WWW.BOLANAAREA.PT

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Segredo de justiça

A NOTÍCIA DO FIM DE SEMANA FOI MAIS UMA VEZ UMA NÃO NOTÍCIA: A PRESUMÍVEL VIOLAÇÃO DO SEGREDO DE JUSTIÇA PELO SPORTUGAL, QUANDO PÔS EM LINHA O DESPACHO QUE MARIA JOSÉ MORGADO ENVIOU PARA 14 PESSOAS. O DESPACHO EM SI, A SUA FUNDAMENTAÇÃO E AS CONSEQUÊNCIAS QUE TAL PODE TER PASSARAM PARA TERCEIRO PLANO, AO PONTO DE ALGUÉM DA SIC TER TIDO O DESPLANTE DE FECHAR UMA PEÇA COM UMA FRASE DO TIPO NÓS LEMOS O DESPACHO MAS NÃO O VAMOS DIVULGAR PORQUE NÃO QUEREMOS VIOLAR O SEGREDO DE JUSTIÇA. ORA, QUE EU SAIBA, A NÓS, JORNALISTAS, PAGAM-NOS PRECISAMENTE PARA ISSO: PARA TODOS OS DIAS, SE POSSÍVEL, VIOLARMOS O SEGREDO DE JUSTIÇA, ANTECIPANDO OS ACONTECIMENTOS. OU SERÁ QUE ESTOU A VER MAL OUTRA VEZ?

15 comentários:

k3nzo disse...

Podem não ter dito o nome do site mas este apareceu varias vezes de forma visivel, e mesmo que não aparecesse o seu grafismo desmascarava-o logo!

semantic disse...

Oh, tá tudo feito, como no Iraque, quando até a juíza é lampiona

Os webesféricos disse...

Webesférico renovado! Faça uma visita a www.webesferico.blogspot.com e sinta-se livre para comentar.

Um abraço

eugenio disse...

Já aqui disse e repito: gosto muito do trabalho da malta do Sportugal mas, caramba, aquele comunicado nem a minha filha de 6 anos fazia, a queixar-se que outra colega se portou mal antes de ela o fazer...
Não ficaram nada bem na fotografia.

eugenio disse...

Mas a cena caricata do dia foi a notícia de que a PJ ia fazer uma busca à redacção da Sportugal. Quem violou aqui o segredo de justiça? Ehhhhhhhhhhewhhhhh

Anónimo disse...

Pois é sr. eugénio. São só cobardolas e cordeiros na classe dos jornalistas ... perdão... jornaleiros.

Anónimo disse...

O Bibi e o Carlos Cruz devem rir pra caralho desta "novela".
A falta de "publicidade", que não têm neste momento, afastou-os dos 100 notaveis portugueses apresentados recentemente pela RTP!!!
Que triste país este.

alziro manuel disse...

pagam-vos para infringir a lei? é a coisa mais absurda que ouvi nos ultimos anos! ou acham-se superiores aos restantes cidadãos?
encarem a realidade jornalistas, tenham dignidade uma vez na vida, reconheçam que não passam de uns fantoches nas mãos de quem lhes interessa moldar opiniões, e para tal convém que sejam o mais estupidos e tendenciosos possivel, o que se verifica, senão vejamos que aqueles que metem a cabecinha de fora, ou são rápidamente banidos ou levam na cara até ficarem tendenciosos.
já agora, se não fossem os manobradores de fantoches e o seu poder, cada vez que vós infringissem a lei sofreriam as consequencias cm qquer outro cidadão.

Anónimo disse...

Great site

http://arthritis-relief.lysog.info arthritis relief
http://leather-chair.lysog.info leather chair
http://lucchese-boot.malig.info lucchese boot
http://toshiba-part.malig.info toshiba part
http://home-treadmill.malig.info home treadmill
http://turbo-tax.malig.info turbo tax
http://born-shoe.asapdeals.com born shoe
http://stretch-film.bucksathome.com stretch film
http://tv-stand.asapdeals.com tv stand
http://jet-pump.casinogamefactory.com jet pump
http://nfl-jerseys.1timesex.com nfl jerseys
http://party-poker-online.boulevardprivates.com party poker online
http://charlotte-job.asapdeals.com charlotte job
http://porch-swing.eurocarexpert.com porch swing
http://kohler-plumbing.1timesex.com kohler plumbing

Thanks.

eugenio disse...

Mais a mais, meu amigo que é cara chapada do rei Artur, os jornalistas nunca violam o segredo do justiça, quem viola o segredo de justiça é quem está na sua posse...

Anónimo disse...

quem se lixou foi o desgraçado do jornalista do sportugal!
Os pequeninos é que se tramam sempre!

Anónimo disse...

ó Alziro, vives em que mundo? Atéo Jefferson,o Thomas, o tal que redigiu a declaração de independência dos States esteve do ladodos jornalistas. Aliás, como saberias tu, por exemplo, um antigo ministro das finanças precisou apenas de seis anos no Banco de Portugal para ter direito a reforma, quando o resto do pessoal tem de trabalhar 40? Ou, por exemplo, como saberias tu das várias trafulhices que o Governo, clubes, empresas fazem se não pelos jornalistas? Desculpa lá, mas ter talafirmação sobre a imprensa denota um garnde grau de burrice. Perceber que o jornalismo é essencial em qualquer sociedade é meio caminho para se entender que o Governo, os tribunais!!!!, quanto mais clubes, nos mentem!!!Jefferson disse: "Se tivesse de decidir se deveríamso ter um Governo sem jornais, ou jornias sem um Governo, não hesitaria em escolher o segundo"
Mais, não sou muito de concordar com o EQ, mas desta vez admito que tem total razão...e o meu apoio na matéria. Irra

André Teixeira

alziro manuel disse...

Caro André, o que eu disse, mas que por ser tão burro foi imperceptivel para tão inteligentes mentes, foi simplesmente que como qualquer liberdade que acarreta responsabilidade, a liberdade de imprensa presupõe que se revele às autoridades as origens destas ou a ficção no caso de serem inventadas pelo próprio. De que serve informar o país de todas e mais algumas trafulhices se para proveito próprio se impedir a policia de investigar?
E mesmo essa história de serem o garante da liberdade, conhecimento e informação está muito mal contada, até porque se tem visto por quem publica o quê, que vocês se estão efectivamente cagando para o publico e para os valores, publicam o que quem vos paga quer ver publicado, veja-se quem é que publicou o quê sobre o apito dourado, sobre o livro da carolina, sobre o livro do marinho, enfim, veja-se até a atitude do nosso prezado Eugénio para com o papa depois de este lhe ter mandado aconchegar a carinha.
Enfim, numa palavra, repito, fantoches. E fantoches convencidos que devem ser intocáveis por fazer os servicinhos a quem de direito.
Mas embora dominem (obviamente) os jornais, 90% dos blogs, embora me possam até cortar este comentário, haverão sempre pessoas que quererão ver para além das palas que vós nos querem pôr, e com isto mostro a pertinência de me ter chamado burro, afinal é o que vocês querem fazer de todos nós.

Anónimo disse...

Alziro Manuel, se não estivesses a fazer o pino não vias as coisas ao contrário.

Absurdo é o teu comentário, aliás como é prática corrente em Portugal é mais fácil matar-se o mensageiro. Quem aqui infrigiu alguma lei não foram nem nunca são os jornalistas, mas quem lhes passa as informações. Não é à toa que estas coisas são sempre enviadas para os orgãos de comunicação por via anónima.

Eu que não percebo nada de leis consigo ver qual é a estratégia. Os advogados de defesa dos arguidos violam o segredo de justiça enviando (anonimamente, como convém) para os jornais despachos, certidões, etc que nunca deveriam ser divulgadas antes da acção ser oficializada por quem de direito (advogados, juizes...) para desestabilizar e desacreditar a actuação da acusação, tentando desse modo até a possível anulação das acusações por ilegalidades cometidas, neste caso a violação do segredo de justiça.

Que tal investigarem todas as pessoas ligadas à Lei que tiveram acesso ao documento em questão em lugar de irem pela maneira mais fácil, condenando os mais fracos, só para esconder a sua incompetência?

mosquito disse...

Mas então os jornalistam tornam públicos todos, mas mesmo todos os documentos que lhes chegam às mãos, mesmo que por via anónima?