WWW.BOLANAAREA.PT

quinta-feira, março 01, 2007

Bento


Morreu Bento. O melhor guarda-redes da sua geração. Bigode comprido (os colegas conheciam-no por "Pincel" ou, os mais íntimos, por "Pé de Chibo"), cabelo desgrenhado, equipamento desalinhado, instintos felinos e emoções sempre à flor da pele. Manuel Galrinho Bento marcou a sua época e para muitos será sempre o melhor guarda-redes do Benfica e um dos melhores da selecção nacional. Convivi algum tempo com ele, sobretudo no Mundial de 86, no México, onde me deu uma surpreendente entrevista subordinada ao título "Se não fosse o cozinheiro já tínhamos ido todos embora". Esquecido durante algum tempo pelo Benfica, Bento chegou a ser treinador adjunto do Leça e foi nessa condição que o vi pela última vez. Morreu hoje o homem, fica o mito. E as histórias que dele ainda podem ser contadas sobre um guarda-redes de feitio difícil que mas conseguia parar o tempo quando voava para as bolas e evitava golos feitos. O tal guarda-redes que "mamou" cinco golos, pela selecção, na Rússia e que disse que a culpa tinha sido da fruta. Olhem se fosse hoje... O pior que lhe aconteceu, no regresso, foi porem-lhe um fardo de palha à porta de casa. Apenas uma estória entre muitas que a família BnA pode ajudar a acrescentar. Fica o desafio.

4 comentários:

Dragonis disse...

Faz parte das minhas memórias de infância. Era um guarda-redes baixinho mas espectacular e que por vezes parecia que tinha asas fazendo defesas praticamente impossíveis. Grandes exibições fazia ele no velhinho estádio das Antas...
Relembro especialmente uma exibição feita por ele no Hampden Park pela selecção em que a Escócia massacrou do princípio ao fim e saímos de lá com um empate a zero em que defendeu o possível e o impossível.
Foi também dos que mais sofreu com a perda de hegemonia do Benfica para o Porto na década de 80 ficando célebre pela frase em que disse que o Porto na altura conquistava os títulos por computador.
Mas merece hoje uma homenagem porque foi realmente um guarda-redes excepcional.

Marx disse...

Saúdo o único blog desportivo que se lembrou, nesta data, do Ganda Bento.

Anónimo disse...

O único blog de desporto que se lembrou?!?!? Só dois exemplos:

http://pontapenalogica.blogspot.com/
http://encarnado-e-branco.blogspot.com/

Anónimo disse...

o melhor texto que vi em toda a blogosfera:

http://encarnado-e-branco.blogspot.com/2007/03/o-nmero-1-bento.html