WWW.BOLANAAREA.PT

sexta-feira, abril 27, 2007

EUSÉBIO


Sem correr o risco de mais uma vez nadar contra a corrente, arrisco-me a dizer que a operação a que Eusébio foi submetido motivou uma onda de sentimentalismo um tanto ou quanto provinciana. Não ponho em causa o valor da figura. Eusébio foi um monstro do futebol. Mas desde que deixou de jogar raramente conseguiu ser mais que um bibelot do nosso futebol. Eusébio-fora-dos-estádios é uma decepção quando comparado com o Eusébio que vimos nos estádios. O que não lhe retira valor, porém. Eusébio é o Benfica e tudo o que é Benfica, como se sabe, pode ser sempre elevado à máxima potência. Tudo bem. Mas há outros ídolos no futebol português para além de Eusébio. Antigos jogadores que ganharam tanto ou mais que o "Pantera Negra" e que quando penduraram as chuteiras souberam dar uma outra dimensão ao seu papel no futebol. O de Eusébio tem sido de embrulho. Para além da ridícula toalhinha branca que o acompanha sempre nos jogos da selecção e do Benfica e do apoio de última hora que deu a Vilarinho nas eleições que este ganhou, por uma unha...negra, a Vale e Azevedo, não consigo olhar para trás e reparar em algo de relevante que Eusébio tenho feito enquanto não jogador de futebol. E não me digam agora que a culpa é dos outros, que não aproveitaram o potencial de quem até como embaixador do Benfica tem protagonizado algumas cenas embaraçantes em deslocações nacionais e internacionais, com muitas birras à mistura. Recordo, por exemplo, o Europeu de 84, em França, onde Eusébio fez tantas e tão poucas que até o bom do Bruno Santos, um dos elementos do "staff" da selecção, perdeu as estribeiras com os mimos que o "King" reclamava. Repito, não quero com isto retirar dimensão a um futebolista que até deu o seu nome a um bairro dos arredores de Aveiro.

12 comentários:

Anónimo disse...

Na minha actividade profissional já me cruzei com Eusébio meia dúzia de vezes. É mal formado, mal educado e mau carácter.
Perguntem a uma casa do Benfica nos EUA o que ele aprontou por lá. E o álcool não serve de desculpa para semelhante falta de educação, de chá, de tudo!!!!
Mas desejo-lhe obviamente as melhoras.

P.S. Sou benfiquista, só não confundo é as coisas

Anónimo disse...

Um exagero tremendo,TODO ESTE alarido,revelador da mediocridade do País e da "intoxicaçãosocial centralista".
È evidente que toda a gente merece respeito,ainda para mais doente e e mais ainda quando se contibui, para divulgar o País.
Mas uma coisa è um "Gajo" dar uns pontapés bem dados n abola, outra è por exemplo ser um grande investigador como por exemplo SOBRINHO SIMÕES......

camarao disse...

A dimensão de um jogador vê-se pela importância que os meios de comunicação internacional Lhe atribuem. Duvido que algum notíciário inglês ou espanhol dedicasse tanta atenção a algum jogador português que não esteja ainda no activo como foi dedicado a Eusébio.

Quanto aos embaraços, são da dimensão da figura. Tivesse Eusébio sido mais importante e poderia fazer as figuras tristes que fizeram Maradona ou Pelé. Mas como não atingiu os níveis deste jogadores, faz birrinhas mais pequenas.

Anónimo disse...

Além de porco, sem ofensa para estes suculentos animais, és um
frustradote bacoco, um merdolas com óculos que nem coberto de ouro,
no topo do Everest em cima de uma escada magirus, atingirias as solas
dos pés do "preto".

Reduz-te (ainda mais) animal, confina-te ao submundo onde vegetas.

Anónimo disse...

Disseste bem Eugénio, ao lembrar que foi o Eusébio quem derrotou o Vale e Azevedo nas eleições com o Vilarinho.
O Pantera Negra mudou o destino do Benfica para pior, resta saber a que preço.

Por alguma razão o Joaquim Oliveira festejou a derrota do Vale e Azevedo com muito champanhe.

E sabe-se que o Joaquim Oliveira vive à custa da desgraça dos outros.

Burns disse...

olha k o bairro de cacia que estas a falar acho k é de homenagem mas a outro eusebio
qt ao eusebio mesmo desejo-lhe as melhoras mas de facto n me lembro de nada de relevante k ele tenha feito desde k eu nasci , sei sim k se arrastou pelos campos do beira-mar e do sporting dae tomar com um joelho pior k o do mantorras
qt as bebedeiras , acho isso normal

Pois... disse...

"Disseste bem Eugénio, ao lembrar que foi o Eusébio quem derrotou o Vale e Azevedo nas eleições com o Vilarinho.
O Pantera Negra mudou o destino do Benfica para pior, resta saber a que preço.

Por alguma razão o Joaquim Oliveira festejou a derrota do Vale e Azevedo com muito champanhe."

sim, k o benfica está mesmo na "merdinha"... lol?

Quanto ao post.. duvido que o Eusébio já tenha metido fotos da filha com uma Super Bock na boca...

Anónimo disse...

Pois não, o Eusébio bebe as Super Bock todas... à conta do Quim Oliveira.

macxdream disse...

O melhor post que vi neste blog em toda a sua existençia!!!

Eugénio, quanto aos PUTANHEIROS que passão aqui para insultar, não são mais que anormais imbeciloides.

Anónimo disse...

Muito bem
Eugenio

Anónimo disse...

Dois terços dos votos é uma vitória por uma unha negra? Falar de cor dá nisto...

Melga disse...

Caro Eugénio
é preciso referir que a operação foi uma operação de marketing de um hospital q não tinha nenhum doente internado para al~´em do Emplastro da Luz