constituinte.

Porque será???

Aí... se houvesse um Caneta Dourada!?!?!?

Fazes isso por medo (de levar outra vez como levaste no Restelo) ou por dinheiro???

Anónimo disse...

és a vergonha da classe. afinal tens a isenção do sousa tavares. mas o sousa tavares não precisou de ser subornado para isso.

ou tiveste medo de levar mais porrada dos capangas do polvo? a manipulaçao que fazes no artigo de hoje é de mestre. com base em nada metes o benfica no saco do porto... quem ditou o artigo, foi o próprio pintinho? com base nas consultas que se faziam a todos os dirigentes a partir dos quartos da taça...

recebeste quinhentinhos, ou fruta para dormir?

Anónimo disse...

dou.lhe uma ideia... comentar a noticia do correio da manha... VEIGA PEDE FAVORES PARA O BENFICA... com escutas e tudo... será que o justiceiro n pede para se fazer justiça desta vez? lol e o gajo do bdb n comenta nada? lol hmm deve ser um facto menor...

Anónimo disse...

Eh, por vezes dá ideia que jornalista é assim coisa de bla bla bla, né? vai-se a ver, tá, jornalista não é qualquer um, e menos sem dar o litro!

marinah

Anónimo disse...

Relativamente ao postal sobre Rui Costa, na última quarta-feira, pensei que ias dizer que as redacções ficaram CHOCADAS com o os dois comunicados que receberam do Rui Costa, em especial com o conteúdo do primeiro. Tão chocadas que ninguém o publicou, nem lhe fez qualquer referência. Mesmo que a anulação e posterior substituição pelo segundo - o único dado à estampa - tenha sido relativamente rápida... Nos tempos imediatos do online e dos directos das tvs, não deixa de ser estranho!

Anónimo disse...

Afinal usam os mesmos métodos...
Aliás o célebre Estoril-Benfica no Estádio do Algarve já não deixava grandes dúvidas. Agora porque não se investiga também a famosa dupla de "justiceiros" que têm andado tão indignados? É que as escutas podiam apanhar umas coisas chatas, não é?!