WWW.BOLANAAREA.PT

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Gomes Amaro


A entrevista pode ser lida em, http://www.fcporto.ws/index2.html, no Portal dos Dragões, e mostra-nos aquele que foi um dos mais famosos relatadores dos anos 70/80, quando a Internet ainda nem era uma criança. Gomes Amaro fez do Quadrante Norte uma das rádios mais ouvidas em Portugal quando o FC Porto entrava em campo. "Está lá dentro, Tibi, não vale a pena chorar" - foi uma das frases que celebrizou este português de Celorico da Beira que foi com 3 anos para o Brasil e que de lá trouxe aquele sotaque delicioso tabém nos relatos de futebol. O Gomes Amaro teve um bom discípulo, o Paulo Sérgio, hoje em Bruxelas, e o mais globetrotter dos jornalistas que conheci - aparecia sempre 2 horas antes dos jogos internacionais do FC Porto, depois de apanhar um avião, um comboio e um autocarro para chegar ao seu destino, poupando o máximo à sua emissora. Tanto um como outro, nunca foram vedetas e fizeram da humildade uma qualidade. São raros homens assim nos tempos que correm e por isso aqui fica o registo.

2 comentários:

Ricardo disse...

Eugénio, e o que é feito do grande Óscar Coelho. Faz ideia? Que saudades... O Gomes Amaro não me diz muito, pois aqui em Lisboa não apanhava essa estação. Só o ouvia quando ia para Castro Daire durante as férias e ouvia os relatos ao lado do meu avô. Velhos tempos, chiça.

Anónimo disse...

Embora eu sendo de Lisboa conseguia ouvir os seus grandes relatos através da Onda Média. Por vezes o ruído, as interferências eram enormes mas a vontade de o ouvir eram bem maiores. Grande relator.